PERSPETIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES ENSOMBRAM REABILITAÇÃO URBANA

Em março, atendendo à informação obtida no inquérito mensal à Reabilitação Urbana, realizado pela AICCOPN aos empresários do setor que atuam neste segmento de mercado, constata-se já uma retração no sentimento dos empresários em relação à perspetivas para os próximos meses apesar de, ao nível da atividade realizada, ainda não se ter sentido
a plenitude dos efeitos da declaração de Estado de Emergência que, recorda-se, não determinou a suspensão das obras. Deste modo, relativamente ao Nível de Atividade das empresas, apesar de se verificar em março uma quebra de 1,4% face ao mês anterior, em termos homólogos, ou seja, comparando com março de 2019, os dados traduzem uma variação deste indicador praticamente nula (-0,01%). Relativamente ao índice Carteira de Encomendas, que mede a opinião dos empresários quanto ao nível das obras em carteira, foi interrompida a série de 7 meses consecutivos de crescimento, ao registar-se uma redução de 0,4%, em termos homólogos. No que concerne à Produção Contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, em março, apurou-se uma quebra abrupta de 20% em termos homólogos, para 6,6 meses, com os empresários a revelarem uma grande preocupação na concretização das obras em carteira.