CONVITE | Conflito Armado e Insegurança Alimentar: do Mundo ao caso de Moçambique | 10 NOVEMBRO | 16H

O agravamento do conflito em Cabo Delgado está a gerar uma grave situação de insegurança alimentar na região: 90% dos deslocados e 75% das famílias anfitriãs têm uma dieta considerada inaceitável segundo o Barómetro do Programa Mundial de Alimentos. Dados como este fazem parte de um relatório exclusivo que desenvolvemos em conjunto com o Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária (IECAH) e que será apresentado numa Conferência Online gratuita que estamos a organizar no dia 10 de novembro às 16h via Zoom. Junta-se a nós?

Ao longo do evento vamos analisar o peso deste conflito na problemática da fome e falar-lhe do trabalho de apoio aos deslocados que nós, Ajuda em Ação, estamos a levar a cabo no terreno através dos seguintes painéis:

No painel 1 vão ser apresentados os principais dados e conclusões do Índice Global da Fome 2021, por uma representante da Welthungerhilfe. No painel 2um membro da Ajuda em Ação Moçambique e do Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária (IECAH) vão focar-se na questão do conflito e da insegurança alimentar com base no relatório exclusivo Emergência alimentar em Cabo Delgado, Moçambique: Conflitos armados e deslocações forçadas como condutores de insegurança alimentar que desenvolveram sobre a realidade que se vive na região. Já o painel 3 conta com uma mesa redonda moderada pela jornalista Conceição Queiroz onde se vão debater desafios e soluções reais para a problemática. No final deste painel haverá espaço para perguntas do público através da opção Q&A.

Conflito Armado e Insegurança Alimentar: do Mundo ao caso de Moçambique

- Lançamento de relatório exclusivo sobre a situação em Cabo Delgado

O programa:

16h – 16h10 | Abertura com Mário Santos, Diretor de Programas da Ajuda em Ação em Portugal

16h10 – 16h25 | Painel 1: O Estado da Fome no Mundo: análise e principais conclusões com Miriam Wiemers da Welthungerhilfe (WHH)

16H25 – 16H50 | Painel 2: Apoio humanitário e segurança alimentar em Cabo Delgado: o trabalho da Ajuda em Ação no terreno com Jesus Marty da Ajuda em Ação em Moçambique e Beatriz Abellan do Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária (IECAH)

16H50 – 17H50 | Painel 3: Mesa redonda sobre Soluções Reais para Problemas Reais com Vista a um Futuro Melhor com Jesus Marty da Ajuda em Ação em Moçambique, o correspondente da RTP Pedro Martins e Beatriz Abellan do Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária (IECAH) e a moderação da jornalista Conceição Queiroz - com espaço para perguntas e respostas no fim.

17h50 – 18h00 | Encerramento com Mário Santos, Diretor de Programas da Ajuda em Ação em Portugal

Mais informação sobre o evento em: https://ajudaemacao.org/evento-conflito-armado-inseguranca-alimentar-mundo-mocambique/

Para aceder ao evento, confirme por favor a sua presença junto do nosso Gabinete de Imprensa: Rita Jorge | PR |  rjorge@roi-up.pt  | Telf. 933 226 178

Não perca esta Conferência Online gratuita que inclui o lançamento de um relatório exclusivo sobre a situação que se vive em Cabo Delgado que visa encontrar soluções, identificar as necessidades humanitárias e os riscos enfrentados tanto pela população deslocada quanto pela população anfitriã.