PT e UBI criam Centro de Investigação e Competências nas áreas de cloud computing e saúde

A Portugal Telecom (PT) e a Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceram hoje um acordo de parceria para a criação de um Centro de Investigação e Competências de Cloud Computing e TI. Este projeto consiste na criação de núcleos de especialização denominados “Labs”, dentro dos quais serão desenvolvidos projetos de investigação e desenvolvimento, criação de capital intelectual e desenvolvimento de competências profissionais nestas áreas. Numa primeira fase, serão constituídos quatro “Laboratórios” que incidirão nas áreas de Cloud Computing, Tecnologia Aplicada à Saúde, Percursos e Certificações Profissionais na Cloud e Software Testing & Validation, mas que se pretende que incluam no futuro outros domínios, integrando diversas componentes e competências.
Nos últimos anos a PT tem vindo a desenvolver inúmeras iniciativas com a UBI, nas áreas da formação, I&D e empreendedorismo, que ganharam uma nova dimensão com a inauguração do Data Center da Covilhã, em setembro do ano passado.
Hoje, este acordo de parceria vem reforçar a cooperação entre as duas instituições, aproximando o mundo científico à atividade empresarial, criando capital intelectual e preparando profissionais capacitados numa realidade tão atual e necessitada como é o Cloud Computing. Esta atividade contribuirá para o desenvolvimento económico da região, podendo atrair a instalação de novas empresas e consequentemente a criação de postos de trabalho qualificado.
Numa primeira fase serão criados quatro núcleos de especialização “Labs” nas seguintes áreas:
• Laboratório de Cloud Computing, que terá por objetivo reforçar a atividade científica inovadora e de excelência no âmbito do cloud computing, desenvolvendo investigação aplicada em áreas chave como a eficiência energética, gestão operacional de serviços cloud, gestão da capacidade, segurança na cloud e utilização de standards abertos. Este Laboratório servirá como catalisador para o desenvolvimento de projetos de inovação exploratória mas também procurando a criação de soluções de capital intelectual com aplicação prática no curto prazo. Simultaneamente irá disponibilizar meios adequados e apoio aos novos empreendedores, catalisando o desenvolvimento empresarial e disseminação do conceito de cloud computing, aumentando a divulgação e a confiança do mercado para esta nova forma de usar a tecnologia.
• Laboratório de Saúde, especializado nas áreas de Health Care, Medical Solutions & Life Sciences que desenvolverá investigação aplicada em áreas como o desenvolvimento, certificação e teste de aplicações de eHealth e mHealth, redes redundantes para situações de emergência médica, healthcare analytics and big data, e healthcare sensors. Pretende-se com este laboratório promover a competitividade nacional, alavancando tecnologias que permitirão o aumento da eficiência das operações do sector da Saúde, através da simplificação de processos e do reforço da aptidão para a mobilidade e prestação de serviços remotos.
 Laboratório de Certificação Profissional, focado na formação certificada a colaboradores e parceiros da Portugal Telecom na área de Serviços Cloud, Tecnologias de Informação e Data Center, com o objetivo de incrementar o número de profissionais capacitados em competências específicas, com crescente procura pelo mercado. O programa será da responsabilidade do CFIUTE - Centro de Formação/Interação UBI – Tecido Empresarial, com a participação de quadros da PT.

Laboratório de Teste de Software, onde irão desenvolver- se métodos, processos e tecnologias focadas na área do Software Testing. Também se poderão vir a formar profissionais com vista à prestação de managed testing services garantindo a execução de testes de sistema e testes integrados end-to-end (solução/ecossistema) nas vertentes chave: Funcional; Performance; Segurança; Usabilidade. Adicionalmente, será prioridade a investigação de novas soluções que permitam expandir a abrangência dos testes por meio de técnicas de automação e a formação de recursos especializados na área do Software Testing, através da aplicação e disseminação de boas práticas.
Com o investimento neste Centro, a PT e a UBI procuram desenvolver um cluster de inovação em áreas emergentes e dar resposta a necessidades reais do mercado, através de soluções tecnológicas que acompanham as principais tendências mundiais em serviços de TI e Cloud.