• Adsmovil/

Adsmovil e Lumen criam parceria para medir a eficácia das campanhas publicitárias através da atenção dos utilizadores

Report this content

A atenção é a nova viewability no mundo digital. E centra-se em saber se um anúncio consegue envolver o utilizador de uma forma satisfatória.

Lisboa, 11 de maio – As marcas já não devem contentar-se com que os seus anúncios sejam vistos pelos utilizadores ou que estes cliquem neles. Agora, devem assegurar que captam e retêm a sua atenção durante um período de tempo mais longo, bem como que interagem com o conteúdo, para garantir uma maior recordação da mensagem que pretendem transmitir.

É neste sentido que se insere a parceria entre a Adsmovil e a Lumen, integrando os dados de medição da atenção do utilizador em todas as campanhas e mercados onde a Adsmovil opera. Também irão oferecer formação nas agências, para que as pessoas envolvidas na criação e execução das estratégias publicitárias das marcas saibam utilizar e tirar partido desta métrica de forma a medir os resultados das suas campanhas publicitárias e o nível de atenção que o utilizador tem em relação aos seus anúncios.

Todos os dias, as pessoas são expostas a milhares de anúncios no meio do conteúdo que visualizam e da navegação que fazem nos seus dispositivos móveis, o que torna difícil para as marcas captarem a atenção do utilizador, mesmo que as métricas de visualização sejam boas.

As métricas de atenção permitem aos anunciantes saber há quanto tempo os utilizadores visualizam os anúncios dos clientes. Para desenvolver estas métricas, a Lumen tem em conta a informação obtida através dos seus painéis de eye tracking e estudos ad hoc. Com eles criou modelos preditivos de atenção baseados em machine learning que aplicam aos formatos publicitários e que incluem variáveis como o dispositivo, o formato, a percentagem que o anúncio ocupa na página e o ad clutter, entre outras. Desta forma os clientes conseguem ver a atenção gerada nas campanhas pelos diferentes parceiros e tecnologias que utilizam diariamente. Esta informação permite que os clientes vejam a atenção gerada pelas campanhas digitais e utilizem ferramentas de otimização para minimizar o desperdício de impressões que não são vistas pelo olho humano e, assim, ter um melhor retorno do seu investimento.

"As estratégias digitais que dependem apenas da viewability como o primeiro KPI para anúncios online estão apenas a medir a possibilidade de que possam ser vistos", diz Mike Follett, CEO da Lumen. "Na nova economia da atenção, é importante entender como medir e melhorar o desempenho dos anúncios com base no que realmente atrai a atenção."

Enquanto isso, Alberto Pardo, CEO & Founder da Adsmovil diz que a atenção é a nova viewability, por isso as marcas precisam colocar mais foco, para saber o que é essa métrica, como ela é usada, como ela complementa e como ela os beneficia.

Sobre a Adsmovil
A Adsmovil é pioneira e líder em inovação em soluções de publicidade digital na América Latina e no mercado hispânico dos Estados Unidos. Fundada em 2009, é uma das empresas mais premiadas da indústria mobile, com escritórios na Argentina, Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos (Miami, Los Angeles, Chicago e Nova Iorque) e agora também na Europa, em Espanha, Portugal e França.
A empresa desenvolve campanhas integradas, com um forte braço Ad Tech, que permite compras programáticas, segmentação avançada e criação de públicos específicos baseados em dados. Os pilares da empresa estão baseados em soluções programáticas, bem como em componentes tecnológicos de geolocalização, store attribution e ferramentas de segmentação mobile, oferecendo às marcas formatos de alto impacto e reprodução instantânea de vídeo HD através de sua plataforma DSP e um Mobile AdExchange (SSP).

Sobre a Lumen
A Lumen é a empresa líder mundial em tecnologia de atenção, com conjuntos de dados biométricos em grande escala baseados em tecnologia de rastreamento ocular preditiva e do mundo real que converte a webcam do telefone ou computador de mesa de um usuário em uma câmara de rastreamento ocular de alta qualidade, capturando não apenas o que os usuários poderiam ver, mas também o que eles veem.

Tags: