CONVITE - Conversas Online | Regresso às aulas em pandemia: desafios sociais e digitais | 9 de setembro, 17h30

Por esta altura, a preparação do regresso às aulas é um ritual comum para pais e professores. Mas em tempos nada comuns como os que vivemos, com que novos desafios sociais e digitais podemos contar? Como ONG que tem a educação como um dos seus principais pilares de ação, acreditamos que este é um debate essencial, sobretudo porque o voltar à escola em tempos de pandemia levanta várias questões que vão além do uso ou não de máscara e do distanciamento social. Além disso, não nos podemos esquecer que a Covid-19 acentuou o problema da exclusão digital de muitas crianças durante o confinamento.

Para debater este tema fundamental a partir da sua experiência profissional, convidámos Lorena Boga - Ajuda em Ação Galiza -, David Botas - Assessor da Direção do Agrupamento de Escolas de Camarate -, Manuel Fernandes - Agência Nacional Erasmus - e Roger Meintjes - Fundador do Fundakit - para uma conversa moderada pela Fernanda Freitas. Junte-se a nós para esta terceira sessão gratuita do Ciclo de Conversas Online Ajuda em Ação, no dia 9 de setembro, às 17h30, via Zoom para ouvir as reflexões dos nossos convidados e, se quiser, colocar as suas questões através da opção Q&A.

Temos a certeza que esta é uma conversa online gratuita que não vai querer perder, por isso, registe-se aqui. Em breve, receberá um link para se juntar a nós!

Junte-se a nós nesta conversa com:

Lorena Boga, Ajuda em Ação Galiza

Trabalha na área de Ação Social e Educativa da Ajuda em Ação Galiza, onde coordena projetos de intervenção socioeducativa e de sensibilização social. É Educadora Social e Técnica Superior em Integração Social e Mestre em Políticas Sociais e Intervenção Sociocomunitária – especialização nas áreas de género, envelhecimento e transformações familiares - pela Universidade da Corunha. Juntamente com cinco colegas, criou a Associação Simbiose, que visa estabelecer relações de sinergias entre as pessoas e entidades da cidade da Corunha. Aí desenvolve, atualmente, trabalhos relacionados com a organização de atividades vinculadas a entidades sociais locais ou com o fomento da participação local, especialmente da comunidade que conta com menos oportunidades. Desenvolveu diferentes projetos de investigação e voluntariado em Portugal e na Polónia, já no Equador, e com a ONG Ajuda em Ação, realizou uma experiência de voluntariado e de sensibilização para os direitos da infância.

David Botas, Assessor da Direção do Agrupamento de Escolas de Camarate

Concluiu a licenciatura em Professores do Ensino Básico (1º ciclo) pelo Instituto Politécnico da Guarda, em 2003, realizando posteriormente uma Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor através do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (2013). Ao longo do seu percurso profissional já trabalhou como animador, sendo professor do 1º ciclo desde 2004. Atualmente, é também Assessor da Direção do Agrupamento de Escolas de Camarate, uma entidade parceira da Ajuda em Ação.

Manuel Fernandes, Agência Nacional Erasmus

É licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e pós-graduado em Educação e Sociedade. Foi professor do ensino secundário e exerceu funções ao nível da Educação e Formação de Adultos, em especial em programas de combate à exclusão social. Além disso, foi Diretor de uma instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco. Ao longo de todo o seu percurso profissional focou-se no desenvolvimento e negociação de estratégias de empoderamento de públicos mais vulneráveis ou em risco de exclusão social. Atualmente trabalha na Agência Nacional Erasmus, Educação e Formação, onde integra a equipa da ação-chave 2 – parcerias estratégicas no setor do ensino escolar.

Roger Meintjes – Fundador do Fundakit

Tem uma licenciatura em Belas Artes pela Universidade da Cidade do Cabo, um mestrado em Computational Studio Arts pela Universidade de Londres e um doutoramento em Engenharia pela Universidade de Bremen. Na África do Sul, o seu percurso profissional ficou marcado pela integração numa cooperativa de fotógrafos que se insurgiu contra o apartheid e, no seguimento da democracia, pelo trabalho realizado no Museu Robben Island. É o fundador do projeto Fundakit, uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve kits de co-construção vocacionados para jovens que permitem desenvolver projetos multiutilizadores e estimulam a aquisição de novos conhecimentos e aptidões através do design – ao nível do digital, do pensamento crítico e criativo, da colaboração e da comunicação.

COM MODERAÇÃO DE FERNANDA FREITAS

Inscreva-se já aqui gratuitamente