‘Bora Jovens promove a empregabilidade jovem há 3 anos

No Dia Mundial das Competências dos Jovens, a Coca-Cola em Portugal e a Fundação Ajuda em Ação assinalam a implementação do programa ‘Bora Jovens e apresentam os resultados que conseguiram alcançar desde 2021 para integrar jovens com menos oportunidades no mercado laboral.

Foto de grupo Bootcamp 2023 com jovens, elementos de empresas integradoras e da Ajuda em Ação

“Já estou efetivo na empresa onde comecei a estagiar”, “Aprendi a comunicar e a preparar-me melhor para as entrevistas”, “Consigo, finalmente, ser independente financeiramente e pensar num futuro…”. Estes são alguns dos testemunhos e partilhas dos participantes que fazem parte do programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola em Portugal em parceria com a Ajuda em Ação, o ‘Bora Jovens.

Em 3 anos, os resultados do programa superaram todas as expetativas. Já conseguiram integrar no mercado nacional um total de 195 jovens entre os 18 e os 25 anos em situação de risco de exclusão social. O programa conta com 717 inscrições e já foi possível apoiar e capacitar 597 jovens, tendo já chegado a 18 cidades de norte a sul do país.

Manuel Bastos, Sustainability Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal, destaca que “o ‘Bora Jovens não é só um programa de capacitação e integração, mas também de impacto – impacto na vida das pessoas, nos parceiros da cadeia de valor e nas oportunidades criadas para estes jovens. Os resultados alcançados ao longo destes três anos reforçam o seu sucesso e o nosso propósito de capacitar 500.000 pessoas que enfrentam obstáculos na entrada ao mercado de trabalho até 2030.”

Para Mário Baudouin, Diretor Nacional e de Programas da Ajuda em Ação Portugal, tem sido também surpreendente um resultado não direto deste projeto, como “o facto de 69 dos jovens voltarem a estudar. Defendemos plenamente que educação é uma grande ferramenta contra a pobreza e que a capacitação é o caminho para fazer frente a uma situação de vulnerabilidade social”.

A Coca-Cola em Portugal e a Ajuda em Ação referem que o sucesso do programa começa nos jovens que o integram. “Nós mostramos-lhes que não estão cingidos ao seu contexto, que podem sonhar mais alto. A maioria dos jovens deste programa só precisa de acreditar mais em si e de manter o seu empenho para conseguir alcançar um futuro melhor”, avançam Manuel Bastos e Mário Baudouin.

O crescimento do ‘Bora Jovens está também potenciado pelo envolvimento de 46 parceiros sociais e 49 empresas integradoras, que apoiam e integram estes jovens em diferentes áreas, como restauração, retalho, comércio, indústria, entre outras. O programa quer continuar a evoluir e incluir mais empresas e parceiros, de forma a quebrar cada vez mais barreiras à entrada de jovens no mercado de trabalho. Como tal, apela a todas as empresas que quiserem abrir portas a contactarem a Fundação Ajuda em Ação através do seguinte email: borajovens@ajudaemacao.org.

O Bootcamp ‘Bora Jovens regressa em setembro para celebrar os resultados alcançados e com um dia recheado de atividades, onde os jovens vão poder pôr à prova algumas das competências sociais e profissionais que foram adquirindo ao longo da sua envolvência no programa e participar num momento de networking com as empresas parceiras. A grande novidade da edição deste ano será uma atividade para os parceiros.