• Affidea Portugal/

Clínicas Affidea são as únicas, em Portugal, distinguidas por melhores práticas de segurança e proteção radiológica pela Sociedade Europeia de Radiologia

Report this content

?       Em Portugal, a Affidea é o único prestador distinguido pela Sociedade Europeia de Radiologia.
?       Esta distinção reconhece as boas práticas da Affidea na promoção da qualidade e segurança na realização dos exames de diagnóstico por imagem.
?       A Segurança dos pacientes é para a Affidea uma prioridade.

Lisboa, 15 de setembro de 2023 – Numa altura em que o uso de radiação ionizante na imagiologia médica tem aumentado muito, sendo a exposição médica responsável, em todo o mundo, por 50% da exposição média anual da população a radiações[1], e quando se reforçam os cuidados com a exposição da população a essas mesmas radiações, 6 clínicas da Affidea Portugal recebem a distinção 5 estrelas no EuroSafe Imaging Wall of Stars. Esta é uma iniciativa da Sociedade Europeia de Radiologia que visa identificar e reconhecer as unidades de imagiologia em todo o mundo que aplicam as melhores práticas em matéria de proteção contra radiações. Uma distinção que confirma o empenho do grupo Affidea na segurança dos pacientes.

O tema da radiação, e o seu impacto na saúde, nomeadamente no aumento do risco de desenvolvimento de doenças oncológicas ao longo da vida dos doentes[2], tem sido alvo de muita atenção, sendo várias as organizações que procuram reduzir e controlar a exposição global às radiações. É o caso da Comissão Europeia, com a Diretiva Europeia 2013/59/EURATOM, que estabelece as normas básicas de segurança para a proteção contra os perigos decorrentes da exposição a radiações ionizantes e, segundo a qual, qualquer exposição médica justificada deve ser otimizada em termos de qualidade de imagem e dose de radiação, estabelecendo o enquadramento para a gestão dessa mesma dose.

Na Affidea, a preocupação com a segurança do paciente traduziu-se na criação e implementação de um Programa de Gestão da Dose que monitoriza a dose de radiação em todos os exames e identifica oportunidades de redução da dose de radiação, otimizando-a e garantido a qualidade da imagem médica obtida. Uma aposta ganha, dado o reconhecimento desta iniciativa pela Sociedade Europeia de Radiologia. Na Europa, a Affidea representa mais de 90% da totalidade de unidades reconhecidas com 5 estrelas no EuroSafe Imaging Wall of Stars.

Luís Rosa, Diretor Clínico da Affidea Portugal, afirma: “o nosso objetivo é realizar exames de TC (tomografia computorizada) obtendo imagens de alta qualidade diagnóstica, mas com a menor dose de radiação possível para o paciente. A implementação do nosso Programa de Gestão de Dose nas clínicas, permite-nos controlar a dose de radiação em cada exame de TC e reduzi-la tanto quanto possível sem compremeter a qualidade diagnóstica. Os dados dos exames são controlados e a dose de radiação é registada numa plataforma dedicada que está ligada aos equipamentos de tomografia, sendo os resultados comunicados mensalmente a cada clínica".

Acrescenta ainda que “É com grande satisfação que vemos as nossas clínicas premiadas com a distinção 5 estrelas do 'Eurosafe Imaging – Wall of Stars'. O nosso objetivo é que todas as clínicas onde realizamos TC recebam este prémio e estamos a trabalhar para isso. Acreditamos que a proteção radiológica é a base do nosso compromisso com a segurança dos pacientes.”

Referências:
[1] World Health Organization (WHO), Communicating Radiation Risks in Pediatric Imaging
[2] Mettler FA Jr, Bhargavan M, Faulkner K, Gilley DB, Gray JE, Ibbott GS, Lipoti JA, Mahesh M, McCrohan JL, Stabin MG, Thomadsen BR, Yoshizumi TT. Radiologic and nuclear medicine studies in the United States and worldwide: frequency, radiation dose, and comparison with other radiation sources 1950–2007. Radiology 2009;253:520-31

Sobre a Affidea Portugal
Em Portugal, a Affidea é um dos maiores prestadores de serviços de diagnóstico por imagem, análises clínicas e serviços de ambulatório, com 20 clínicas, presente em 5 unidades hospitalares e com 3 laboratórios, mais de 400 postos de colheita. Todos os anos a Affidea Portugal recebe mais de 1,4 milhões de utentes e conta com a experiência de mais de 1.500 profissionais.

Sobre o Grupo Affidea
O Grupo Affidea é o maior prestador europeu de serviços avançados de diagnóstico, serviços de ambulatório e tratamento oncológico. Fundado em 1991, a empresa tem 327 centros médicos em 15 países, prestando cuidados a mais de 11 milhões de pacientes anualmente. Devido aos seus elevados padrões de segurança do utente, a Affidea é o prestador de serviços de diagnóstico por imagem mais premiado da Europa. Mais de metade dos centros com 5 estrelas no Eurosafe Wall of Stars, acreditado pela Sociedade Europeia de Radiologia, são da Affidea. Em junho deste ano, a Affidea ganhou o prémio de Prestador de Serviços de Diagnóstico do Ano nos HealthInvestor Awards 2022. Nos últimos 5 anos, a Affidea adicionou 110 centros à sua rede, quase duplicando o tamanho do Grupo.

Tags: