2.ª edição da bolsa APCL, SPH e Gilead entrega 15 mil euros a projeto de investigação na área das neoplasias de linfócitos B

Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição da  bolsa “Building Future Knowledge in mature B cell malignacies”, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences.
O projeto de investigação em neoplasias de células B maduras distinguido receberá 15 mil euros. A bolsa destina-se a projetos com a duração máxima de um ano e as candidaturas estão abertas até 30 de abril de 2020.

Os investigadores, nacionais ou estrangeiros, que se encontrem a desenvolver projetos em instituições portuguesas, poderão candidatar-se à bolsa, sendo valorizados projetos de caráter interdisciplinar e de colaboração entre instituições, que se dediquem ao estudo das  áreas do tratamento, diagnóstico, epidemiologia, qualidade de vida dos doentes e impacto a nível sociológico.

“Desde 2003 que a APCL já atribuiu mais de 450 mil euros em bolsas de investigação. Consideramos que  apoiar estes projetos é um dos pilares do nosso trabalho diário e uma forma de podermos contribuir para a investigação das doenças hemato-oncológicas malignas”, explica Manuel Abecasis, presidente da APCL.
“Damos muita importância a esta bolsa de investigação e é com muito gosto que a Gilead a apoia, pelo segundo ano consecutivo. Faz parte da nossa missão contribuir para a investigação científica nesta área tão relevante das doenças hemato-oncológicas”, refere Vítor Papão, Diretor Geral da Gilead Sciences Portugal.

Os projetos submetidos serão avaliados por um júri independente, composto por José Mário Mariz, diretor do Serviço de Hemato-Oncologia do IPO do Porto, João Raposo, diretor do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, e Maria Gomes da Silva, professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa.

As candidaturas podem ser enviadas para o email bolsas@apcl.pt e o regulamento deve ser consultado no site da APCL.

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em janeiro de 2002 em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro Hemato-Oncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram.
A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, apoiando a investigação científica nesta área com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação dos profissionais de saúde a ela ligados.
A APCL iniciou um processo de construção de uma casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos e seus familiares com carências financeiras que se encontrem deslocados da sua área de residência, e que necessitem de transplantação de medula óssea ou tratamentos específico, só realizáveis em Lisboa.

Sobre a SPH
A Sociedade Portuguesa de Hematologia é uma associação sem fins lucrativos, constituída por médicos e outros profissionais ligados à saúde empenhados na prática e (ou) investigação no campo da Hematologia. Tem como objetivo promover e contribuir para o desenvolvimento da hematologia, nas suas diversas expressões – clínica, laboratório, transfusão, imunoterapia e ciências afins – e nos seus diferentes aspetos – social, técnico-científico, pedagógico, de investigação e profissional.

Sobre a Gilead Sciences
A Gilead Sciences é uma empresa biofarmacêutica que investiga, desenvolve e comercializa terapêuticas inovadoras em áreas de necessidade médica não preenchida. A missão da empresa é melhorar os cuidados dos doentes que sofrem de doenças potencialmente fatais. A Gilead desenvolve a sua atividade em mais de 35 países em todo o mundo e tem sede em Foster City, Califórnia.