• Ageas Seguros/

Grupo Ageas Portugal selecionou as cinco startups mais inovadoras nas áreas da saúde mental, saúde materna e avaliação e prevenção de risco

Lisboa, 2 de dezembro de 2020 – O Programa de Inovação Aberta, Ageas INsure, uma parceria entre o Grupo Ageas Portugal e a plataforma de inovação H-FARM, selecionou as cinco startups inovadoras que irão integrar o Programa.

As candidaturas
Será o início de uma colaboração de cinco meses entre o Grupo Ageas Portugal e as startups selecionadas, provenientes da área dos seguros e para além desta. Ao longo deste processo, as startups vão receber uma bolsa, até 25 mil euros, para desenvolvimento e teste das suas tecnologias, bem como apoio de negócio por parte do Grupo Ageas Portugal.
O objetivo final é a identificação e desenvolvimento de soluções inovadoras para responder a novas necessidades dos utilizadores, prever carências futuras do mercado e ajudar as pessoas a serem mais felizes.
O resultado do processo de candidaturas recebeu 211 candidaturas, provenientes de 35 países. Portugal foi o país mais frequente de origem das startups (37), seguido pelo Reino Unido, Espanha, Itália e Estados Unidos da América.

De entre as candidaturas, 67 pertenceram à área de “Tech for Insurance” (soluções tecnológicas que fortalecem a eficiência, segurança e velocidade dos processos internos), 56 à área de “Future of Healthcare” (adaptação às necessidades de apoio à saúde, com foco na prevenção) e 52 à categoria de “Happy Human” (novas tecnologias e modelos de negócios que apoiam as pessoas a alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, bem como a gerir melhor economias e investimentos). Houve ainda 36 startups que foram consideradas fora do âmbito do Programa.

Os projetos vencedores

As cinco startups selecionadas têm projetos nas áreas de saúde mental, saúde materna e avaliação e prevenção de risco. São originárias de Portugal, Espanha, Noruega, Suíça e Turquia e têm entre um e cinco anos de existência.

Hug-a-Group: Aplicação móvel de saúde mental, baseada numa comunidade de pessoas conectadas em terapia de grupo, com a ajuda de psicólogos, através de videoconferência. Para além da funcionalidade de terapia de grupo, a Hug-a-Group inclui uma Comunidade, um Diário de Emoções e as Jornadas de Bem-Estar, que acompanham as pessoas no seu dia-a-dia. (Categoria: Happy Human).

Lumnion: Startup especializada em análise de Big Data e Inteligência Artificial, que desenvolve plataformas de apoio aos atuários das seguradoras na definição dos preços dos produtos. (Categoria: Tech for Insurance).

Virtual i Technologies: Plataforma de avaliação de riscos, que apoia as empresas seguradoras na análise do risco de imóveis e edifícios empresariais e industriais. Através de uma combinação de visão humana, tecnologia vídeo e análise de dados, esta plataforma permite um conhecimento mais compreensivo do portfólio, reduzindo o rácio de perdas e melhorando a eficácia de todo o processo. (Categoria: Tech for Insurance).

LactApp: Aplicação dedicada à amamentação e maternidade, que acompanha as mães nesta fase crucial da sua vida. Com a ajuda de inteligência artificial, e baseada em conhecimentos certificados, a LactApp responde a todo o tipo de questões de uma forma personalizada. A LactApp está sediada em Espanha e já opera em 10 países, tendo até agora resolvido mais de cinco milhões de questões sobre maternidade. (Categoria: Future of Healthcare).

Braive: A Braive desenvolve cursos para desafios comuns de saúde mental com base nas diretrizes e manuais de tratamento de Terapia Cognitivo-Comportamental. Preocupação, Ansiedade, Stress, Perda e Trauma são algumas das áreas que possuem cursos de apoio na Braive, que são administrados online. (Categoria: Future of Healthcare).

O Ageas INsure está alinhado com a estratégia do Grupo Ageas Portugal de atuar na prevenção, no planeamento, na proteção e na assistência aos Clientes e Sociedade - dentro das suas áreas de negócio e em áreas para além dos seguros.

SOBRE O GRUPO AGEAS PORTUGAL
Fundada em 1824, a Ageas é um grupo segurador internacional com sede em Bruxelas e presente em 14 países da Europa e da Ásia. A operar em Portugal, desde 2005, a Ageas aposta no país como um dos principais mercados, onde se pretende desenvolver, através de parcerias fortes e contribuindo para o desenvolvimento do país e da sociedade através da Fundação Ageas e ajudando os Clientes a gerir, antecipar e proteger-se contra riscos e imprevistos, para que possam viver o presente e o futuro com a máxima segurança e serenidade. A missão do Grupo Ageas Portugal é proporcionar uma experiência emocional e relevante na vida das pessoas, sendo um parceiro de referência nos seguros e o melhor local de trabalho para pessoas empreendedoras. Para isso, contamos com 1.281 Colaboradores e 2.722 Mediadores para prestar um serviço de excelência aos cerca de 1.7 milhões de Clientes das várias marcas comerciais: Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo. Com o objetivo de diversificar o negócio e estar próximo dos seus Clientes, o Grupo Ageas Portugal vai para além dos seguros, disponibilizando uma oferta alargada de serviços através da Clínica Médis, Kleya, Go Far, Ageas Repara e Mundo Ageas. Para mais informações pode visitar o website, www.grupoageas.pt/, ou seguir a página de Linkedin, www.linkedin.com/company/grupo-ageas-portugal/ ou Instagram, www.instagram.com/ageasgrupo/.

SOBRE A H-FARM
A H-Farm é uma plataforma de inovação capaz de suportar a criação de novos modelos de negócio e a transformação e educação de jovens e empresas italianas numa perspetiva digital. Fundada em janeiro de 2005 como a primeira incubadora de startups do mundo, a H-FARM tem-se mantido atualizada e adaptada às necessidades de mercado, sem nunca perder de vista os valores essenciais relacionados com as oportunidades oferecidas pela inovação digital, e mantendo uma abordagem centrada no ser humano. Hoje, é a única organização no mundo que combina serviços de investimento, consultoria corporativa e educação num só lugar. Estruturada como um campus nos arredores de Veneza, a H-FARM estende-se por mais de 51 hectares, 20 dos quais são área arborizada, e é o cluster de inovação mais importante da Europa. Conta com mais de 600 colaboradores em Itália e é considerada única a nível internacional. Desde dia 13 de novembro de 2015, foi indicada no segmento AIM da Bolsa de Valores de Itália e está disponível para negociação pública.