Maior competição nacional do fenómeno SLAM chega à Futurália

Inserido no programa do primeiro dia Futurália 2014 - salão que decorre na FIL (Parque das Nações) entre 26 e 29 de Março - o Institut Français du Portugal em colaboração com a associação Lab.I.O. e com o apoio da Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, apresenta o SLAMFEST, num formato de competição que junta os melhores performers nacionais e franceses de poesia urbana.

Ainda considerado inovador em Portugal, o SLAM é uma manifestação cultural que acolhe qualquer expressão linguística, e assume o propósito de promover a capacidade de expressão dos jovens, através da interação da palavra e do corpo.

O SLAMFEST, integrado no programa da Festa da Francofonia, vem dar palco a um fenómeno de expressão urbana que nasceu em França mas que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos entre os adolescentes e jovens portugueses.

Assumindo-se como uma manifestação cultural aberta ao público, que junta slamers franceses e portugueses num espetáculo performativo, o SLAMFEST arranca no dia 24, segunda-feira, com a iniciativa “Tertúlia Slam”, a ter lugar no Hotel Gat Rossio.

Este momento de convívio entre slamers contará com a presença da luso-descendente Cristina Lopes, uma das principais mentoras do movimento Slam em Paris e dos slamers convidados para o SLAMFEST.

No dia 26, o SLAMFEST instala-se na Futurália onde estarão em competição por um lugar na grande competição de Slam que decorrerá em Paris 10 alunos de 5 escolas que apresentarão as suas próprias composições poéticas.

A par da competição o evento na Futurália contará com a intervenção de um grupo de slamers consagrados e um momento de Open Micro que procurará dar palco a novos talentos SLAM, dando a conhecer pessoas e os grandes poemas das suas vidas e levando ao público as vivências dos indivíduos e das sociedades urbanas.

O SLAMFEST na Futurália é um evento de entrada livre que para além da competição propriamente dita, que decorrerá entre as 14h e as 18h30 no Pavilhão Multiusos da Futurália, contará com espaços de interacção com o ‘SLAM Andante’, um mural com mensagens de alunos e visitantes e instalações audiovisuais que interagem automaticamente com o público, tendo a palavra como elemento chave.

DIA 26 – SALMFEST (Performances, Concurso, Open micro)
10h – PROMOÇÃO LOCAL: Abertura SLAM Andante na entrada da FUTURÁLIA
11h – PROMOÇÃO LOCAL: “SLAM andante”; execução do mural; instalação;
13h – Almoço SLAM

14h00 – BIENVENUE SLAMFEST: Apresentação do evento (15 min) – Mick Mengucci, Sérgio Coutinho
14h15 – 1ª PERFORM.: 3 Slamers (20 min) – DGIZ (França), 2SPEED (França), Raquel Lima (Portugal)
14h35 – CONCURSO SLAMFEST: Seleção do júri
14h45 – CONCURSO SLAMFEST: Sorteio da ordem dos jovens slamers (15 min)
14h50 – CONCURSO SLAMFEST: 1ª fase (50 min) com 10 slamers (alunos escolas portuguesas)
15h40 – 2ª PERFORM.: 3 Slamers (20 min) – DGIZ (França), 2SPEED (França), Raquel Lima (Portugal)
16h00 – CONCURSO SLAMFEST: 2ª fase (30 min) com 5 slamers (alunos)
16h30 – 3ª PERFORM.: 3 Slamers (20 min) – DGIZ (França), 2SPEED (França), Raquel Lima (Portugal)
16h50 – CONCURSO SLAMFEST: 3ª fase (15 min) com 2 slamers (alunos)
17h05 – PERFORM. (Chant Eolienne): Turmas workshop escolas (20 min)
17h25 – COMPETIÇÃO: Anunciar o prémio e o vencedor (Alguma parceria para oferecer livros)
17h35 – OPEN MICRO: Performance livre - inscrição prévia (1 hora)
18h30 – ENCERRAMENTO

CONVIDADOS SLAM

Raquel Lima é uma autora que já participou em vários eventos de poetry slam, destacando-se na noite dedicada à poesia de intervenção no Cinema São Jorge, no âmbito do Festival do Silêncio 2011, em que fez a primeira parte para o cantor e poeta Linton Kwesy Johnson, e ainda nesse Festival ganhou a terceira edição do Poetry Slam Portugal. Entretanto participou em vários eventos de SLAM pela Europa e colaborou em vários projectos a nível nacional. Em 2012 deu início ao Poetry Slam Sul e publicou alguns poemas nas Edições Côdeas e nos Fazedores de Letras (antologias de poesia e literatura experimental).

Dgiz Slameur – Rapeur é o Lucky Luke do verbo. Dgiz mistura hip-hop fora do contexto com fluxos desenfreados, textos onde se articulam o auto-ridículo com uma biografia provocante, linhas melódicas estruturadas e instrumentos acústicos inspirados. Freestyleur fugaz, nunca com falta de palavras, de rimas ou de ironias, Dgiz consegue imiscuir-se por todo o lado: slameur desde o início, rappeur de cidade, de cabaret, de convívio burguês ou de squatt underground, o seu dom de ubiquidade não cessa de nos surpreender.

Improvisação slam de Dgiz na France 2 : https://www.youtube.com/watch?v=-DBeSrzCAq0

Documentário sob a forma de autoretrato: https://www.youtube.com/watch?v=4SE4A2zZXtk

2spee Gonzales : Rappeur/Slameur é rei da improvisação “à souhait” e activista do Rap independente desde há mais de 10 anos, 2Spee Gonzales é uma figura local e um rapper e slamer todo-o-terreno.

Documentário de Fabien Ortiz sur 2spee Gonzales:https://www.youtube.com/watch?v=HAgbCHw9rCs
Clip "Etat d'esprit" : https://www.youtube.com/watch?v=Q8rdSl2iXw8

Sobre a Futurália 2014

A Futurália, maior salão nacional dedicado à educação, formação e empregabilidade, está de volta à FIL, Parque das Nações, entre os dias 26 e 29 de Março para a sua 7ª edição. Em 2014 a Futurália pretende dar continuidade ao sucesso alcançado nas edições anteriores, apresentando a mais completa oferta nacional e internacional nas áreas da educação, formação, requalificação e empregabilidade, direcionada a jovens estudantes, recém-licenciados e profissionais no activo.

A Futurália pretende criar um espaço de partilha de informação e debate, promovendo o interface entre o mundo académico e empresarial, a educação formal e não formal. Para tal, a Futurália, em parceria com várias instituições e empresas, apresenta um vasto conjunto de iniciativas orientadas para os diferentes públicos da Feira - professores e formadores, jovens estudantes do ensino secundário, jovens estudantes do ensino superior e licenciados

Em 2013 a Futurália recebeu mais de 54 mil visitantes e contou com a participação de 430 instituições e empresas nacionais e internacionais ligadas ao ensino e formação.

Mais informações e programa em www.futuralia.fil.pt.

FUTURÁLIA 2014
Pav. 1 e 2 da FIL - Feira Internacional de Lisboa
Horários
Dias 26, 27 e 28 Março - 10H00 / 19H00