• Ajuda em Ação/

Colocar recrutadores no lugar dos jovens que estão à procura de trabalho: a dinâmica que marcou a Edição do Bootcamp ‘Bora Jovens de 2024

O evento realizado na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, no âmbito do programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola em Portugal e implementado pela Ajuda em Ação, trouxe novidades como uma dinâmica com recrutadores de Recursos Humanos. Esta iniciativa é um primeiro passo para a realização futura de uma Comunidade de Boas Práticas de Empregabilidade Jovem pela Fundação.

Edição Bootcamp 2024 no Adventure Park, Jamor

Pelo terceiro ano consecutivo, realizou-se o Bootcamp no âmbito do ‘Bora Jovens, o programa de Empregabilidade Jovem da Coca-Cola e implementado pela Ajuda em Ação em Portugal. A edição de 2024 decorreu no Adventure Park, no Jamor, e voltou a juntar várias empresas integradoras, técnicos sociais e os jovens que nele participam.

Como grande novidade, este ano executou-se a dinâmica “Como iniciar um movimento”, coordenada pela Técnica de Intervenção Social da Ajuda em Ação Rosário Alvarenga, que visou inverter os papéis dos recrutadores e jovens que estão à procura de trabalho para os colocar a pensar no processo através do ponto de vista dos jovens.

Além disso, com esta nova dinâmica pretendeu-se levar os recrutadores a refletir como podem impactar e criar políticas de empregabilidades mais inclusivas dentro das suas próprias organizações.

Assim se colocou em prática com diferentes recrutadores de Recursos Humanos a metodologia “Os Seis Chapéus” – contribuição baseada no sentimento representado pela cor do chapéu - e dinamizaram-se atividades adaptáveis a grupos de trabalho, exploraram-se exemplos práticos e criou-se um movimento de boas práticas.

Dinâmica com recrutadores “Como Iniciar um Movimento”

‘Bora Jovens contou com mais jovens e uma inspirational talk com o Doutor Finanças!

Durante esta edição do Bootcamp também se celebraram alguns dos resultados alcançados pelo programa desde 2021: foram apoiados e capacitados mais de 600 jovens entre os 18 e 25 anos em situação de vulnerabilidade social e económica, conseguindo integrar mais de 220 no mercado de trabalho e com mais de 50 jovens a voltarem a estudar. O ‘Bora Jovens já chega a jovens de 18 cidades de Norte a Sul do país.

Além disso, o dia foi marcado por várias atividades - mega circuito, orientação, canoagem – que pretendem treinar competências de valor para o mercado de trabalho, como a criatividade, adaptabilidade e o trabalho em equipa, e ações especiais como o momento de networking entre participantes, técnicos e parceiros de integração e sociais.

De destacar a inspirational talk com o Rui Bairrada, CEO & Founder do Doutor Finanças, onde partilhou a sua experiência e percurso, tendo começado como estafeta e feito o seu caminho até à criação da sua empresa, e que visou demonstrar aos jovens presentes a importância de “se esforçarem para serem os melhores naquilo que fazem, seja em que trabalho for (…) terem resiliência para os momentos menos bons que vão existir” “seguirem os seus sonhos, pois são os criadores da sua vida e do seu caminho”.

A edição deste ano contou com a participação de ainda mais jovens [80] e mais parceiros, o que reforça o impacto que o ‘BORA Jovens está a ter... Sentimos que podemos criar novas oportunidades na vida destes jovens e isso também nos motiva a continuar  a quebrar barreiras e construir pontes com os nossos parceiros sociais e empregadores”, afirma Manuel Sottomayor  Bastos, Portugal Sustainability Manager da Coca-Cola Europacific Partners.

O programa de Empregabilidade Jovem da Coca-Cola e implementado pela Ajuda em Ação tem-se superado em resultados e para tal tem sido muito importante o envolvimento dos já 46 parceiros sociais e 49 empresas integradoras. “Mas o objetivo é sermos cada vez mais para continuarmos juntos a fazer a diferença na vida dos jovens que apoiamos”, remata Linda Morango, Diretora de Marketing & Fundraising da Ajuda em Ação Portugal.