CONVITE - Conversas Online: Brincar ao ar livre em tempos de Covid-19: o que mudou? | 11 de agosto, 17h30

Em tempos de Covid-19, como mudaram as brincadeiras ao ar livre? Como ONG que promove e defende os direitos das crianças, acreditamos que este é um debate essencial, especialmente porque estamos a viver um momento extraordinário de pandemia onde as crianças são muitas vezes as mais afetadas. Com a situação de confinamento, e consequentes medidas para conteção da disseminaçao do vírus, as crianças viram as suas brincadeiras ao ar livre limitadas, mesmo sendo algo que é considerado essencial para o seu desenvolvimento físico e emocional. Certamente que isso terá os seus efeitos...

Para debater este tema fundamental a partir da sua experiência profissional, convidámos Carlos Neto - Professor e Investigador na Faculdade de Motrocidade Humana -, Frederico Lopes - Brinconauta na Associação 123 Macaquinho do Xinês -, Jo Claeys - Formador e Educador Não Formal - e a pediatra Sara Martins para uma conversa moderada pela jornalista da TVI, Isabel Moiçó. Junte-se a nós para esta segunda sessão gratuita do Ciclo de Conversas Online Ajuda em Ação, no dia 11 de agosto, às 17h30, via Zoom para ouvir as reflexões dos nossos convidados.

Temos a certeza que esta é uma conversa online gratuita que não vai querer perder, por isso, registe-se aqui. Em breve, receberá um link para se juntar a nós!

Junte-se a nós nesta conversa com:

Carlos Neto, Professor e Investigador da Faculdade de Motricidade Humana

É desde 1985 professor Catedrático e docente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. O estudo do jogo e do desenvolvimento da criança é umas das suas linhas de investigação, sendo também autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança” e “Motricidade e Jogo na Infância”. Além disso, tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e Desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança. É desde julho de 2015 Presidente do Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia e é representante Português da International Play Association (IPA).

Frederico Lopes, Brinconauta na Associação 123 Macaquinho do Xinês

É licenciado em Psicologia, mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária e doutorado em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Enquanto investigador debruça-se, por exemplo, sobre áreas do Desenvolvimento Motor Infantil. É atualmente cofundador, vogal da Direção e Brinconauta do “1,2,3, Macaquinho do Xinês”, um projeto cuja missão é a defesa do direito 31º da Convenção dos Direitos da Criança e a promoção de espaços e oportunidades desafiantes para as crianças brincarem livremente nos diferentes contextos do seu quotidiano, de acordo com os princípios e prática do Playwork. É membro fundador do ramo português da International Play Association (IPA Portugal) e seu representante. Faz também parte do Conselho Consultivo da Associação Viver a Infância e é ainda co-autor do livro “Brincar em Cascais”.

Jo Claeys, Formador e Educador Não Formal

Durante uma parte da sua vida, foi bastante ativo em várias organizações de trabalho juvenil na Bélgica a nível local e nacional. Primeiro enquanto criança, depois enquanto voluntário e posteriormente como profissional. Outra parte da sua vida, já vivendo em Portugal, viu-se completamente envolvido com a sustentabilidade e educação numa pequena vila rural. É formador numa variedade de cursos de formação internacionais para Programas de Mobilidade Europeus e outras Instituições Internacionais. É co-fundador do Centro Rural de Educação Não Formal na Vila da Marmeleira e co-autor do “Compasito”, Manual para os Direitos das Crianças do Conselho Europeu.

Sara Martins, Pediatra

Assistente Graduada de Pediatria no Hospital de Cascais, com atividade clínica nas áreas da obesidade, diabetes e endocrinologia pediátricas. Investigadora na área da dislipidémia, fatores de risco cardiovasculares, obesidade pediátrica e qualidade de vida relacionada com a saúde. Membro da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica, Grupo Nacional para o Estudo e investigação em Obesidade Pediátrica e European Paediatric Association.

Inscreva-se já aqui gratuitamente!