Allianz GI compra participação de 75% na Galp Gás Natural Distribuição

Comunicado

Sujeita a aprovações regulatórias, transação deve ficar concluída no primeiro trimestre de 2021

Allianz GI compra participação de 75% na Galp Gás Natural Distribuição

• Galp Gás Natural Distribuição é a maior rede de distribuição de gás natural de Portugal
  • Rede com 13.000 km atende a cerca de 1,1 milhão de lares no país
  • ACP é uma gestora de ativos e investimentos alternativos que faz parte da Allianz Global Investors (AllianzGI)

Lisboa, 27 de outubro de 2020.- A Allianz Capital Partners, gestora de ativos e investimentos alternativos que integra a Allianz Global Investors (AllianzGI), em nome das seguradoras Allianz (“Allianz”), e o Allianz European Infrastructure Fund acabam de assinar um acordo esta segunda-feira para adquirir da Galp Energía SA (“Galp”) uma participação de 75% na Galp Gás Natural Distribuição (GGND).

A Galp Gás Natural Distribuição é uma rede de distribuição regulada com uma extensão de mais de 13.000 km que serve cerca de 1,1 milhões de lares em Portugal, incluindo em Lisboa. A rede da GGND é uma das redes de distribuição mais modernas da Europa.

Quase 95% da rede da GGND é composta por tubos de polietileno de baixa pressão (“PE”), que podem ser utilizados para a distribuição de hidrogénio, gás natural sintético ou biometano. Além disso, esses tubos de PE asseguram uma vida útil prolongada, mas também de manutenção e taxas de derrama mais baixos.

Christian Fingerle, Chief Investment Officer da Allianz Capital Partners afirma: “Temos o prazer de investir na Galp Gás Natural Distribuição, que é o nosso primeiro investimento direto em infraestrutura em Portugal. Em conjunto com a GGND e os nossos parceiros, esperamos apoiar esta infraestrutura crítica, que contribui para o plano de descarbonização da economia portuguesa e pode tornar-se um facilitador importante para a transição energética para gases renováveis, proporcionando aos nossos clientes de seguros e investidores rendimentos de longo-prazo ajustados ao risco.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2021.
  • Fim –

Sobre a Allianz Capital Partners
A Allianz Capital Partners é uma das gestoras de ativos do Grupo Allianz para investimentos de capital alternativos e faz parte da Allianz Global Investors (AllianzGI). Com escritórios em Munique, Londres, Luxemburgo, Nova Iorque e Singapura, a Allianz Capital Partners administra mais de 34 mil milhões de EUR em ativos alternativos em nome do Grupo Allianz e de investidores terceiros.* O nosso enfoque de investimento é em capital privado, infraestrutura e energias renováveis. A nossa estratégia de investimento visa gerar rendimentos atrativos, de longo-prazo e estáveis para os nossos clientes.

Sobre a Allianz Global Investors
A Allianz Global Investors (Allianz GI) é uma gestora líder em investimentos e ativos. Conta com mais de 760 profissionais de investimento* em 25 escritórios em todo o mundo e gere mais de 538 mil milhões de EUR em ativos para particulares, famílias como de instituições*.
“Active” é a palavra mais importante do nosso vocabulário. Ativa é a forma como criamos e partilhamos valor com os clientes. Acreditamos na solução, não na venda, e criação de valor além do puro ganho económico. Investimos a longo-prazo, disponibilizando a nossa expertise inovadora em investimentos e recursos globais. O nosso objetivo passa por garantir uma experiência superior aos nossos clientes, onde quer que eles estejam sedeados e quaisquer que sejam as suas necessidades de investimento.
* Dados a 30 de junho de 2020.

O Grupo Allianz é uma das seguradoras e gestoras de ativos líderes mundiais, com mais de 100 milhões de clientes corporativos e de retalho em mais de 70 países. Os clientes da Allianz beneficiam de uma ampla gama de serviços de seguros pessoais e empresariais, que vão desde seguros de imóveis, vida e saúde a serviços de assistência a seguros de crédito e seguros de negócios globais. A Allianz é um dos maiores investidores do mundo, gerindo 766 mil milhões de euros em nome dos seus clientes de seguros. Além disso, os nossos gestores de ativos da PIMCO e da Allianz Global Investors gerem 1,7 biliões de euros em ativos de terceiros. Graças à nossa integração sistemática de critérios ecológicos e sociais nos nossos processos de negócios e decisões de investimento, mantemos a posição de liderança de seguradoras no Dow Jones Sustainability Index. Em 2019, mais de 147.000 alcançaram receitas totais de 142 mil milhões de euros e um lucro operacional de 11,9 mil milhões de euros para o grupo.
Estas avaliações estão, como sempre, sujeitas ao disclaimer abaixo.

Cautionary note regarding forward-looking statements
This document includes forward-looking statements, such as prospects or expectations that are based on management's current views and assumptions and subject to known and unknown risks and uncertainties. Actual results, performance figures, or events may differ significantly from those expressed or implied in such forward-looking statements. Deviations may arise due to changes in factors including, but not limited to, the following: (i) the general economic and competitive situation in the Allianz Group's core business and core markets, (ii) the performance of financial markets (in particular market volatility, liquidity, and credit events), (iii) the frequency and severity of insured loss events, including those resulting from natural catastrophes, and the development of loss expenses, (iv) mortality and morbidity levels and trends, (v) persistency levels, (vi) particularly in the banking business, the extent of credit defaults, (vii) interest rate levels, (viii) currency exchange rates, most notably the EUR/USD exchange rate, (ix) changes in laws and regulations, including tax regulations, (x) the impact of acquisitions including and related integration issues and reorganization measures, and (xi) the general competitive conditions that, in each individual case, apply at a local, regional, national, and/or global level. Many of these changes can be exacerbated by terrorist activities.
No duty to update
The Allianz Group assumes no obligation to update any information or forward-looking statement contained herein, save for any information required to be disclosed by law.