APCL realiza webinar sobre Mieloma Múltiplo destinado a doentes e cuidadores

Lisboa, 26 de outubro de 2020 – A abordagem integral do doente com Mieloma Múltiplo (MM), as alterações renais e a imunoterapia como aposta no tratamento desta patologia são os temas em destaque no Webinar de Mieloma Múltiplo que a Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL) vai realizar para doentes e cuidadores. A sessão realiza-se no próximo dia 29 de outubro, entre as 16 e as 18 horas, e faz parte do leque de iniciativas de educação que a associação tem vindo a promover em formato digital devido à pandemia da COVID-19.

“O MM é uma doença hemato-oncológica rara pelo que a promoção de educação sobre esta doença é fundamental. Este webinar tem como objetivo proporcionar aos doentes, cuidadores e profissionais de saúde um aprofundamento dos seus conhecimentos acerca desta patologia”, afirma Manuel Abecasis, Presidente da APCL.

Este webinar será coordenado pelo jornalista Paulo Farinha e os conteúdos estarão sob a responsabilidade de Fernando Leal da Costa, sócio fundador da APCL e assistente graduado sénior de Hematologia no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, onde é responsável pela Clínica do Mieloma. O Dr. Leal da Costa irá abordar o tema “Abordagem integral do doente com Mieloma Múltiplo”.
Esta iniciativa contará ainda com as participações da Dr.ª Maria do Mar Menezes, nefrologista no Hospital Curry Cabral, que falará sobre as alterações renais em doentes com MM, e da Dr.ª Cristina João, hematologista na Fundação Champalimaud, que irá falar sobre o papel da imunoterapia nestes doentes.

“Ao promover este webinar a APCL cumpre um dos objetivos da sua missão, que consiste em promover o conhecimento sobre doenças hemato-oncológicas, neste caso sobre o mieloma múltiplo cujo prognóstico se alterou radicalmente nos últimos 10 anos graças à introdução de novos fármacos como os inibidores do proteosoma, os IMIDs e mais recentemente os anticorpos monoclonais. De referir ainda os primeiros estudos com CAR T cells contra o mieloma cujos resultados parecem ser promissores” reforça o presidente da APCL.

A participação no evento, que conta com o apoio das farmacêuticas Sanofi Genzyme e Takeda, será gratuita e as inscrições poderão ser feitas aqui.

Sobre o Mieloma Múltiplo:
O mieloma múltiplo é o tipo mais comum de tumor das células plasmáticas e a esperança média de vida das pessoas que sofrem de mieloma múltiplo é de sete a dez anos.  Em Portugal, estima-se que surjam, em cada ano, 300 novos casos desta doença. Alguns destes casos não chegam a ser diagnosticados. Os últimos dados indicam o mieloma múltiplo afeta mais de 1500 portugueses.
Até hoje ainda não existe um tratamento que cure esta doença. No entanto, já existem diversas terapêuticas que permitem controlar este tipo de cancro e que melhoram significativamente a sua qualidade de visa. Há doentes que necessitam de se submeter ao transplante para tratamento da doença: estamos a falar de impacto na qualidade de vida na medida de qualquer outro transplante – hospitalização, o que leva à ausência no trabalho, ausência da vida familiar e dos cuidados redobrados que terá de ter após a cirurgia.

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em janeiro de 2002 em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro hemato-oncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram.
A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, investindo para isso em investigação científica com um programa de atribuição de Bolsas e investindo na Formação para profissionais de saúde.
A APCL iniciou um processo de construção de uma casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos e seus familiares com carências financeiras que se encontrem deslocados da sua área de residência e se encontrem em tratamentos específicos ou transplante em Lisboa.