2ª Edição do Bootcamp ‘Bora Jovens com ainda mais jovens e empresas integradoras presentes

Report this content

O evento realizado na passada sexta-feira, dia 22 de setembro, no âmbito do programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola em Portugal e implementado pela ONG Ajuda em Ação voltou a contar com atividades que treinam competências para o mercado de trabalho, sendo um sucesso com a edição deste ano a reunir mais jovens e empresas integradoras.

Matay e jovens no Bootcamp 2023

O relógio assinalava as 9h30, quando chegaram ao Parque Aventura Cova da Baleia, em Mafra, mais de 40 jovens de vários pontos do país que fazem parte do ‘Bora Jovens. A edição deste ano contou com a presença de mais elementos, trazendo também outra novidade: reuniram-se no mesmo espaço jovens que já concluíram o programa de empregabilidade jovem e outros que estão a fazer a sua integração com o objetivo de trabalhar relações, fortalecer a confiança e motivá-los para o que os espera.

Enquanto se equipavam a rigor, todos se encontravam animados e ansiosos pelo iniciar das atividades, o que contrastou com o silêncio que se instalou para escutar o convidado especial Matay, assim que este iniciou a sua talk inspiracional. Nascido e criado em Chelas, num contexto de risco e vulnerabilidade social e económica, como tantos destes jovens, falou de sonhos.

“O sonho comanda a vida. Sem ele não temos mobilidade, ficamos no mesmo sítio. E existem muitas coisas que toldam o sonho. O contexto, por exemplo. Achamos que o miúdo do bairro está cingido ao que o bairro lhe oferece. Olham para mim e veem a cor da pele. Mas eu acho que estar aqui já é contribuir para o vosso sonho”, afirmou o cantor destacando a importância da existência de programas como o ‘Bora Jovens e a coragem para o integrar.

Seguiu-se um dia recheado de atividades – com paintball que trabalha a comunicação e o trabalho de equipa, escalada para estimular a criatividade, adaptabilidade e proatividade e arborismo que promove o autoconhecimento –, com o momento de networking entre jovens e empresas integradoras em destaque. “Desta forma é possível gerar aproximação, traçar perfis, identificar oportunidades e falar de futuro”, assinalou Linda Morango, Diretora de Marketing & Angariação de Fundos da Ajuda em Ação

A participar neste evento estiveram presentes representantes de vários parceiros integradores, nomeadamente da Câmara Municipal de Lisboa, do El Corte Inglés, da Worten e também do Grupo Capricciosa, uma das empresas mais recentes a unir-se ao ‘Bora Jovens. “Contamos com diversas empresas integradoras e pretendemos aumentar esse número para conseguir levar este programa mais longe, com o grande objetivo de continuar a incluir no mercado de trabalho, de maneira digna e estável, jovens que à partida têm menos oportunidades”, remata Linda Morango.

Ao longo do dia foram também muitas as histórias de jovens que se foram ouvindo e partilhando. Como a da Marta que está em fase de integração e preparada para começar o programa, a do Marco que fez questão de voltar a marcar presença na 2ª edição do Bootcamp destacando que voltou a estudar e entrou agora na Universidade, ou a de Edunay que integrou os quadros da empresa El Corte Inglés.

Foi feito um agradecimento final muito especial aos jovens “Obrigado por estarem cá, por não desistirem, por encontrarem um caminho connosco. O que mais queremos é que se sintam felizes e concretizados, tanto profissionalmente como pessoalmente”, terminou Inês Beirão representante da Coca-Cola Europacific Partners, com a certeza inabalável de que este programa está a fazer a diferença em Portugal.