Inscrições para a edição 2013 do Prémio Portugal Telecom de Literatura até 7 de Abril

As inscrições para a 11ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura estão abertas, são válidas até dia 7 de Abril de 2013 e podem ser submetidas no site www.premioportugaltelecom.com.br. Editores e/ou escritores poderão inscrever livros brasileiros com primeira edição no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2012. Os livros de outros países lusófonos devem ter a 1ª edição publicada no país de origem entre 1 de Janeiro de 2009 e 31 de Dezembro de 2012, com publicação no Brasil em 2012. O Prémio Portugal Telecom de Literatura desenvolve-se em três categorias: Romance, Poesia, Conto/Crónica, um Grande Prémio escolhido entre os vencedores das três categorias e reparte-se por três etapas. Na 1ª etapa (Júri Inicial) cada jurado indica 3 (três) livros de cada categoria entre os livros inscritos para compor a lista das 60 obras que serão avaliadas pelo próximo júri 20 livros de cada categoria; na 2ª etapa o Júri Intermediário elegerá os 12 finalistas entre os 60 classificados na etapa anterior elegendo 4 livros de cada categoria; na terceira etapa, o Júri Final escolherá o vencedor de cada categoria e, depois de votar nos três vencedores, o Júri Final apurará o Grande Prémio Portugal Telecom 2012, entre os três vencedores. A Curadoria da edição de 2013 é formada pela curadora-coordenadora e consultora literária, Selma Caetano, pelo poeta António Carlos Secchin (curador da categoria poesia), pelo escritor Luiz Ruffato (curador da categoria romance) e pelo escritor Marcelino Freire (curador da categoria conto/crônica). Além de receber os exemplares e validar as inscrições, a Curadoria 2013 indica o Júri Inicial, participa da composição de todos os júris e responde pelo resultado de todas as etapas do Prémio.PrémiosPrémio Portugal Telecom Romance = R$ 50 mil reaisPrémio Portugal Telecom Poesia = R$ 50 mil reaisPrémio Portugal Telecom Conto ou Crónica = R$ 50 mil reaisGrande Prémio Portugal Telecom 2012 =R$ 50 mil reaisEm 2012, Valter Hugo Mãe venceu o Grande Prémio e o Prémio de Romance com A Máquina de Fazer Espanhóis, o Prémio Poesia foi ganho por Nuno Ramos com Junco e o de Conto ou Crónica por Dalton Trevisan com O Anão e a Ninfeta.Cumprimentos,Margarida Morais Direcção de Comunicação e Imagem Corporativa Avenida Fontes Pereira de Melo, 40, Sala 6.47 1069-300 Lisboa Tel: 351 215 000 157 E-mail: margarida.a.morais@telecom.pt