APDP apresentou dois trabalhos de investigação na reunião internacional EASD em Barcelona

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) viu dois trabalhos de investigadores portugueses serem aceites para apresentação na 55.ª reunião da European Association for the Study of Diabetes (EASD), que decorreu em Barcelona entre 16 e 20 de setembro.

O trabalho “High risk of cardiovascular episodes and low adherence to risk factors guidelines in a population with diabetes”  avaliou registos eletrónicos cardíacos no mundo real e demonstrou o elevado risco de eventos cardiovasculares em pessoas com diabetes e uma resposta desadequada no que respeita aos objetivos de controlo lipídico, mesmo quando está prescrita medicação para controlo lipídio.

“É necessária mais atenção quanto aos fatores de risco cardiovasculares para as pessoas com diabetes, tanto tipo 1, como tipo 2”, explica Rogério Ribeiro, investigador da APDP que participou neste estudo, acrescentando que “é preciso intensificar a gestão do risco cardiovascular nestes doentes”.

Já a investigação “Liver IDE deficiency is a risk factor for nonalcoholic fatty liver disease and prediabetes development”, em ratinhos, demonstrou que a insuficiência hepática de IDE (do inglês, Insulin Degrading Enzyme), numa dieta hipercalórica, tem um papel central na promoção da esteatose hepática e intolerância à glicose.

“Tendo em conta o atual peso da obesidade, esta investigação sublinha que este pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de NAFLD [fígado gordo não alcoólico] e pré-diabetes”, remata Paula Macedo, investigadora da APDP.

“É com agrado que vemos os trabalho dos investigadores da APDP apresentados nesta reunião tão importante para a área da diabetes”, acrescenta José Manuel Boavida, Presidente da APDP.

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

www.apdp.pt