Fundação AIP e CCI Árabe-Portuguesa apresentam oportunidades de negócio no Iraque

No âmbito da iniciativa ‘Arab Market Overview’, promovida pela Fundação AIP, através da AIP - Feiras, Congressos e Eventos, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, realiza-se na manhã do próximo dia 9 de Abril, a partir das 10h00, uma sessão sobre as oportunidades de negócio no Iraque.

A sessão dirigida a empresários de vários sectores de atividade que ambicionem investir neste mercado terá lugar no Auditório III do Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações.

Detentor da quinta maior reserva de petróleo do mundo o Iraque importa essencialmente alimentos, medicamentos e mão-de-obra especializada. Com uma economia bastante dependente do sector petrolífero, responsável por mais de 80% das suas exportações, em 2013 o Iraque apresentou um PIB de 210 mil milhões de USD e uma taxa de crescimento anual de 10,2% (média de 6,6% nos últimos 8 anos), apresentando desde 2006 uma balança comercial positiva.

O actual governo tem planos para reduzir a dependência do “ouro negro”, atraindo, cada vez mais investidores estrangeiros, principalmente para a reconstrução do Iraque.

09h45 – 10h00 Recepção dos participantes
10h00 – 10h05 Palavras de boas-vindas
Maria João Rocha de Matos, Directora Geral AIP-Feiras, Congressos e Eventos
10h05 – 10h15 Intervenção
Hawazin AL-Ajeeli, Segundo Secretário da Embaixada do Iraque em Portugal
10h15 – 10h30 Relações Bilaterais entre Portugal e o Iraque
Aida Bouabdellah, Secretária Geral, Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa
10h30 – 10h45 Experiência de Empresa Portuguesa no Mercado
Carlos Abril, Ambilogos
10h45 – 11h00
Pedro Pereira, Cenor
11h00 – 11h15
Domingos dos Santos, Intervega
11h15 – 11h30 Programa (s) de Verificação de Conformidade de Mercadorias a Exportar para o Iraque
Liliana Louro, Responsável Portugal, Bivac Iberica
11h30 – 11h45 Presença da DHL no Mercado
Rui Domingues, DHL
11h45 – 12h30 DEBATE

Sobre “Arab Market Overview”

As sessões integram-se na iniciativa empresarial “Arab Market Overview”, co-organizada pela Fundação AIP e pela CCIAP, que regularmente dão destaque às potencialidades de negócio num determinado País Árabe.

Designadas por “Arab Market Overview”, estas sessões abordam as relações económicas bilaterais, as especificidades dos mercados, suas potencialidades, as melhores formas de acesso para as empresas portuguesas e outros temas de interesse para as empresas que desejam intensificar o seu relacionamento com os países Árabes e alargar o seu conhecimento sobre as oportunidades que estes mercados oferecem.

As sessões “Arab Market Overview” contam com a intervenção de entidades Portuguesas e Árabes, bem como, de outros convidados cujos testemunhos se apresentem como relevantes para a temática a abordar.