Affidea tem como novo acionista maioritário o Groupe Bruxelles Lambert ("GBL")

Report this content

Lisboa, 5 de maio de 2022 – Affidea, o principal prestador de serviços de diagnóstico de saúde na Europa, com presença em Portugal, passa a integrar o Groupe Bruxelles Lambert ("GBL"). O GBL assinou um acordo com a B-Flexion para adquirir a participação maioritária da Affidea. A transação deverá estar concluída no terceiro trimestre deste ano, após cumprimento dos habituais procedimentos legais e regulamentares.
Fundada em 1991, a Affidea é o principal fornecedor europeu de serviços médicos de diagnóstico, dispondo de mais de 300 centros a operar em 15 países, um dos quais Portugal. A empresa foi expandindo a sua oferta de valor, proporcionando hoje para além de serviços integrados de diagnóstico avançado, serviços de ambulatório e cuidados oncológicos de elevada qualidade.
 Este novo acionista irá apoiar a Affidea no desenvolvimento de serviços médicos de alta qualidade, salvaguardando o interesse de todas as partes interessadas - pacientes, médicos e reguladores. O trabalho conjunto da gestão da Affidea e do GBL vai fortalecer ainda mais a rede Affidea nos seus principais mercados, bem como acelerar as fusões e aquisições em novos mercados europeus.
“É muito entusiasmante saber que pertencemos a um grupo como o GBL, altamente reputado, e acima de tudo com uma enorme vontade e capacidade de concretizar os projetos de crescimento do Grupo Affidea e da Affidea Portugal em particular. É igualmente gratificante ter a confirmação de que iremos continuar a nossa aposta na prestação de serviços médicos diferenciados e de alta qualidade, assim como o investimento na digitalização e na inovação, nomeadamente através da utilização de programas de Inteligência Artificial”, refere Miguel Santos CEO Affidea Portugal.
Giuseppe Recchi, CEO da Affidea, comentou: "Estou grato à B-FLEXION pelo seu investimento e apoio à empresa desde a sua aquisição, em 2014, e desde a minha nomeação como CEO, em 2018. Construímos uma organização de classe mundial, quase duplicando a dimensão de negócio nos últimos 4 anos, abrindo caminho para novas vias de crescimento. Tenho o prazer de ter o GBL como nosso parceiro, dada a sua profunda compreensão do nosso negócio e visão de investimento a longo prazo."
Ian Gallienne, CEO do GBL, considera a Affidea como “uma continuação da estratégia do GBL para aumentar a sua exposição como acionista maioritário em empresas que operam em mercados em crescimento e sustentadas por tendências seculares atrativas. Juntamente com a administração da Affidea, estamos ansiosos para contribuir para o sucesso desta empresa".
Michal Chalaczkiewicz, Investment Partner do GBL, refere: " A Affidea proporciona ao GBL exposição aos setores da área de cuidados de saúde e geografias altamente atrativos. Estamos encantados por nos tornarmos o guardião do negócio na sua próxima fase de desenvolvimento. Em parceria com a gestão da Affidea, vamos esforçar-nos por acelerar o crescimento orgânico, as fusões e aquisições e os programas de saúde digital."
Stefan Meister, Vice-Presidente da B-FLEXION, acrescentou ainda: "Foi um privilégio trabalhar com o Giuseppe e toda a equipa da Affidea, e estamos orgulhosos de ter contribuído para o incrível sucesso da Empresa ao longo de quase dez anos de propriedade. A equipa do GBL impressionou-nos com o seu historial de apoio a empresas de alta qualidade. Estamos muito satisfeitos por transitar a Affidea para o GBL para a próxima fase do crescimento da Empresa."

Sobre a Affidea
O Grupo Affidea é o maior fornecedor europeu de serviços avançados de diagnóstico por imagem, ambulatório e cuidados oncológicos. Fundada em 1991, a empresa opera hoje 320 centros em 15 países, prestando serviços médicos de alta qualidade a mais de dez milhões de pacientes por ano. A Affidea tem um histórico de sucesso no crescimento e integração de mais de 90 centros nos últimos três anos.  Devido ao seu programa de segurança e proteção dos pacientes, a empresa tornou-se o fornecedor de serviços de diagnóstico por imagem mais premiado na Europa pela Sociedade Europeia de Radiologia – mais de 50% de todos os centros distinguidos na Eurosafe Wall of Stars pertencem à Affidea.

Sobre a B-FLEXION
A B-FLEXION é uma empresa de investimento privado e empreendedor que tem como objetivo proporcionar valor excecional ao longo das gerações, ao mesmo tempo que contribui positivamente para a sociedade. Presidida por Ernesto Bertarelli e com escritórios em toda a Europa e Estados Unidos, a B-FLEXION fomenta, adquire e constrói parcerias de investimento de gestão de ativos, sobretudo nas áreas da Private Equity, Venture Capital, Infraestruturas, Tecnologia, Mercado Imobiliário, Fundos de Investimento, Crédito Público e Privado, e Títulos Públicos. Além destas parcerias, a B-FLEXION investe em negócios operacionais em indústrias transformadoras com foco na Saúde, Planeta e Tecnologia.

Sobre o Groupe Bruxelles Lambert
Groupe Bruxelles Lambert (“GBL”) é uma holding de investimento estabelecida, com mais de 60 anos de cotação em bolsa, um valor líquido de ativo de 22,5 mil milhões de euros e uma capitalização de mercado de 15,3 mil milhões de euros no final de dezembro de 2021. O GBL é um investidor líder na Europa, focado na criação de valor a longo prazo e contando com uma base de acionistas familiar estável e solidária. É simultaneamente uma empresa responsável e investidora e considera os fatores ESG (Environmental, Social and Governance) indissociavelmente ligados à criação de valor.
O GBL procura manter um portfólio diversificado de ativos cotados e privados, bem como investimentos alternativos (através da Sienna Investment Managers, plataforma de investimento alternativa do grupo), composta por empresas internacionais líderes nos respetivos setores, para os quais pode contribuir para a criação de valor, sendo um investidor ativo, solidário e profissional.
O GBL está focado em proporcionar um crescimento significativo, com retornos atraentes para os seus acionistas, através de uma combinação de crescimento do seu valor líquido de ativos, de um dividendo sustentável e de recompra de ações.
O GBL está cotado na bolsa Euronext de Bruxelas (Ticker: GBLB BB; Código ISIN: BE0003797140) e está incluído no índice BEL20.

Tags: