ONG Ajuda em Ação aposta na costura para promover o empreendedorismo feminino em Camarate

Desde a sua chegada a Portugal, a ONG Ajuda em Ação tem apostado fortemente no empreendedorismo e empoderamento feminino, sobretudo em comunidades socialmente vulneráveis. Hoje, graças ao projeto de costura de Camarate, conseguiram já transformar a vida de 8 mulheres, fornecendo-lhes as competências básicas para conseguirem ter uma maior estabilidade financeira e saírem da chamada economia informal.

Ricardina junto à sua máquina de costura na Associação Jovem Despertar

Todas as quartas e quintas-feiras, é na Associação Jovem Despertar que encontramos com alegria e afinco, junto às suas peças de roupa e respetivas máquinas de costura, Mariazinha, Aline, Ricardina e Mariama. Fazem parte de um grupo de mulheres que iniciaram ao lado da ONG Ajuda em Ação o projeto de costura em Camarate, Loures. Este projeto, que decorre há já dois anos, tem como objetivo empoderar mulheres que vivem numa situação de vulnerabilidade social e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para se tornarem protagonistas do seu próprio futuro.

Mário Baudouin, Diretor de Programas da ONG, explica que todas estas mulheres integradas neste projeto se encontram numa situação de vulnerabilidade social, inclusive algumas delas são imigrantes que chegaram há pouco tempo a Portugal e que ainda estão a tentar organizar a sua vida e encontrar uma forma de sustentar e cuidar da sua família. É o caso de Aline, que está no nosso país há menos de um ano e que viu no curso uma oportunidade de recomeçar a sua vida. “Sinto-me bem em fazer parte deste projeto porque cheguei aqui há 6 meses e não tinha trabalho”, conta-nos.

Agora, com algumas peças vendidas e uma parceria onde estiveram envolvidas no arranjo de cortinados, aquilo que até há bem pouco tempo parecia uma ocupação de tempos livres ganha novos contornos e o sonho em que não arriscavam pensar passa a tornar-se uma possibilidade a médio e longo prazo. “Quero mesmo pensar na ideia de ter um negócio e até quero fazer um curso de empreendedorismo. Graças a este projeto de costura já estou a ver uma oportunidade para o futuro, já estou a sonhar em grande”, revela Mariazinha, outra das formandas do curso de costura da ONG.

Mulheres em Ação: da costura ao empreendedorismo

A costura é importante ao nível das competências técnicas, mas o Mulheres em Ação, nome atribuído pela ONG ao projeto, procura também ter um papel fundamental no empoderamento destas 8 mulheres a um nível mais pessoal e individual. “Saber costurar bem envolve todo um crescimento que se estende também a outras dimensões. Quando aprendemos a fazer bem uma coisa sentimo-nos bem connosco próprios e traz-nos uma autoestima acrescida”, adianta o Diretor de Programas da ONG, que já nota que estas mulheres “se apresentam de uma maneira diferente, mais empoderadas… Já não aparecem com um ar tão tímido como acontecia ao início, já abordam uma conversa, já estão mais seguras de si dentro do próprio grupo”.

Com a confiança reforçada, chega também uma maior independência e autonomia financeira.  “Sinto uma maior independência e autonomia graças ao projeto. Agora estou a costurar coisas, a mostrar desenhos e isso vai ajudar-me financeiramente a aumentar os meus rendimentos”, revela-nos entusiasmada Mariazinha. Já Aline diz-nos orgulhosa que já vendeu o seu primeiro saco costurado por si: “Ganhei 7,50€! Fiquei muito contente, porque sei que fiz uma coisa que depois me pode trazer mais rendimentos”. Além do rendimento extra que lhes garantem, estas pequenas conquistas são, sobretudo, a motivação e o motor que as faz querer continuar a apostar na sua formação e no seu empoderamento.

Mariazinha é uma das 8 mulheres apoiadas pela ONG Ajuda em Ação através do curso de costura

Apesar do sucesso, a Ajuda em Ação acredita que este processo formativo não pode ficar por aqui e que é preciso ir mais longe. “Sabemos que este é um grupo que precisa de mais formação ao nível do empreendedorismo, para perceberem o que é o custo, o que é o lucro, o que é um negócio, como é que se cria, como é se comunica aquilo que se sabe fazer e o que se quer vender”, nota ainda Mário Baudouin. Assim, o próximo passo deste projeto de costura passa, portanto, pela aquisição destas novas competências ao nível do empreendedorismo para que possam, depois, pensar em criar os seus próprios negócios e começar a comercializar as peças que produzem de uma forma muito mais profissional, tirando daí um rendimento fixo.

Mais mulheres empoderadas, implementação noutras regiões e novas parcerias com o IKEA: o futuro do projeto de costura da Ajuda em Ação

Depois do sucesso desta primeira edição do curso de costura, a Ajuda em Ação quer agora levar o Mulheres em Ação a mais pessoas e talvez até outras regiões do país. “Em maio, terminaremos este curso e iniciaremos um novo com outras mulheres em situação de vulnerabilidade social”, começa por revelar Rosário Alvarenga, técnica do projeto, explicando também que o curso, que decorrerá até ao final de 2022, sofrerá algumas alterações para se adaptar melhor às necessidades desta comunidade. “Queremos funcionar de forma diferente, queremos ter uma formação de costura inicial e depois começar a funcionar por workshops, porque temos percebido que há muitas mulheres que já sabem costurar, mas não sabem desenvolver determinada área da costura, e assim poderão vir participar especificamente num dado workshop”, acrescenta.

Após o final do ano, a Ajuda em Ação revela que irá reavaliar o Mulheres em Ação para decidir se fará sentido reestruturá-lo. “Queremos repensar programas para que possam ir mais ao encontro das necessidades que foram detetadas, quer na comunidade de Camarate, quer no distrito de Lisboa, quer noutras regiões do país onde faça sentido implementar este projeto”, anuncia Linda Morango, Diretora de Marketing e Angariação de Fundos da ONG.

Em 2022, a Ajuda em Ação quer levar o projeto a mais mulheres para continuar a promover o empreendedorismo feminino

Até lá, continuarão a contar com o apoio de uma marca parceira, o IKEA. “Estamos a colaborar dentro daquilo que são as nossas necessidades e a nossas possibilidades, porque achamos que é um projeto que vai ao encontro daquilo que é também a nossa visão do negócio”, realça Paulo Canelas, responsável pela Sustentabilidade da loja IKEA Loures. Alexandra Silva, responsável pela equipa de Interior Designs do IKEA Loures, adianta que esta é uma colaboração que querem manter para apoiar estas mulheres: “Temos sempre de fazer remodelações periódicas na nossa loja e, nessas alturas, acredito que esta parceria seja uma mais-valia para ambas as partes”. Esta parceria poderá não ficar apenas por aqui, com os responsáveis a deixarem a promessa de pensar em novas oportunidades para dar a conhecer estas Mulheres em Ação e o seu trabalho.