DreamConf inspira jovens a sonharem com o futuro

DreamConf ou 1ª Conferência de Sonhadorismo é como se chama a iniciativa promovida pelo Festival do Secundário com o apoio da organização Futurália, que se realizará na FIL entre os dias 26 e 28 de Março e que promete trazer aos jovens visitantes do salão uma lufada de inspiração e motivação para que tenham sempre coragem de seguir os seus sonhos.

A DreamConf, que contará com intervenções do DJ Ride, da bodyboarder Marta Fernandes, da actriz Cleia Almeida, do fundador da A Students 4 Change Francisco Miranda, da surfista Joana Rocha, do judoca Nuno Delgado, entre outros, apostará num conceito inovador de conferência.

Ao invés de uma sessão teórica sobre como alcançar o sucesso, a organização convidou para este evento alguns jovens bem sucedidos de várias áreas da sociedade civil a darem o seu testemunho na primeira pessoa.

A DreamConf traduz-se essencialmente numa experiência que permitirá a todos aqueles que nela participem ter uma visão integral de como abordar os desafios actuais, de forma a ter um futuro pleno de realizações, baseando-se nos testemunhos de quem atingiu o sucesso, apostando e desenvolvendo essencialmente uma paixão.

PROGRAMA:

Dia 26 de Março - 10H30/12H00

DJ Ride | Campeão do mundo de stratch e detentor de seis títulos de campeão a nível nacional. É um digger dedicado. É sound designer e produtor com vários eps e dois álbuns no currículo e mais um a caminho. DJ Ride é um apaixonado por música.

Marta Fernandes | Tem como sua grande paixão o mar e as viagens. Desde cedo escolheu o BodyBoard como desporto de eleição tendo conseguido vários títulos de relevo e a oportunidade de viajar para destinos pouco convencionais, documentando as suas experiências no seu blog Get to Know.

Francisco Miranda | Fundador de A Students 4 Change, uma comunidade que acredita nas relações de Mentoria enquanto força de mudança positiva no mundo, criando relações de Mentoria bem sucedidas em inspirar, construir e alcançar sonhos de jovens de todas as proveniências.

Dia 27 de Março - 10H30/12H00

Joana Rocha | Foi a primeira mulher em Portugal a conseguir viver unicamente do surf. Joana começou a competir em 1995, tendo já surfado as ondas mais cobiçadas do planeta e colecionado vários títulos. Este ano, abandonou as competições e, com dois amigos, criou o projecto Chill in Ericeira Surf House.

Cleia Almeida | Formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo feito workshops com o American Comedy Institute e com a ACT-Escola de Actores. No teatro, a sua atividade tem estado associada ao Teatro Escola da Noite e ao Teatro da Cornucópia. No cinema, trabalhou com os realizadores João Canijo e António Ferreira.

Nuno Mesquita | Arquitecto de formação e surfista de coração. Da junção destes dois percursos funda a Ahua Surf, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de equipamento para bodysurfing e finless surfing.

Nuno Delgado | Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e graduado pela Fundation Degree of Sports Performance in Judo, Universidade de Bath em Inglaterra, Nuno Delgado é considerado o melhor judoca de sempre em Portugal. Alcançou ao longo da sua carreira, inúmeros êxitos enquanto pessoa e atleta de alta competição, tornando-se referência e símbolo do desporto nacional. Conquistou, em 2000, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, tendo sido, no mesmo ano, distinguido com a medalha de Honra ao Mérito Desportivo. Actualmente é o mentor da maior Escola de Judo do País, a Escola de Judo Nuno Delgado.

Dia 28 de Março - 10H30/12H00

João Dinis & Rita Pires | Aquando do seu trabalho de final de curso identificaram uma lacuna no mercado do showbiz e decidiram criar de raiz o Portugal Festival Awards, o único evento de premiação de Festivais em Portugal. Venceram todos os obstáculos e dificuldades, nomeadamente a falta de apoios e realização o 1º evento exclusivamente dedicado à premiação de Festivais em Portugal.

Sara Paço | Sara Paço é uma jovem cantautora cheia de Soul que após um percurso académico “normal” e uma primeira experiência profissional demasiado limitativa, abraçou o mundo e permitiu-se sonhar com um mundo de canções banhado por um oceano azul. O sonho continua até hoje…

Wilson Paiva | Seguiu os caminhos da arquitectura, músico e escritor, vocalista da banda SpWilson / Makongo. É um jovem sonhador e empreendedor, CEO & Funder da empresa Dreamaholics e da marca BBWorld centrando-se no mundo do empreendedorismo, fundamentalmente na arte e cultura.

Gonçalo Azevedo Silva | Após concluir o ensino secundário, Gonçalo Azevedo Silva decidiu abraçar a aventura de fazer um GAP Year, inspirado pelo exemplo de milhares de jovens que por todo o mundo decidem antes de entrar no ensino superior, viajar pelo mundo. Essa aventura levou-o a visitar 25 Países. Terminando esses 12 fantásticos meses Gonçalo decidiu que era hora de inspirar outros jovens a arriscar e partir à descoberta do mundo criando a GAP Year Portugal.

Sobre a Futurália 2014

A Futurália, maior salão nacional dedicado à educação, formação e empregabilidade, está de volta à FIL, Parque das Nações, entre os dias 26 e 29 de Março para a sua 7ª edição. Em 2014 a Futurália pretende dar continuidade ao sucesso alcançado nas edições anteriores, apresentando a mais completa oferta nacional e internacional nas áreas da educação, formação, requalificação e empregabilidade, direcionada a jovens estudantes, recém-licenciados e profissionais no activo.

A Futurália pretende criar um espaço de partilha de informação e debate, promovendo o interface entre o mundo académico e empresarial, a educação formal e não formal. Para tal, a Futurália, em parceria com várias instituições e empresas, apresenta um vasto conjunto de iniciativas orientadas para os diferentes públicos da Feira - professores e formadores, jovens estudantes do ensino secundário, jovens estudantes do ensino superior e licenciados

Em 2013 a Futurália recebeu mais de 54 mil visitantes e contou com a participação de 430 instituições e empresas nacionais e internacionais ligadas ao ensino e formação.

Mais informações e programa em www.futuralia.fil.pt.

FUTURÁLIA 2014
Pav. 1 e 2 da FIL - Feira Internacional de Lisboa
Horários
Dias 26, 27 e 28 Março - 10H00 / 19H00