PT reforça o seu apoio à arte contemporânea com exposição de Adriana Barreto

No âmbito do apoio da Portugal Telecom à arte contemporânea, que se tem evidenciado ao longo destes anos na Coleção de Arte Contemporânea da PT que tem mais de 160 peças, entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, instalações e vídeos de artistas que falam português, será inaugurada hoje às 19h00 a exposição da artista plástica brasileira Adriana Barreto.

Adriana Barreto, conceituada artista brasileira no mundo da arte contemporânea, apresenta nesta exposição um conjunto de trabalhos que abordam o conceito de “espaço-fôrma” denominado por ela como “côncavo da mão”, lugar de criação de volumes esféricos que traduzem a sintonia fina do corpo com as coisas externas a ele, e o menor ponto para o corpo, que é aquele ocupado pela bailarina quando esta está na ponta de um pé. Tanto o “côncavo da mão” quanto o menor espaço para o corpo são sugestões da artista em relação à construção e ocupação do mundo. São pequenas metas que deflagram um amplo processo de autocrítica em relação aos sistemas sócio-económicos. Deste modo a artista cria uma alternativa aos grandes processos sociais de absorção e embotamento aos quais estamos expostos, oferecendo-lhes uma experiência sensível cujo compromisso seria o de poder concentrar-se em si para melhor habitar.

Esta exposição está inserida nas comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação e vai ser a primeira exposição a realizar-se no âmbito do Ano Cultural do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil.

Adriana Barreto, artista consagrada internacionalmente, nasceu, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Desde 1989 que tem participado em diversas exposições, coletivas e individuais, entre elas Desenhos e Aquarelas, Pinturas, Laboratório, Feminino da Mulher e High-tech Low-tech | www.adrianabarreto.com

18 de Maio a 30 de Julho de 2012

Fundação Portuguesa das Comunicações

Museu das Comunicações