• Altice Portugal/

Altice Portugal lidera novo marco estratégico no roadmap para o 5G com primeira demonstração pré-comercial com equipamento 5G da Huawei

A Altice Portugal lidera hoje mais um marco estratégico no roadmap para o 5G ao concretizar a primeira demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5Gbps. Alinhada com a agenda definida pela União Europeia (UE) para o 5G, a Altice Portugal reitera a sua posição de liderança no desenvolvimento da tecnologia 5G.
Esta demonstração consiste na ativação de um ecossistema pré-comercial completo de 5G, do terminal de cliente até às plataformas de serviço. O equipamento terminal (router) foi desde logo desenvolvido para suportar a nova tecnologia 5G, a qual consiste numa nova rede rádio e numa nova rede de controlo 5G, bem como na utilização de um conjunto de antenas ativas. Estas antenas, por sua vez, são mais complexas e inteligentes do que as antenas normalmente instaladas nas redes móveis, integrando cada uma delas 64 recetores e 64 emissores de sinal (beam forming e Massive MIMO), o que visa uma melhoria significativa da qualidade da transmissão e por consequência da qualidade do serviço prestado.
Nesta demonstração, com características equivalentes às do ambiente comercial, a transmissão na rede de acesso rádio é realizada numa das várias bandas de frequências apontadas para o 5G, 3,6 GHz, e com um terminal 5G da Huawei, com velocidades previstas de 1,5Gbps.
Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, «liderar o processo de desenvolvimento e implementação do 5G em Portugal é uma prioridade estratégica para a Altice Portugal, que pretende antecipar – sempre – a entrega aos clientes de serviços promotores de uma maior qualidade de vida, transformadores da sua capacidade de comunicar, de estreitar distâncias, de criar proximidade».
De acordo com Chris Lu, CEO da Huawei em Portugal, «o 5G será uma rede que permitirá inúmeras possibilidades para um mundo verdadeiramente conectado, no qual a Huawei acredita e está totalmente comprometida em ajudar a construir. Há muito presente no mercado português, a Huawei está empenhada em trazer as mais recentes e avançadas tecnologias para Portugal, contribuindo para uma sociedade melhor conectada em Portugal».
De notar que o projeto de transformação da Rede DWDM da Altice Portugal, que materializa a capacitação das suas infraestruturas para a introdução do 5G, acaba de ser distinguido na categoria Most Innovative 200G/400G Deployment, no âmbito do Huawei Optical Innovation Forum 2018, com 16 áreas distintas a premiar operadores de todo o mundo.
A GSMA Intelligence estima que o 5G represente mais de 30% do total das ligações móveis na Europa em 2025, com 214 milhões de utilizadores. Uma pesquisa a nível global da Gartner conclui, ainda, que mais de metade das empresas (57%) pretende utilizar o 5G para suportar a comunicação com a Internet of Things (IoT), um dos drivers fundamentais, neste ano de 2018, do investimento em Tecnologias de Informação.
A tecnologia 5G apresenta-se como um novo paradigma nas redes de telecomunicações, ao pretender alargar o seu âmbito de aplicação a casos de uso atualmente suportados por redes privadas e com fios. Para além de maiores débitos (20Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), o 5G deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitir um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).
Altice Portugal é líder do 5G roadmap em Portugal
O investimento da Altice Portugal no 5G posicionou-a desde logo através da Altice Labs, que lidera o consórcio para a implementação do 5G em Portugal, beneficiando do apoio do COMPETE 2020, consubstanciado num conjunto de fundos comunitários da UE no âmbito do Portugal 2020. Este apoio atribuído a entidades de referência no setor, entre as quais a Altice Portugal, insere-se no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, num movimento de extrema importância para o desenvolvimento estratégico e competitivo de Portugal, o qual a Altice Portugal tem o maior orgulho de poder liderar.
Em parceria com a Huawei, a Altice Portugal já tinha efetuado durante o Web Summit 2016, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo do qual a Altice Portugal é parceiro tecnológico, a primeira demonstração em Portugal, e uma das primeiras no mundo, de um débito de 1.7 Gbps sobre uma rede móvel 4,5G. Esta velocidade superou 5 vezes a velocidade das redes móveis e 2 vezes a velocidade premium de fibra ótica à data da demonstração.
No contexto do 1º aniversário da Altice Labs, em fevereiro de 2017, a Altice Portugal celebrou um Memorando de Entendimento com a Ericsson Telecomunicações para a aceleração do 5G, tendo ambos os players vindo desde então a dinamizar grupos de trabalho, reflexão e coordenação de iniciativas de I&D, pilotos e demonstração de equipamentos e aplicações 5G.
Também no TECHDAYS 2017, um dos maiores eventos em Portugal na área da tecnologia e I&D, a Altice Labs demonstrou todos os desenvolvimentos já liderados pela Altice Portugal no 5G.
No Web Summit 2017, a Altice Portugal demonstrou em ambiente comercial o potencial do 4G+, ao atingir velocidades de débito até 1Gbps num conjunto de terminais topo de gama e de última geração de vários fabricantes, como o Huawei Mate10 Pro, voltando a quebrar barreiras de velocidade de transferências de dados móveis na rede LTE.
No mês de fevereiro de 2018, a Altice Portugal e a Huawei Tech. Portugal formalizaram, no Mobile World Congress 2018, a assinatura de um Memorando de Entendimento para impulsionar o desenvolvimento e a implementação do 5G em Portugal. Esta colaboração, já iniciada em 2016, consolidou o compromisso da Altice Portugal na implementação e no desenvolvimento de um ecossistema 5G, ao vivo, para testar aplicações e serviços alavancados pela tecnologia 5G, materializando um passo fundamental para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal.
Também em fevereiro último, a Altice Portugal inaugurou o Golabs.IoT, um dos pilares fundamentais do seu ecossistema de desenvolvimento e implementação de serviços para redes 5G, o qual foi caracterizado no momento do seu lançamento como um conceito completamente diferente e inovador dos laboratórios atuais, por ser baseado na ideia de "laboratório aberto” e potenciador de um contexto de desenvolvimento e de trabalho cooperativo entre operadores, startups, comunidade académica e indústria.