PT impulsiona desenvolvimento económico com implementação de um dos maiores Data Center do Mundo

• Um dos maiores Data Center do Mundo – com 75.500 m2, capacidade de instalação de mais de 50 mil servidores com 30Pbytes – terá como principal foco o desenvolvimento em Portugal e a exportação de capacidade de armazenamento de dados de empresas e de serviços de cloud computing, que permitem uma redução de custos significativos para as empresas;

• Investimento de 90 milhões de euros nas duas primeiras fases do projeto, que entrará em funcionamento no final de 2012;

• Criação de 1.400 empregos qualificados;

• Criação, no Data Center, de um novo Centro de Supervisão e Gestão de Redes e Serviços, com cerca de 840 m2;

• Referência mundial em termos de eficiência energética, com poupanças de 144 mil toneladas de CO2 e 40% de redução de consumo energético.

A Portugal Telecom acaba de assinalar o arranque da construção na Covilhã de um dos maiores Data Center do Mundo, o qual entrará em funcionamento no final de 2012 e será suportado por uma rede de comunicações de fibra ótica de alto débito que o ligará às principais redes mundiais de comunicações. Com mais de 75.500 m2, níveis de eficiência energética e capacidade tecnológica única, este projeto será uma referência a nível internacional.

Com um investimento de 90 milhões de euros nas duas primeiras fases do projeto, o novo Data Center PT vai também integrar um Centro de Supervisão e Gestão de Redes e Serviços de grande dimensão, que permitirá a criação de mais de 1.400 postos de trabalho, diretos e indiretos, qualificados e especializados, fator que será decisivo na criação de riqueza e impacto na região, colocando a Covilhã no mapa das cidades que mais irão contribuir para o desenvolvimento económico do país. O processo de recrutamento já foi iniciado e em apenas três meses foram analisadas mais de 300 candidaturas.

Com uma área de implementação de 75.500 m2 (o equivalente a mais de 17 Pavilhões Atlântico e mais de 340 courts de ténis) e capacidade para mais de 50.000 servidores com 30Pbytes (mais de 75 milhões de filmes em HD, mais de 14 mil milhões de fotografias e mais de 3 mil milhões de músicas), o Data Center PT vem potenciar a capacidade existente de virtualização da PT.

Pelo seu reconhecimento nacional e internacional, o Professor Carrilho da Graça foi o arquiteto escolhido para responsável pelo projeto arquitetónico.

A PT supera as tendências mundiais no mercado das comunicações e direciona o seu investimento no sentido de antecipar o crescimento exponencial de dados e o aumento das necessidades das empresas a este nível, posicionando-se como um player no mercado internacional. Este Data Center irá posicionar-se, pois, como um polo de exportação de capacidade de armazenamento de dados de empresas europeias e de serviços tecnológicos, alavancando também a rede internacional da PT.

Este centro dará, igualmente, o suporte à oferta de novos serviços PT, que irão tirar partido da moderna rede de Fibra Ótica que está a ser instalada em Portugal, e terá o seu foco na disponibilização de serviços de cloud computing a grandes empresas e PMEs, disponibilizando-lhes acesso a soluções que permitirão a eliminação nos custos de investimento em tecnologias de informação, redução de custos operacionais das empresas e potenciarão a inovação através da adoção de novos serviços tecnológicos.

O novo Data Center PT irá diferenciar-se também pelos seus elevados níveis de sustentabilidade e eficiência energética, com poupanças de 144 mil toneladas de CO2 e de 40% no consumo de energia, com utilização de sistemas de refrigeração ambientalmente responsáveis de free cooling (de acordo com o Instituto de Meteorologia a Covilhã apresenta das melhores condições ambientais, temperatura do ar e humidade que maximizam os sistemas de arrefecimento) e aproveitamento de energia solar.

De salientar que o município da Covilhã, fez parte de cerca de 26 localidades estudadas e analisadas, e a sua escolha obedeceu a um rigoroso estudo de vários parâmetros e critérios, entre os quais condições meteorológicas, níveis elevados de segurança sísmica, impacto social, económico, ambiental e acessibilidades, tendo em conta, igualmente, as normas e práticas definidas pelo Code of Conduct on Data Centers da Comissão Europeia e pelo Uptime Institute.

O Data Center da Covilhã representa, desta forma, um salto tecnológico para a PT, para a Covilhã e para Portugal, com impacto positivo nas vertentes económica, social e ambiental. Através deste investimento, a PT passará a dispor de uma plataforma de desenvolvimento de serviços de tecnologia e telecomunicações ímpares, reforçando a sua oferta e disponibilizando mais e melhores serviços aos seus clientes.

O compromisso da PT com a Covilhã, passa também pela criação de parcerias com várias entidades locais, nomeadamente com associações empresariais (ANIL e NERCAB) e académicas (Universidade da Beira Interior e Associação de Estudantes da Universidade da Beira Interior).

Informações para Imprensa:

Raquel Andrade Neves | 215 002 629 | m.raquel.neves@telecom.pt