APROVEITE A PRIMAVERA PARA DAR MAIS PEIXE AOS SEUS FILHOS DE FORMA DIFERENTE E CRIATIVA!

Report this content

A Associação Portuguesa de Dietistas aconselha a ingestão de peixe no mínimo de 2 vezes por semana.

A Primavera é considerada a estação das flores e é também uma época de grande variedade de frutas, legumes e verduras, sendo uma das mais belas fases do ano, que nos inspira a fazer refeições com alimentos leves e coloridos, ricos em antioxidantes.

Quando o tempo começa a aquecer, exige do corpo mais energia, que deve ser rapidamente reposta. Uma boa opção para esta estação é combinar estes alimentos da época com alimentos de fácil digestão como por exemplo o peixe.

Sendo o peixe um alimento de fácil digestão e rico num antioxidante fortíssimo, o selénio, deve fazer parte da alimentação das crianças, no mínimo duas vezes por semana, tal como recomenda a Associação Portuguesa de Dietistas. Na infância uma alimentação rica em antioxidantes ajuda no bom funcionamento do organismo e assegura o crescimento saudável, auxiliando também a manutenção e fortalecimento do sistema imunitário.

O selénio é também naturalmente encontrado noutros alimentos de origem animal como a carne e produtos lácteos, alguns cereais e frutos oleaginosos. Mas o peixe contém substancialmente maiores concentrações de selénio do que a carne e é considerado uma das maiores fontes dietéticas deste nutriente. Por este motivo é de extrema importância introduzir o peixe na alimentação.

Quando existe um deficit na ingestão de selénio, é observada uma maior produção de substâncias pro-inflamatórias pelo organismo. Assim o sistema imunitário fica sobrecarregado e mais debilitado.

Por esta razão, não descure da alimentação dos mais novos, diversifique e varie.

Aproveite esta estação para inovar e criar menus atraentes com alimentos sazonais. As crianças vão gostar de consumir peixe de diversas formas como por exemplo numa salada, com legumes coloridos, com massa, ou ainda em formato panado, podendo utilizar o forno como forma de confecção mais saudável, reduzindo assim o teor de gordura. Hoje em dia há várias formas e mais saudáveis de os satisfazer. As opções são mais que muitas! E com esta correcta ingestão de peixe, o selénio vai garantir o bom funcionamento e crescimento do organismo, e também o fortalecimento do sistema imunitário dos seus filhos!

Drª Zélia Santos
Associação Portuguesa de Dietistas