• Altice Portugal/

Metro e PT inauguram estação Baixa-Chiado PT Bluestation, com implementação de projeto pioneiro em todo o mundo

O Metropolitano de Lisboa (Metro) e a Portugal Telecom (PT) reinauguram a estação Baixa-Chiado, que ganha a partir de hoje a designação Baixa-Chiado PT Bluestation, numa estratégia pioneira de dinamização do Chiado, uma zona nobre da cidade de Lisboa, oferecendo a todos os utilizadores deste espaço uma experiência totalmente inovadora.

A PT é, assim, a primeira marca institucional no mundo a personalizar e explorar o branding e os naming rights de uma estação de metro, materializando um projeto resultante de um trabalho conjunto desenvolvido pelo Metro e pela MOP (Multimédia Outdoors Portugal), totalmente irreverente e que não só posiciona o Metro como uma organização inovadora, como acentua o estilo cosmopolita da capital portuguesa.

Ao longo dos próximos quatro anos, com a gestão da imagem e do branding e naming rights da estação de metro Baixa-Chiado, a PT implementará em articulação com o Metro um projeto transversal de ativação da marca institucional PT, bem como de promoção de conteúdos das suas diferentes marcas comerciais, abrangendo várias vertentes:

?A marca PT será integrada na sinalética da estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation, assim como nas sinaléticas de toda a rede do Metro em que a mesma é referenciada.

?A marca PT passará a constar de um conjunto de projeções decorativas da estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation – da responsabilidade da Dub Video Connection e da autoria gráfica da Partners –, com conteúdos integrados pela Mobbit Systems e organizados por categorias – News (notícias de última hora), To Do (agenda lúdico-cultural da Baixa-Chiado PT Bluestation), Fun (informações sobre lazer), Useful (informações úteis, como o tempo, o trânsito, etc.), Chiado (informações sobre a zona do Chiado), Kids (informações orientadas para os mais novos).

?A estação Baixa-Chiado PT Bluestation passará a estar decorada com iluminação inteligente e ambientalmente responsável – também da responsabilidade da Dub Video Connection –, no tom azul. Adicionalmente, uma solução de iluminação interativa marcará presença nas carruagens sempre que estas entrarem ou saírem do cais e uma iluminação em leds vai percorrer o túnel central.

?Na estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation será promovida a ativação das diferentes marcas comerciais PT (TMN, MEO, SAPO, PT Negócios, PT Prime e Portal SAPO) sob o conceito life enabler, que pressupõe a colocação da tecnologia PT ao serviço das pessoas e em função da melhoria da sua qualidade de vida.

Fruto desta vertente sustentável, a PT disponibilizará gratuitamente o acesso à rede PT WiFi a todos os utilizadores desta estação de metro, facilitando a utilização das telecomunicações. Este posicionamento será uma componente da atitude sustentável assumida pela PT, na sua perspetiva de agente social e economicamente responsável.

?No âmbito deste projeto está ainda previsto com a colaboração da agência Who um programa lúdico-cultural 365 dias/ano, contemplando ações temáticas diárias subordinadas a um tema diferente em cada mês. Cada um dos 12 temas, correspondentes aos 12 meses do ano, serão definidos em articulação entre a PT e o Metro por 12 comissários selecionados entre os meios da cultura, das artes e do espetáculo, com o objetivo de envolver as pessoas, as suas vidas, as suas realidades e os seus sonhos. Integram o grupo dos 12 comissários nomes como Vasco Araújo, artista plástico e o responsável pela agenda do mês de Setembro, dedicada ao Amor, João Tordo, reconhecido escritor, Dino Alves, estilista de renome, e João Botelho, consagrado realizador português.

A estação de metro Baixa-Chiado, obra do conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, encontra-se localizada no coração da cidade de Lisboa, onde a cultura, as artes, o espetáculo, a restauração e a vida lisboeta têm uma intensidade maior. Esta estação é o ponto de passagem de cerca de 13 milhões de pessoas/ano – um número que supera a população portuguesa –, assumindo-se como um ponto fulcral do seu trajeto diário casa-trabalho/trabalho-casa. Estes fatores inspiram, deste modo, a criação de um universo PT nesta estação de metro, no interior da qual os lisboetas vão passar a contar com um conjunto de conteúdos lúdicos e culturais 365 dias por ano.

De salientar que a conceção e o desenvolvimento deste projeto envolveu, durante um período de cerca de 6 meses, mais de 170 pessoas e 20 entidades distintas, tendo implicado a colocação de mais de 10 km de cabos de fibra ótica e energia, com trabalhos realizados durante a madrugada por forma a não afetar a livre circulação de utilizadores da estação.

Com o projeto Baixa-Chiado PT Bluestation, o Metro e a PT atribuem a esta estação um novo estatuto, conferindo-lhe o papel de âncora dinamizadora desta zona nobre da cidade de Lisboa, o que se refletirá na qualidade de vida do utilizador final, para quem as dimensões lúdico-cultural e tecnológica foram pensadas detalhadamente.

Informações para Imprensa

Diana de Mello I 215 002 050 I diana.a.mello@telecom.pt