33 mil fizeram compras de Natal na FIL

Entre 30 de Novembro, altura em que inaugurou a Natalis e o Portugal Maior, e o passado fim-de-semana, já com a FIL Outlet a decorrer, a Feira Internacional de Lisboa recebeu um total de 32.763 entradas. Este evento de stock off, organizado pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, registou mais de 18 mil entradas em 3 dias.

A Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, entidade promotora dos três eventos que decorrerão na FIL até ao passado domingo, avalia a adesão do público aos salões de forma muito positiva, acreditando que a simultaneidade da realização dos eventos acrescentou valor à proposta de Natal da FIL para as famílias.

Num único local os visitantes puderam fazer as suas compras de Natal, associando uma vertente solidária a preços vantajosos e a uma grande variedade de marcas e artigos, ao mesmo tempo que participaram e assistiram a uma série de diversões e iniciativas que estiveram permanentemente a decorrer ao longo de toda a semana.

Com cerca de 100 expositores, a Natalis voltou este ano a apoiar as 60 IPSS presentes doando parte da receita de bilheteira e disponibilizando uma tômbola para recolha de donativos que vão agora ser distribuídas pelas instituições presentes no evento.

No Portugal Maior, entidades como o Ministério da Administração Interna, Direcção Geral de Saúde, Direcção Geral da Educação, Instituto de Segurança Social, IEFP, Cruz Vermelha Portuguesa, Câmara Municipal de Lisboa, Cáritas, INATEL, CGD, PT, Boehringer, entre outras, realizaram uma série de ações de sensibilização e prevenção, essencialmente direcionados para os 50 , como apresentação de serviços e produtos, rastreios, aulas de dança e defesa pessoal, workshops de cuidados de saúde, alimentação e segurança, animação cultural, e muito mais.

Em destaque do programa do Portugal Maior estiveram momentos como a apresentação do S Aires, o primeiro tablet para sénior desenvolvido por portugueses, as sessões ‘À conversa com…’ que contaram com a participação de Fernanda Freitas, Maria João Lopo de Carvalho, Isabel Stilwell, Tânia Ribas de Oliveira, Valéria Carvalho, José Jorge Letria, Sara Rodi, Júlio Isidro, Afonso Cruz e Helena Sacadura Cabral, e o desfile de moda inclusivo Moda’r Mentalidades, único a nível nacional, que promove a valorização e integração social da pessoa com deficiência.

No evento que contou com casa cheia desfilaram ao lado de adultos e jovens com deficiência nomes como Jorge Pina, Tânia Ribas de Oliveira, Bibá Pitta, Marta Cruz, Oceana Basílio, Nuno Gomes, Karen Jardel, Heitor Lourenço, Luís Filipe Borges, Jorge Corrula, Luís Borges, Márcia Leal, Paulo Azevedo. A apresentação esteve a cargo de Fernanda Freitas, Mafalda Ribeiro e Paula Teixeira. Mafalda Arnauth, Jaime Pradas e o Coro Gospel MODAr foram os responsáveis pelo acompanhamento musical.

Os salões Natalis, Portugal Maior e FIL Outlet realizaram-se em simultâneo com o maior parque de diversões indoor do país, a FIL Diverlândia e o Festival da Francesinha, pela primeira vez em Lisboa, que continuam a decorrer na FIL, ambos com entrada livre.

A FIL Diverlândia, instalada no Pavilhão 1 e com uma dimensão equivalente a um campo de futebol, oferece até dia 5 de Janeiro de 2014 diversões para toda a família com carrosséis, Montanha Russa, trampolins, a mega pista de carros de choque (a maior do País), o espaço Aldeia Natal, o Pavilhão New York, ou a zona do Kiddo, o dragão bebé, a mascote da criançada.

Já o Festival da Francesinha, tal foi o sucesso dos primeiros dias de realização, que prolongou a presença na FIL até ao próximo domingo, dia 15 de Dezembro. Neste espaço marcam presença o Cufra, Lado B, Majara e o Tappas Caffe, que confecionam desde da típica versão da sanduiche portuense às inovações ‘francesinha de porco no espeto’, por exemplo.