PAN visita Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal para discutir doenças crónicas

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe a 25 de setembro, quarta-feira, na sua sede em Lisboa, Inês Sousa Real, deputada na Assembleia Municipal de Lisboa e candidata às eleições legislativas pelo partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

A reunião será, à semelhança de encontros já realizados com outros partidos, um espaço de reflexão e debate sobre o acesso a cuidados de saúde e o tratamento das doenças crónicas, particularmente a diabetes.

Portugal é o país com a mais alta prevalência de diabetes na Europa: 13% da população entre os 20 e os 79 anos, segundo dados da OCDE relativos a 2014. A integração plena da APDP no Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de uma solução sustentável, é um dos pontos a abordar na visita de André Silva, visto que a associação funciona integrada no SNS enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mas entende necessária outra solução.

Por um lado, discutir-se-á a promoção do acesso a cuidados de qualidade, um maior e melhor investimento na saúde e o envolvimento de toda a sociedade, incluindo das associações de doentes. Por outro, a diabetes, enquanto doença crónica, pois implica um tratamento diferenciado e a criação de condições que assegurem ao doente um acompanhamento multidisciplinar e integrado, de maior proximidade, centrado na pessoa e não na doença.

Mais de 1 milhão de portugueses tem diabetes e, destes, um pouco menos de metade desconhece ter a doença, que progride silenciosa. A estes números juntam-se mais 2 milhões de com “pré-diabetes”. Se adicionados 3 milhões de familiares, há 6 milhões de portugueses atingidos diariamente pela diabetes e que consomem mais de 10% dos custos em saúde no país.

Onde: Sede APDP, Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 1, 1250-189 Lisboa

Quando: 25 de setembro, 09h00

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

www.apdp.pt