PORTUGAL AGRO chega à FIL em Novembro com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar

Lisboa, 9 de Julho de 2014 – PORTUGAL AGRO é o novo projecto da Fundação AIP, organizado através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, para os sectores ligados à agricultura. De 20 a 23 de Novembro a 1ª edição do evento vai dar a conhecer, para profissionais e público, a essência de Portugal e o que de bom se produz por cá, do campo até à mesa.

Na apresentação desta manhã a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, revela que acarinhou a ideia deste projecto desde da primeira hora ‘por ser um evento que nasce da terra e a homenageia, porque mostra a agricultura portuguesa na sua diversidade e na sua riqueza e porque tem uma forte vocação empresarial a que não é alheia a dimensão internacional’, enaltecendo igualmente o facto da Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, ‘trilhar novos caminhos, juntando actores de várias proveniências e abrindo ao público uma mostra que convida a várias experiências para todas as idades e perspectivas’.

Mais do que um evento de produtos agrícolas das regiões, o PORTUGAL AGRO trata-se de um projecto transversal a todas as fileiras do sector, que promove a capacidade produtiva nacional, os vários operadores económicos, a excelência dos produtos, dos recursos nacionais, e da tradição aliados à inovação e dos vários eventos sectoriais dispersos pelo país.

O PORTUGAL AGRO tem como objetivo aumentar a visibilidade de um sector que apresenta um enorme potencial de internacionalização e que é hoje fundamental para a da economia do país, pretendendo ser um reflexo do país tal como pode ser projectado internamente e para o exterior, com todas as suas regiões, características, potencialidades e raízes.

O evento promoverá a mostra e venda dos produtos e raças autóctones das várias regiões de Portugal distribuindo-se em espaços como o Passeio dos Sabores, Passeio da Horta, Espaços Pedagógicos, e Gastronomia, onde serão realizadas diversas degustações, provas e divulgação dos vários eventos do sector espalhados pelo país. O evento contará também uma completa programação lúdico-cultural, com a realização de diversas animações e espectáculos.

O público profissional terá a oportunidade de participar em diversos eventos técnicos e conhecer no espaço de Exposição produtos e serviços para a fileira agro, máquinas, equipamentos e tecnologias.

O PORTUGAL AGRO conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar, o patrocínio oficial da Caixa de Crédito Agrícola e o envolvimento operacional de meia centena de entidades e organismos regionais e sectoriais.

Sector agroalimentar português com forte potencial de crescimento

As exportações do agroalimentar cresceram 7,8% em 2013 e no período de 2007 a 2013 em média também acima dos 7%, mais do dobro do total da economia em matéria de exportações. De sublinhar o facto da taxa de cobertura das importações pelas exportações ter vindo a progredir sustentadamente ao longo dos últimos anos, de 53,3% em 2011, para um valor acima dos 60% em 2013.
De salientar que Espanha, Angola, Rússia, África do Sul, Brasil, Holanda, Estados Unidos, são alguns dos vários mercados que se têm revelado mais atrativos na procura de produtos agroalimentares portugueses.

Mais informações em http://portugalagro.fil.pt