• Angelini Portugal/

A Angelini Pharma e a JCR Pharmaceuticals anunciaram uma colaboração global para o desenvolvimento e comercialização de novas terapêuticas biológicas para a epilepsia

Report this content

• A colaboração combina a experiência da Angelini Pharma, na área das doenças neurológicas, com a excelência científica e tecnológica da JCR no desenvolvimento de fármacos com capacidade para atravessar a barreira hematoencefálica
  • O acordo confere à Angelini Pharma a possibilidade de obter uma licença exclusiva para desenvolver e comercializar terapêuticas biológicas altamente inovadoras na área da epilepsia, com capacidade para atingir o cérebro
  • A JCR Pharmaceuticals recebe um pagamento inicial e é elegível para receber pagamentos e royalties escalonados, mantendo o direito de comercializar no Japão

A Angelini Pharma, que integra a Angelini Industries, e a JCR Pharmaceuticals Co. (TSE 4552; "JCR") acabam de anunciar um acordo exclusivo para o desenvolvimento e comercialização global de novas terapêuticas biológicas que aplicam a J-Brain Cargo®. Trata-se de uma tecnologia de penetração da barreira hematoencefálica para o tratamento da epilepsia, utilizando mediadores não revelados.

A JCR e a Angelini Pharma irão liderar, em parceria, os esforços de investigação e desenvolvimento pré-clínico para a identificação de terapêuticas biológicas penetrantes no cérebro, utilizando a tecnologia de barreira hematoencefálica da JCR, a J-Brain Cargo®. Esta tecnologia permite a entrega de terapêuticas biológicas no sistema nervoso central através de um mecanismo denominado transcitose mediada por recetor. Após a fase de desenvolvimento pré-clínico, a Angelini Pharma terá a opção de licença exclusiva para avançar com os candidatos terapêuticos identificados, como parte do acordo de colaboração para o desenvolvimento clínico e comercialização global fora do Japão.

Segundo os termos do acordo, a JCR receberá o reembolso das despesas de investigação, um pagamento inicial, será também elegível em função de objetivos de desenvolvimento e comerciais, 505,5 milhões de dólares adicionais, bem como royalties escalonadas sobre as vendas líquidas após a aprovação.

"A epilepsia é uma das doenças neurológicas crónicas mais prevalentes. Na última década, foi reconhecida como uma doença associada a um elevado nível de incapacidade e mortalidade, o que torna urgente e necessária mais investigação para identificar soluções específicas para esta comunidade de doentes ainda com necessidades não atendidas", afirmou Jacopo Andreose, Diretor Executivo da Angelini Pharma. "Através desta colaboração estratégica com a JCR, uma empresa com vasta experiência em biotecnologia, iremos combinar os nossos pontos fortes para explorar a utilização de produtos biológicos nesta área e acelerar as opções de tratamento necessárias para as pessoas que vivem com epilepsia."

"A barreira hematoencefálica continua a ser um alvo elusivo na investigação clínica de doenças neurológicas e estamos entusiasmados com a parceria com a Angelini Pharma para apresentar novas terapias destinadas a estes doentes", afirmou Shin Ashida, Presidente do Conselho de Administração, Presidente da JCR. "Acredito que a nossa tecnologia exclusiva, J-Brain Cargo®, é uma chave importante para o tratamento de doenças do sistema nervoso central. A combinação das nossas tecnologias-chave com o profundo conhecimento terapêutico da Angelini Pharma em doenças neurológicas, irá permitir o desenvolvimento de novas opções de tratamento para as pessoas que vivem com epilepsia."

Estima-se que a epilepsia afete mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo[1], representando uma das doenças neurológicas crónicas graves mais comuns e debilitantes a nível mundial. Afeta pessoas de todas as idades e tem inúmeras consequências neurobiológicas, cognitivas e psicossociais. Em muitos destes indivíduos, as convulsões não podem ser controladas com os medicamentos disponíveis, o que resulta numa grande necessidade ainda não satisfeita de novas terapêuticas que proporcionem um alívio duradouro do impacto significativo da doença em todos os aspetos da sua vida.

Sobre a Angelini Pharma
A Angelini Pharma é uma empresa farmacêutica internacional que faz parte da empresa privada Angelini Industries. Investiga, desenvolve e comercializa soluções de saúde, com especial incidência nas áreas da saúde do cérebro, incluindo a saúde mental, a epilepsia, além de outras áreas terapêuticas. Fundada em Itália no início do século XX, a Angelini Pharma está presente em 20 países e emprega mais de 3.000 pessoas. Os seus produtos são comercializados em mais de 70 países através de alianças estratégicas com os principais grupos farmacêuticos internacionais. Para obter mais informações sobre a Angelini Pharma, visite https://www.angelinipharma.com.

Sobre a Angelini Industries
Angelini Industries é um grupo industrial multinacional fundado em Ancona em 1919 por Francesco Angelini. Atualmente, a Angelini Industries representa uma realidade industrial sólida e diversificada que emprega cerca de 5.800 colaboradores e opera em 21 países em todo o mundo, com receitas superiores a 2 mil milhões de euros, geradas nos sectores da saúde, tecnologia industrial e bens de consumo. Uma estratégia de investimento orientada para o crescimento; um compromisso constante com a investigação e o desenvolvimento; um profundo conhecimento dos mercados e dos setores de atividade, fazem da Angelini Industries uma das empresas italianas de excelência nos setores em que opera. Para saber mais, visite www.angeliniindustries.com.

Sobre a JCR Pharmaceuticals Co., Ltd.
A JCR Pharmaceuticals Co., Ltd. (TSE 4552) é uma empresa global de medicamentos especializados, que está a redefinir as expetativas e expandir as possibilidades das pessoas com doenças raras e genéticas em todo o mundo. A empresa continua a desenvolver o seu legado de 48 anos no Japão, enquanto expande a sua presença global nos EUA, Europa e América Latina. A JCR melhora a vida dos doentes aplicando os seus conhecimentos científicos e tecnologias únicas para investigar, desenvolver e disponibilizar terapias de nova geração. A JCR esforça-se por expandir as possibilidades dos doentes, aumentando o avanço da medicina a nível global. Os valores fundamentais da empresa – fiabilidade, confiança e persistência – favorecem todos os seus intervenientes, incluindo colaboradores, parceiros e doentes.
Para mais informações, visite https://www.jcrpharm.co.jp/en/site/en/.

[1] WHO, https://bit.ly/3VvsC5E

Tags: