APCL lança livro infantil para ajudar crianças com leucemia e suas famílias

19 de dezembro | 17h00 | Sede da APCL - Lisboa

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta no 19 de dezembro, às 17h, na sua sede em Lisboa, “De azul a arco-íris” – um livro dedicado à temática da leucemia, numa iniciativa promovida pela empresa Betweien, no âmbito das comemorações do seu aniversário.

O evento de lançamento do livro terá apresentação e moderação por parte da empresa Betweien, num painel de intervenientes composto por: Professor Manuel Abecasis (Hematologista Presidente da APCL); Dr.ª Filomena Pereira (Diretora Serviço Pediatria, IPOFG Lisboa, a confirmar); Cristina Caldas (mãe de um jovem diagnosticado com leucemia); Equipa Betweien.

Desenvolvido pela APCL e pela Betweien, o livro destina-se aos pequenos leitores que são diagnosticados com leucemia, ao mesmo tempo que procura dar a conhecer e sensibilizar para o impacto da doença nas famílias atingidas.

O desenvolvimento deste projeto ocorre no âmbito das comemorações do 11.º ano de existência da empresa Betweien, numa iniciativa que promove o lançamento de um livro infantil dedicado ao tema da leucemia. A Betweien é uma empresa dedicada, desde julho de 2011, data da sua fundação, à conceção, desenvolvimento, implementação de projetos educativos, sendo que, paralelamente e de um modo complementar, atua, também, na criação e na produção de recursos pedagógicos. Detém o estatuto de Spinoff da Universidade do Minho, sustentando todo o seu trabalho no resultado de estudos realizados e validados cientificamente nesta instituição académica.

O conteúdo retrata a história de Carolina, uma menina que descobre que tem leucemia linfoblástica aguda. É, sucintamente, o retrato da viagem desta personagem, pela nova realidade que atravessa. O livro procurou responder às questões: “O que é a leucemia?”, “Que alterações existem no nosso corpo?”, “O que é ser dador/a?” e “Porque é necessário um/a dador/a?”, fazendo referência ao papel importante que os pais, os/as médicos/as, os/as enfermeiros/as, o/a professor/a e os/as amigos/as têm enquanto figuras que desempenham certos e importantes papéis na vida de uma criança que foi diagnosticada com a doença.

Ao longo de toda a sua jornada, Carolina tem alguns sonhos, em que viaja com a sua amiga Doutora Girafa, numa cápsula pelo interior do corpo humano. Nesses momentos, percebe como é que o seu corpo se está a comportar perante a doença.

O livro estará disponível em hospitais e entidades que recebam e tratem a vida das crianças com uma história semelhante à da Carolina.