Fundação PT introduz Babycare na Guarda e permite ligar pais e bebés prematuros através da tecnologia

Fundação PT introduz na Unidade Local de Saúde da Guarda solução Babycare, abrangendo cerca de 155 mil pessoas, numa região onde se registam 600 nascimentos, em média, por ano;

O Babycare permite aos pais de bebés prematuros verem os seus filhos, 24 horas/dia, através da internet;

A nível nacional, a Fundação PT beneficia com o Babycare um universo de mais de 700 famílias.

Numa aposta contínua no desenvolvimento da saúde e do bem-estar, a Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) introduz na Unidade Local de Saúde da Guarda o serviço Babycare, uma solução tecnológica pioneira a nível mundial que permite aos pais de bebés prematuros visualizarem os seus filhos à distância.

No quadro da Unidade Local de Saúde da Guarda, são abrangidos por este lançamento da Fundação PT o Hospital Sousa Martins, o Hospital de Nossa Senhora da Assunção e todos os centros de saúde da região, que abarcam perto de 155 mil pessoas, numa zona geográfica onde se registam em média 600 nascimentos, por ano.

O Babycare, sistema inovador dentro e fora do país, possibilita aos pais destes bebés ou em situação de internamento hospitalar, visualizarem os seus descendentes, 24 horas por dia, através de um computador ligado à internet. Cada incubadora integrada no sistema Babycare dispõe de uma pequena câmara de vídeo ligada a um servidor. O acesso à solução implica, por parte dos pais, a introdução de uma password fornecida pelo hospital.

A Fundação PT, no âmbito da sua atuação na área da saúde, apoia o Babycare através da disponibilização dos equipamentos e infraestruturas necessários ao funcionamento do sistema, já disponível nas seguintes unidades hospitalares: Maternidade Dr. Alfredo da Costa, em Lisboa; Maternidade Júlio Dinis, no Porto; Centro Hospitalar do Nordeste, em Bragança; Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada; Hospital Beatriz Ângelo, em Loures; Centro Hospitalar Cova da Beira, na Covilhã; Hospital Amadora Sintra, em Sintra; e, agora, também a Unidade Local de Saúde da Guarda.

Nestas unidades hospitalares, encontram-se instaladas na sua totalidade 76 câmaras de vídeo, com benefício direto para um universo de mais de 700 famílias, às quais a Fundação PT faz estender as valências da tecnologia e intervém estrategicamente na saúde e no bem-estar da sociedade portuguesa. Comunicado de Imprensa

Sobre a Fundação PT

A Fundação PT, instituição privada sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, tem por objeto exprimir e concretizar o compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento da PT Portugal, promovendo e apoiando projetos, iniciativas e atividades que contribuam para o desenvolvimento da sociedade de informação e o combate à infoexclusão, bem como para o desenvolvimento dos usos sociais das tecnologias de informação e comunicação e a promoção da inovação e do desenvolvimento.