EMAF REGRESSA JÁ NO DIA 31 DE MAIO E A AGENDA DE ATIVIDADES ESTÁ FECHADA

Report this content

- A maior feira de maquinaria e indústria nacional esgota a capacidade da Exponor e dá sinais muito positivos à economia

- Mote da 19ª edição traz para o centro das atenções a temática da transformação digital. Debates, conferências e atividades marcam a programação do certame

Matosinhos, Porto, 16 de maio de 2023 – É já no próximo dia 31 de maio que a Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria – EMAF – regressa à Exponor, abrindo as suas portas a empresários, gestores e decisores em torno do mote "Transformação Digital da Indústria”. A 19ª edição do certame decorre até dia 3 de junho e todos aqueles que pretendem visitá-lo já podem consultar a agenda final de atividades.

“Juntamente com os nossos parceiros, organizámos diversas dinâmicas de modo a reunir todos os nossos visitantes em momentos de reflexão sobre o futuro do setor. A otimização energética, a digitalização, a automação e a inteligência artificial serão alguns dos tópicos em destaque, permitindo que as empresas apresentem soluções inovadoras e integradas, que garantam o máximo desempenho e eficiência dos processos produtivos”, explica Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor.

Atividades paralelas promovem o debate na 19ª edição do certame

A agenda de atividades foi disposta entre os dias 31 de maio e 2 de junho, com temas, oradores e problemáticas diversas. Destaca-se, no primeiro dia, a 3ª edição do seminário internacional “Segurança de Máquinas, Plataformas Elevatórias e Equipamentos de Trabalho”, protagonizado pela Revista Segurança.

Já o segundo dia de certame, 1 de junho, agrega diversos temas. A Associação Portuguesa de Manutenção Industrial (APMI) apresentará o “Seminário Manutenção 2030”, colocando a sustentabilidade e tecnologia em grande destaque. Outra das atividades que marca o segundo dia de atividades é a apresentação dos vencedores do Concurso Inovação, em parceria com a Revista Robótica. Destinado aos expositores inscritos no evento, este concurso coloca em avaliação os aspetos da conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos apresentados.

Segue-se o dia 2 de junho, marcado, entre outras dinâmicas, pelo parceiro oficial da feira, a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), que também garante o seu nome na agenda ao apresentar a conferência “Circularidade na Indústria – Como Diminuir a produção de Resíduos”.

Outra das grandes novidades é que a EMAF se associou ao evento Hack4reSTART Porto, promovido pela MOBINOV – Cluster Automóvel. O projeto tem como objetivo promover a colaboração entre empresas tradicionais e tecnológicas e estimular a inovação na indústria transformadora.  É no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, a 30 de maio, que se inicia este evento, contudo, terá seguimento na EMAF, entre 31 de maio e 2 de junho, levando os seus intervenientes a uma visita guiada à maior feira industrial de Portugal. Entre 1 e 2 de junho vão ser ainda apresentadas demonstração de soluções tecnológicas em cooperação com a EMAF e o programa europeu DIH2.

Estas e outras atividades compõem o programa dinâmico e impulsionador de debate. A agenda completa está disponível no site oficial.

O maior evento ibérico de tecnologia e inovação para a indústria vai reunir 431 expositores no seu recinto, acolhendo uma forte componente internacional. Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha são alguns dos países que garantiram o seu stand. Na edição anterior, a EMAF recebeu cerca de 20.000 visitantes, número que a organização espera ultrapassar em larga escala nesta 19ª edição.

EMAF
31 de maio a 03 de junho de 2023
Local: Exponor
Horário: 10h00 – 19h00

Bilheteira:
Até dia 30 de maio: bilhete gratuito, para profissionais.
Após 30 de maio: 5€, se comprado online | 10€, se comprado no momento do check-in

SOBRE A EXPONOR
A Exponor-Fiporto S.A., é uma empresa dedicada à organização de feiras, congressos e eventos, bem como à gestão e exploração de recintos. Explora em exclusividade o recinto de exposições, feiras e congressos situado em Leça da Palmeira, vulgarmente conhecido pela Exponor. Este recinto, acolhe anualmente cerca de 30 feiras especializadas e dezenas de eventos de variadas dimensões e tipologias.
Entre a sua inauguração em 1987 e o final de 2019, realizaram-se perto de 870 feiras, com cerca de 205 mil empresas expositoras e 13 milhões de visitantes. Entre elas estão algumas das mais importantes feiras profissionais realizadas em Portugal, em setores de grande relevância para a economia nacional, como os de metalomecânica, construção, mobiliário e decoração, têxteis-lar, ourivesaria e joalharia, indústria elétrica e eletrónica, máquinas e equipamentos para as diversas indústrias, entre outros.

Tags: