Excelência da Construção distinguida em noite de gala na TEKTÓNICA 2014

No âmbito da 16ª edição da TEKTÓNICA - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, a Fundação AIP, através da AIP - Feiras, Congressos e Eventos, realizou ontem, na FIL, a Gala de entrega de Prémios TEKTÓNICA 2014 na qual foram distinguidas as empresas e personalidades que mais contribuíram para a revitalização do sector, através de projectos inovadores e esforços de internacionalização. Nesta edição mereceram também distinção os promotores de formação profissional, dinamizadores da Academia TEKTÓNICA a decorrer no salão.

Em noite de excelência para o sector da Construção e sob o lema “Construção, Pilar do Desenvolvimento Económico Mundial”, a organização da TEKTÓNICA 2014 distinguiu na cerimónia dos Prémios TEKTÓNICA 2014 cinco categorias – Prémio Academia Tektónica; Prémio Portugal Constrói Uma Identidade; Prémio Tektónica Engenharia; Prémio Tektónica Arquitectura; Prémio Internacionalização Tektónica – num total de 24 premiados.

VENCEDORES PRÉMIOS TEKTÓNICA 2014
Prémio Portugal Constrói Uma Identidade – No âmbito da exposição Portugal Constrói uma Identidade, patente na TEKTÓNICA 2014, até ao próximo sábado, a organização do salão distinguiu as empresas de acordo com os seguintes atríbutos:
Plataformas - Cimenteira do Louro e Maiaço
Mobilidade - Cinca
Engenho - Inarel
Identidade - Manufacturas de Cimento Macel e Senda
Talento – Mob, Sanindusa e Tupai
Activos - Pavigrés
Investigação - Resul e Revigrés
Logística - Secil

Ainda nesta categoria foi homenageado o Professor António Cruz Rodrigues com o Prémio Personalidade, pela sua prestigiosa colaboração na génese da mais recente iniciativa da Tektónica – ‘Portugal Constrói uma Identidade’.

Prémio Tektónica Engenharia – O Engenheiro Tiago Braga Abecassis foi o galardoado da noite, nesta categoria, pelo desenvolvimento da sua actividade, essencialmente em projectos de estruturas metálicas, mistas e de betão armado, para variadíssimos países, com incidência no espaço lusófono, tais como: Angola, Moçambique, Guiné, Macau e Brasil.

Prémio Tektónica Arquitectura – Na Arquitectura foi o arquitecto Francisco Castro Rodrigues a personalidade da noite pelas diversas obras que projectou e que vão do planeamento, infraestruturas, edifícios de equipamento público, blocos de habitação ao mobiliário e obras de arte, destacando-se pela modernidade e qualidade. Desenvolveu a sua actividade a partir de 1953, maioritariamente em Angola, onde viveu e trabalhou durante 34 anos como arquitecto municipal, inicialmente ao serviço do Estado português e mais tarde ao serviço da República de Angola, o que limitou de algum modo o conhecimento da sua vasta e notável obra.

Prémio Internacionalização Tektónica – Organizado em parceria com a Fundação AIP as sessões de mercado Arab Market Overview, com o objectivo de dar a conhecer às empresas portuguesas as oportunidades de negócio e investimento nos países árabes, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe Portuguesa foi a vencedora da noite na categoria ‘Internacionalização’.

Prémio Academia Tektónica - Demonstrando que a formação é valorizada pelos profissionais do sector da Construção, a Academia Tektónica, que se realiza nesta edição pela 4ª vez, consiste na realização de acções de formação onde participaram cerca de 300 profissionais. A iniciativa tem como objectivo proporcionar uma atualização de competências técnicas em acções de formação ministradas por entidades reconhecidas formalmente para o efeito. Esta aposta na formação profissional foi também distinguida nos Prémios Tektónica nesta categoria atribuida à AECOPS, a APSEI, a CT Cobert Telhas, a Donauer - Solar Systems, a Landlab, a Secil, o CENFIC e o Grupo Preceram.

TEKTÓNICA | Destaque para 9 de maio

Amanhã, 9 de Maio, destaca-se no programa da TEKTÓNICA 2014 o Workshop «A reabilitação urbana como peça fundamental da economia verde», organizado pela Associação para a Construção Sustentável – Living Lab, que terá lugar no Auditório do Pavilhão 1, pelas 14h00.

Sobre a TEKTÓNICA 2014

Na sua 16ª edição, a TEKTÓNICA - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, regressa à FIL, no Parque das Nações, de 6 a 10 de Maio.
Sob o lema “Construção, Pilar do Desenvolvimento da Economia Mundial” a Fundação AIP, através AIP - Feiras Congressos e Eventos, organiza a TEKTÓNICA 2014 num período em que a economia portuguesa e o setor da construção em particular apresentam sinais moderados mas consistentes de crescimento, invertendo o sentido até agora registado em anos anteriores.

Para além do espaço de exposição que conta nesta edição com a participação de mais de 350 empresas, a organização da TEKTÓNICA 2014 destaca a realização da exposição “Portugal Constrói uma identidade”, as sessões Arab Market Over View, dirigidas aos mercados do Kuwait e Catar, as ações de formação da Academia TEKTÓNICA. Destaque ainda para os espaços Tekgreen - Salão da Eficiência Energética e BrickoGarden, no qual todos os visitantes podem aprender a recriar as suas casas, tomando contacto direto com produtos e técnicas para por em prática os seus pequenos projetos de construção.

Mais informações e programa em www.tektonica.fil.pt.
TEKTÓNICA 2014 – Salão Internacional da Construção e Obras Públicas
De 6 a 10 de Maio na FIL, Parque das Nações Lisboa
Pavilhões 1, 2 e Multiusos
Horário - 10h00 / 19h00