Programa ‘Bora Jovens apoia mais de 140 jovens

A pandemia provocada pela Covid-19 trocou as voltas a muitos jovens que queriam entrar no mercado de trabalho, sendo esta uma realidade ainda mais difícil para os que estão numa situação de vulnerabilidade social. Com esta missão, a Ajuda em Ação começou a implementar em 2021 o programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola, o ‘Bora Jovens, que em pouco meses se tornou um sucesso: 146 jovens inscritos e 58 dos quais já se encontram, neste momento, a trabalhar.

O programa ‘Bora Jovens nasce com o objetivo de capacitar 70 jovens de vários pontos do país – atualmente conta com jovens de Loures, Lisboa, Almada, Setúbal, Guarda, Faro e Porto – durante os primeiros seis meses de 2021, com as ferramentas necessárias para lhes garantir mais oportunidades de emprego e um percurso profissional de sucesso. E mesmo tendo que se adaptar a um formato online devido à Covid-19, o que acresceu um desafio ao estabelecimento de uma relação com os jovens e mesmo com as empresas parceiras, o programa já conseguiu ultrapassar a meta inicialmente definida: a ONG está já a acompanhar 146 jovens, entre os quais 82 rapazes e 64 raparigas. Este programa é destinado a jovens entre os 18 e os 25 anos, em risco de exclusão social, desocupados ou integrados em estabelecimentos de ensino regular ou escolas profissionais. Têm como principal propósito a integração no mercado de trabalho, após passarem por um processo de capacitação de 15 sessões centradas no treino de competências, como as soft skills, e acompanhamento individual.

Num momento em que o desemprego jovem continua a ser elevado – segundo os dados do IEFP, em maio registavam 29.652 jovens desempregados com menos de 25 anos, cerca de 10% do total de pessoas desempregadas inscritas neste organismo – foi muito importante unir forças para mudar as vidas, sobretudo, daqueles que estão em risco de exclusão social e que, desde logo, se vêm mais limitados a entrar no mercado de trabalho pela vulnerabilidade social em que se encontram, e por nem sempre disporem de meios tecnológicos para concorrerem a empregos através do canal digital, por exemplo. Razão pela qual a Coca-Cola decidiu implementar este projeto em Portugal dando-lhe também continuidade na própria rede e estrutura - “Além de abrirmos as portas do mercado de trabalho de uma grande rede de clientes e parceiros, integrámos alguns destes jovens na nossa fábrica em Azeitão, por acreditarmos no seu potencial”, avança Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication and Sustainability.

Através da Ajuda em Ação os jovens continuam a ser acompanhados até que estes sejam autónomos e parte ativa e fundamental na sociedade em que estão inseridos. Devido ao sucesso do ‘Bora jovens até ao momento, o programa pretende apoiar ainda mais jovens em vários pontos do país e contar com a participação de mais empresas parceiras para continuar a sua missão de construir um futuro mais digno para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social.

“Os jovens que nos são encaminhados vêm de meios socioeconómicos frágeis e apresentam baixas competências pessoais e sociais. Manifestam muita necessidade em ser ouvidos e de acolhermos as suas vulnerabilidades emocionais”, conta a Técnica de Intervenção Social do projeto, Rosário Alvarenga. Contudo, “têm conseguido receber os desafios que lhes têm chegado”, acrescenta Mário Baudoiun, Diretor de Programas da Ajuda em Ação. E as histórias de sucesso começam a surgir. Histórias como a de uma jovem santomense de 23 anos que vive em Loures com a sua avó e uma prima e se recusou a desistir desta oportunidade, mesmo quando se deparou com um problema de saúde, e que graças à sua perseverança já não está desempregada e conseguiu integrar o seu filho num infantário. Outra história marcante é a de uma jovem de 20 anos que mesmo sem acesso a eletricidade em casa e, logo sem internet, se conseguiu mobilizar para assistir às sessões de formação online e hoje trabalha e consegue garantir os bens essenciais para o seu dia a dia.