• APCL/

APCL e Observador juntam-se para falar sobre “O futuro da Medicina de Precisão em Portugal”

27 de outubro | 17h00 | Auditório Caleidoscópio - Universidade de Lisboa

Lisboa, 24 de outubro de 2022 – A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e o  Observador, com o apoio da Gilead, juntam-se para abordar o futuro da medicina de precisão em Portugal, com foco nos novos horizontes da terapia celular, no dia 27 de outubro, às 17h00. O evento acontece no Auditório do Caleidoscópio da Universidade de Lisboa, mas pode ser acompanhado online no site ou Facebook do Observador. Nesta sessão, será entregue a bolsa “Building Future Knowledge in mature B cell malignacies”, no valor de 15 mil euros, ao projeto vencedor da edição de 2022.

A primeira parte será marcada pela exibição de um documentário sobre as CAR-T em Portugal. O vídeo conta com o apoio institucional da Ordem dos Médicos (OM) e da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), reconhecendo o papel de todos os intervenientes ao longo dos últimos três anos na introdução da tecnologia CAR-T em Portugal e o contributo na consolidação da agenda estratégica da Medicina de Precisão.

A mesa redonda que se irá seguir terá como tópico central de discussão “O Futuro da Medicina de Precisão em Portugal”, contando com a moderação de Paulo Farinha e a intervenção de Manuel Abecasis, hematologista e presidente da APCL; Alexandre Lourenço, da Ordem dos Médicos; Catarina Baptista, coordenadora do Grupo de Trabalho de Investigação em Saúde da APAH; e Ana Paula Martins, diretora de assuntos governamentais da Gilead.

A sessão vai terminar com a atribuição da bolsa “Building Future Knowledge in mature B cell malignacies”, no valor de 15 mil euros. Esta bolsa de investigação consiste numa iniciativa lançada pela APCL, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e com o apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences, com o intuito de promover a investigação científica e epidemiológica nas áreas das neoplasias de células B maduras.

Sobre a APCL
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em janeiro de 2002 em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro hemato-oncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram.   A principal motivação dos Fundadores da APCL radicou na sua compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a devastadora doença que é a Leucemia.   A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, investindo para isso em investigação científica com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação para profissionais de saúde.
A APCL assume ainda como sua missão o aumento da literacia do doente, promovendo e organizando workshops sobre patologias do sangue e temas relacionados, com envolvimento de profissionais de saúde.
A promoção de encontros entre pares para partilha de experiências e informações, bem como o apoio financeiro a doentes com Leucemia e às suas famílias, são outras valências que doentes e cuidadores encontram da APCL.
A APCL iniciou um processo de construção de uma casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos e seus familiares com carências financeiras que se encontrem deslocados da sua área de residência e se encontrem em tratamentos específicos ou transplante em Lisboa.

Tags: