Portugal Maior - O grande encontro Intergeracional na FIL entre 4 e 8 de Dezembro

Em Portugal existem 2 milhões de idosos e a tendência futura aponta para um aumento progressivo deste número. Com o objectivo de sensibilizar para as necessidades das pessoas de idade mais avançada, as Nações Unidas instituíram o Dia Mundial da Terceira Idade que se assinala a 28 de Outubro. Consciente de que é necessário dotar a sociedade civil de respostas adequadas para assegurar uma melhor qualidade de vida aos seniores, a Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, realiza entre 4 a 8 de Dezembro na FIL a 2ª edição do salão Portugal Maior.

Realizado pela primeira vez em 2012, em colaboração com a Escola Superior de Educação João de Deus (licenciatura em Gerontologia), o Portugal Maior assume-se como o primeiro evento de grande dimensão em Portugal concebido para permitir uma reflexão crítica e uma partilha de conhecimento e, simultaneamente, servir como plataforma de oportunidades de negócio para entidades e empresas que desenvolvem actividades e produtos para o target sénior (50 ) mas também para todos aqueles que procuram a reinserção numa vida mais activa.

Sob o lema ‘O que Portugal tem de Melhor: as Pessoas’, a 2ª edição do Portugal Maior pretende ser uma grande festa intergeracional, onde os visitantes encontram as mais recentes novidades e serviços para um envelhecimento digno e de excelência, mas também para todos os que pretendem ter uma vida activa e em permanente actualização.

Durante o evento e com objectivo de manter uma interacção permanente com os visitantes, decorrerão um conjunto actividades e serviços ocupacionais e de lazer, demonstrações ao vivo na área da saúde da estética, alimentação entre outras assim como uma série de workshops, seminários, animações variadas e lançamentos dos mais inovadores projectos e produtos. É o caso da apresentação do primeiro tablet para seniores, desenvolvido por portugueses, que será feita neste salão e através da qual será dada aos visitantes a possibilidade de experimentarem os primeiros protótipos do modelo a ser lançado em setembro de 2014 em Portugal.

Startup Sénior apresenta no Portugal Maior o primeiro tablet para seniores
Durante o Portugal Maior a startup portuguesa Sénior vai apresentar oficialmente o primeiro tablet para seniores, um equipamento de fácil utilização, com preços competitivos, design inclusivo e adaptado aos interesses dos seniores.

Dos 2 milhões de idosos que vivem em Portugal, 400.000 vivem sós ou acompanhados de outros idosos. A dispersão das famílias e dos amigos é uma realidade cada vez maior e a tecnologia por vezes é entendida como uma barreira de comunicação nesta geração.

O projeto Sénior acredita que é possível combater o isolamento tecnológico da população sénior e colmatar a falta de ferramentas tecnológicas adaptadas a esta geração. Da ideia passaram à prática e criaram o tablet Sénior .

Este equipamento, que nasce de um projecto de mestrado do ISCTE, coloca a tecnologia ao dispor dos seniores, ultrapassando barreiras e unindo pessoas e famílias. Acções do dia-a-dia que podem parecer tão simples, mas que por vezes se tornam complicadas para a população mais idosa, como ter uma consulta com um médico e até assistir a uma missa, estarão disponíveis através desta nova tecnologia.

O tablet Senior vai permitir a comunicação vídeo e voz, o acesso à Web de uma forma muito simples e intuitiva, e disponibilizará um conjunto de serviços que vão de encontro às verdadeiras necessidades deste segmento 65 anos disponibilizando conteúdos como: Missa, teleassistência, notícias, livros, filmes, música e outras atividades de entretenimento como exercícios de ginástica ou passatempos.

O protótipo que será apresentado no Portugal Maior, na FIL, foi desenvolvido com base em entrevistas feitas a um universo de 500 idosos em lares, universidades da terceira Idade e seniores que vivem só, que foram dando feedback quanto às funcionalidades e conteúdos que gostariam de ver integrados no equipamento.

Apesar do tablet Sénior se encontrar no momento numa fase final de desenvolvimento e do seu lançamento estar previsto para Setembro de 2014, não será necessário aguardar até ao próximo ano para experimentar este equipamento uma vez que, através de uma parceria estabelecida entre a startup portuguesa e o Portugal Maior, será possível a todos os interessados experimentarem durante o decorrer do salão o protótipo do equipamento, testando as suas funcionalidades.

Portugal Maior e Natalis dois eventos que se interligam e complementam
Os eventos Portugal Maior e Natalis, na edição de 2013 funcionarão como se de um único evento se trata-se, na medida em que existirá interligação entre eles, permitindo a livre circulação de visitantes.

O maior mercado de prendas de Natal, a Natalis que se realiza em Lisboa, entre 30 de Novembro e 8 de Dezembro, oferece aos visitantes as mais variadas sugestões para prendas de Natal mas também diversas propostas de decorações para esta época festiva, desde dos artigos mais tradicionais aos mais contemporâneos, mas sempre muitos originais a preços muito convidativos.

Com mais de 60 IPSS associadas ao evento na edição de 2012, a Natalis quer transformar todos os produtos em milhares de sorrisos. As próprias IPSS que aqui têm oportunidade de vender os seus produtos e dar a conhecer o seu trabalho de âmbito social, serão também elas beneficiadas, na medida em que a receita da bilheteira das entradas é doada às instituições presentes.

Em 2012, o Portugal Maior e a Natalis receberam cerca de 29 mil visitantes.

Portugal Maior de 4 a 8 de Dezembro na FIL
Horário: 11h00 | 20h00