Quinze portugueses desafiam a diabetes e participam no projeto espanhol “Caminhar pela Diabetes 2019”

• A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) já iniciou os treinos semanais para participar no desafio “Caminhar pela Diabetes”, promovido pela Fundação para a Diabetes, de Espanha.
  • São quinze os peregrinos portugueses que, durante quatro meses, participam no plano de treinos. Entre os participantes, será selecionado um grupo para integrar as cinco etapas dos Caminhos de Santiago, de 15 a 19 de junho.

Todos os anos, cada vez mais pessoas decidem deixar a sua pegada nas rotas que constituem os “Caminhos de Santiago”. Este ano, a Fundação para a Diabetes, com o apoio da Novo Nordisk, e associações espanholas de pessoas com diabetes quiseram voltar a calçar os ténis com dois objetivos: o primeiro e mais importante, promover hábitos de vida saudável entre as pessoas com diabetes; e o segundo, treinar para um grande desafio e realizar as cinco etapas dos Caminhos de Santiago.

Desta forma, quinze pessoas com diabetes da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) juntaram-se a esta iniciativa e iniciaram os treinos para desafiar a diabetes e demonstrar que, com a prática diária de atividade física, é possível manter os níveis de glicose no sangue controlados e finalizar com êxito esta jornada. A  meta não são os Caminhos de Santiago, de facto, este é só o princípio, pois o objetivo é criar rotinas que levem as pessoas com diabetes a incorporar a atividade física no seu quotidiano.

Ana Mateo, dirigente da Fundação para a Diabetes, agradeceu a todas as associações de doentes e voluntários por colaborarem, motivando e animando os seus associados e toda a população a participar neste projeto, cujo objetivo é a preparação física e mental para caminhar até Santiago, além do reforço positivo para a prática diária de exercício e o reconhecimento do seu papel na gestão, cuidados, educação e prevenção da diabetes.

Após um período de quatro meses de treino, os grupos de peregrinos oriundos de diversas localidades de Espanha, estarão preparados para finalizar com sucesso as cinco etapas do desafio “Caminhar pela Diabetes”. Este desafio decorre entre 15 e 19 de junho e os 100 peregrinos selecionados terão de superar os 109 km que separam as localidades de Neda e de Santiago de Compostela, passando por Pontedeume, Betanzos, Hospital de Bruma e Sigüeiro.

Estudo prospetivo observacional

Durante o Caminho, uma equipa de profissionais de saúde voluntários encarregar-se-á de recolher dados relativos ao número de hipoglicemias e hiperglicemias dos peregrinos, associando estas ocorrências ao exercício físico realizado durante a participação no desafio “Caminhar pela Diabetes” e com o objetivo de estudar os efeitos do exercício nos níveis de glicose no sangue.

Sobre a Fundação para a Diabetes

A Fundação para a Diabetes é uma entidade comprometida com um estilo de vida saudável e que disponibiliza à população as ferramentas necessárias para prevenir a diabetes e complicações associadas à doença, assim como para manter um bom controlo da diabetes. Atua energicamente para criar uma consciência social e um amplo conhecimento da doença, trabalhando para a integração das pessoas com diabetes em todas as áreas da vida. O site da Fundação para a Diabetes inclui um canal de imprensa, no qual os jornalistas interessados podem encontrar informação e um arquivo completo de recursos gráficos relacionados com a diabetes. http://www.fundaciondiabetes.org/prensa.

Sobre a Novo Nordisk

A Novo Nordisk é uma empresa global na área da saúde com 95 anos em inovação e liderança nos cuidados para a diabetes. Esta herança deu-lhe a experiência e capacidade que possibilitam ajudar as pessoas a vencer outras doenças crónicas graves: hemofilia, transtornos do crescimento e obesidade. A Novo Nordisk, empresa sediada na Dinamarca, emprega 43.200 pessoas em 79 países e comercializa os seus produtos em mais de 170 países. Para obter mais informações, visite novonordisk.com, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube.