PLANO DE EMERGÊNCIA ATIVADO PELA ANA FEZ FACE ÀS PERTURBAÇÕES DO TRÁFEGO

Ontem, quarta-feira 10 de maio, uma avaria do sistema de abastecimento de combustível, operado pelo Grupo Operacional de Combustíveis (GOC), causou significativas perturbações no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Para fazer face a esta anomalia alheia à sua vontade e para limitar ao máximo o impacto nos passageiros, a ANA Aeroportos de Portugal ativou um plano de emergência que possibilitou o regresso à normalidade hoje, quinta-feira 11 de maio, pelas 10h30.

Na sequência desta situação anómala, foi ativado pela ANA um dipositivo de crise que permitiu o apoio e acompanhamento dos passageiros pelas respetivas companhias aéreas. Foram criadas zonas de repouso e disponibilizadas 328 camas de campanha na aerogare para servir os passageiros que não puderam ser alojados, tendo sido distribuídas mais de 1000 refeições.

Como alternativa ao sistema de distribuição de combustível avariado, foram utilizados 4 camiões-cisterna para abastecer os aviões. Depois da reparação da anomalia no sistema, cuja exploração e manutenção é incumbência das empresas petrolíferas responsáveis, a ANA Aeroportos de Portugal, com o apoio das autoridades portuguesas, pode restabelecer em tempo recorde o normal funcionamento das operações aeroportuárias.

A ANA agradece aos passageiros a paciência e compreensão que demonstraram durante esta situação excecional, e decidiu solicitar às autoridades competentes a identificação das causas exatas desta situação anómala.

Sobre a VINCI Airports:
A VINCI Airports, uma das 5 maiores operadoras de aeroportos do mundo, gere o desenvolvimento e as operações de 35 aeroportos: 13 na França, 10 em Portugal, 3 no Camboja, 2 no Japão, 6 na República Dominicana e o aeroporto de Santiago no Chile . Servida por mais de 200 companhias aéreas, a rede da VINCI Airports contou 132 milhões de passageiros em 2016.
Com uma experiência abrangente e o profissionalismo de seus 11.000 colaboradores, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, alavancando sua capacidade de investimento, a sua rede internacional e o know-how para otimizar a gestão e o desempenho da infraestrutura aeroportuária existente, áreas de extensão e construção nova.
A ANA Aeroportos de Portugal, grupo responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, passou a fazer parte da rede VINCI Airports em Setembro de 2013. Gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja) e nas ilhas dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e Madeira (Madeira e Porto Santo), que movimentaram 44,5 milhões de passageiros em 2016, um crescimento de 14,2% face a 2015.
Informações mais detalhadas estão disponíveis em www.vinci-airports.comwww.ana.pt