França e China são mercados estratégicos para a internacionalização do SIL 2014

Em 2014 e dando continuidade à estratégia já definida nos últimos anos, a organização do SIL - Salão Imobiliário de Portugal reforça o enfoque nos mercados externos, afirmando-se como o mais dinâmico parceiro estratégico no apoio à internacionalização das empresas do sector da construção e do imobiliário.

A captação de investimento estrangeiro para Portugal, através da atração de novos investidores para o salão realizado em Lisboa, e a internacionalização do sector imobiliário, levando as empresas nacionais para mercados em expansão, é uma prioridade estratégica da Fundação AIP, indo ao encontro das medidas lançadas pelo Ministério da Economia ainda em 2012.

Citando Maria João Rocha de Matos, directora-geral da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, “o SIL afirma-se cada vez mais como uma plataforma de excelência no apoio à internacionalização das empresas portuguesas num sector tão importante como o da construção e do imobiliário”, acrescentando a responsável que esta evidência se concretizou “na edição de 2013 do Salão onde, a convite da organização do SIL e da CIMLOP, estiveram presentes cerca de 100 investidores europeus, chineses e de países da CPLP, o que originou a realização de 750 reuniões com mais de 150 empresários portugueses. Esta iniciativa trouxe alento e positivismo a um sector que tem atravessado períodos agitados”.

Para Maria João Rocha de Matos “a vinda de investidores estrangeiros a Portugal e as acções que promovemos além-fronteiras com empresários portugueses, fazem parte de toda uma estratégia concertada da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, cooperando com as empresas nacionais no fomento da sua expansão em novos mercados.”

Para este ano a Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, tem já agendada a participação num conjunto de eventos e missões empresariais, entre os quais se destacam:

Semana Empresarial Moçambique Portugal
24 de Fevereiro a 2 de Março | Maputo e Pemba

Inclui a realização de encontros empresariais, a 3ª Edição Tektónica Moçambique e a 2ª Edição da Intercasa Moçambique.

No dia 26 de Fevereiro “Conferência Mercado Imobiliário em Moçambique” integrada no Ciclo de Conferências da Construção e do Imobiliário na Tektónica Moçambique.

CTA, IPEX, CCMP, CIMLOP, FME, Gazeda, CPI, AICEP, CPCI, Ordem dos Engenheiros, CIALP, Grupo Soico, Tropigália e BCI/CGD estão entre os principais parceiros desta ação.

Portugal_China Property & Investment Road Show 2014 / SIL
14 a 17 de Março | Shanghai

A Fundação AIP a convite da VNU Exhibitions Asia organiza o stand de Portugal no salão “10th Shanghai Overseas Property & Investment Immigration Show” em Xangai, um dos mais importantes eventos na China para captação de investimento directo chinês neste sector. A nossa iniciativa em Xangai terá o apoio do Consulado de Portugal em Xangai e da respectiva delegação da Aicep. O stand de Portugal terá a participação de cerca de 12 empresas portuguesas representando o que de melhor se faz no mercado imobiliário/turístico em Portugal.

18 de Março | Macau

Encontro empresarial em Macau entre a comitiva Portuguesa e empresários macaenses, apresentando oportunidades de investimentos recíprocos. Contamos como o apoio do Consulado de Portugal em Macau e da delegação da AICEP em Macau.

19 de Março | Hong Kong

Encontro empresarial em Hong Kong entre a comitiva Portuguesa e empresários de Hong Kong no “Clube Lusitano” e no escritório da UE em Hong Kong.

CIMLOP, CCILC, e AICEP associam-se como parceiros a esta missão empresarial.

3ª Edition du Le Salon de L’Immobilier et du Tourisme Portugais à Paris

16 a 18 de Maio | Paris

A decorrer no Paris Expo Porte de Versailles com a CCIFP – Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, APEMIP e AICEP como principais parceiros.

Projekta By Constrói Angola

23 a 26 de Outubro 2014 | Luanda e Cabinda/Uíge

Os parceiros globais desta acção são a AICEP e a CIMLOP. A Arena Events e FILDA, são os parceiros na Feira.

As acções da Fundação AIP no sector assentam numa parceria estratégica com a CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa e com a APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, bem como com as principais associações dos respetivos países e com os promotores, mediadores e bancos portugueses, que se unem num esforço conjunto para o sucesso das participações portuguesas e no contacto dos empresários nacionais com novos mercados.

França, pela representação forte da comunidade lusófona e pelo mercado sénior, e China, pelas potencialidades das medidas “Golden Visa” ou “ARI”, afiguram-se nesta abordagem como os mercados mais relevantes na estratégia de internacionalização do SIL em 2014.

“O mercado imobiliário português tem assistido a uma retoma da sua dinâmica, enfatizada essencialmente pelos Vistos Gold e pelo Regime Fiscal de Residentes Não Habituais. Apesar de serem dois programas diferentes, acabam por cruzar-se contribuindo em muito para a captação de investimento externo para o nosso país. O mercado chinês e o francês têm sido dos que mais têm olhado para o nosso país como uma oportunidade de investimento seguro e rentável, sendo por isso dois dos mercados escolhidos como destinos estratégicos para a internacionalização do Salão Imobiliário de Portugal”, afirmou Luís Lima, Presidente do Conselho Estratégico do SIL 2014.

Na sua edição em Portugal, a decorrer de 8 a 12 de Outubro, na FIL, o SIL 2014 continuará igualmente a apostar num programa muito vocacionado para a internacionalização, desenvolvendo uma série de actividades que visam a captação de investidores estrangeiros, nomeadamente, do Continente Africano, da Ásia e da Europa.

(comunicado na íntegra em anexo)