APCL realiza webinar dedicado a doentes com Leucemia Linfocítica Crónica

21 de setembro às 16h00

Lisboa, 08 de setembro de 2020 – A Associação Portuguesa Contra a Leucemia realiza no próximo dia 21 de setembro, às 16h00, um webinar que será dedicado aos doentes com leucemia linfocítica crónica (LLC). A associação assinala assim setembro enquanto o mês de consciencialização para as doenças hemato-oncológicas. Manuel Abecasis, Presidente da APCL, afirma que “É muito importante para a APCL a promoção e realização destas iniciativas que procurem esclarecer os doentes. Com este webinar vamos dedicar-nos aos doentes com um tipo de leucemia especificamente e tentar aprofundar as principais questões associadas à LLC”.
Este webinar será totalmente dedicado aos doentes e seus cuidadores, a participação será gratuita, e estará disponível mediante inscrição aqui. Para além da participação de Manuel Abecasis, contará com a participação de Maria Gomes da Silva, diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Instituto Português de Oncologia, João Raposo, diretor do Serviço de Hematologia e de Transplantação de Medula do Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, e, ainda, com a presença de Ana Carina Resina, psicóloga clínica no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
O objetivo deste webinar é abordar questões relacionados com o diagnóstico; o tratamento e os fatores a ter em conta na escolha da terapêutica mais adequada; a vigilância de um doente com LLC e, por fim, as questões emocionais relacionadas com o lidar com o diagnóstico. Durante o webinar haverá ainda espaço para uma sessão de perguntas e respostas, em que os doentes poderão esclarecer as suas dúvidas associadas à leucemia linfocítica crónica com os oradores convidados.
A realização deste webinar para assinalar o mês de consciencialização para as doenças hemato-oncológicas, em setembro, conta com o apoio da AbbVie.

Sobre a leucemia linfática crónica:
A leucemia linfática crónica (LLC) é uma doença maligna do sangue em que as células tumorais são os linfócitos, que têm origem na medula óssea; na grande maioria dos casos envolve os linfócitos B. A LLC faz parte de um grupo de doenças com características semelhantes, designadas por “Síndromes linfoproliferativas B". Nestas doenças existe um grande aumento dos linfocitos, no sangue, medula óssea, gãnglios e sistema linfático. Os linfocitos têm geralmente o aspecto de células normais, mas o seu funcionamento é anormal; a produção de anticorpos (imunoglobulinas) está muito diminuida o que pode levar ao aparecimento de infecções frequentes, por vezes muito graves.

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em janeiro de 2002 em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro hemato-oncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram.
A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, investindo para isso em investigação científica com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação para profissionais de saúde.
A APCL iniciou um processo de construção de uma casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos e seus familiares com carências financeiras que se encontrem deslocados da sua área de residência e se encontrem em tratamentos específicos ou transplante em Lisboa.