Ter um animal de estimação pode trazer benefícios para a saúde:descubra quais

8 de agosto | Dia Internacional do Gato

26 de agosto | Dia Internacional do Cão

Em Portugal há 2,8 milhões de cães e 1,9 milhões de gatos registados;
39% das famílias portuguesas tem, pelo menos, um cão e 32% tem, pelo menos, um gato.

Lisboa, 06 de agosto de 2024 - Dados do último relatório da European Pet Food Industry Federation, referentes a 2022, confirmam que existem 352 milhões de animais de companhia registados na Europa, o que indica que 50% dos agregados familiares têm, pelo menos, um animal de estimação. Em Portugal, os cães e os gatos estão em maioria, sendo que 39% das famílias portuguesas tem, pelo menos, um cão e 32% tem, pelo menos, um gato1. Assim, no mês em que se celebram os dias a eles dedicados - Dia Internacional do Gato, a 8 de agosto, e o Dia Internacional do Cão, a 26 de agosto, a APIFVET pretende relembrar que os animais de estimação estão associados a benefícios para a saúde dos seus tutores, quer a nível do bem-estar físico como psicológico, e aponta, por isso, seis benefícios de ter animais de companhia.

Saúde Cardiovascular
Vários estudos indicam que ter um animal de estimação pode ajudar a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardiovasculares2.

Redução do Stress
A interação com animais de estimação pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, uma hormona associada ao stress. Além disso, pode aumentar a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar2.

Menos Alergias
Vários estudos sugerem uma associação entre a exposição a gatos e cães durante o primeiro ano de vida de um bebé e uma menor incidência de alergias em crianças. Os estudos sugerem que a exposição precoce a alérgenos de animais de estimação pode promover uma resposta imunológica mais regulada3.

Combate à Solidão e à Depressão
Animais de estimação oferecem companhia constante e podem ajudar a combater sentimentos de solidão e depressão. A presença de um gato ou cão em casa pode proporcionar um sentido de propósito e rotina, aspetos cruciais para a saúde mental.

Atividade Física
Os cães ajudam os seus tutores a serem mais ativos, com os passeios obrigatórios, que além das caminhadas, envolvem normalmente um tempo reservado a brincadeiras, o que ajuda a cumprir as recomendações de atividade física diária.
Jorge Moreira, presidente da APIFVET, refere que “felizmente, cada vez mais as famílias têm noção de que os benefícios associados a ter um animal de estimação são muitas, e pode ser, na verdade, esse o motivo pelo crescente número de aumento de animais de estimação que se tem verificado. Não podemos, porém, deixar de parte a necessidade de assegurar o bem-estar do animal, como através de visitas regulares ao médico veterinário, a alimentação adequada, a atividade adequada e muita atenção”.

European Pet Food Industry Federation (FEDIAF). Annual Report for 2023/2024. Disponível em: https://europeanpetfood.org/wp-content/uploads/2024/06/FEDIAF-Annual-Review-2024_Online.pdf. Acedido a 24-07-2024

1. Harvard Medical School. Harvard Heart Letter. September 20215. Volume 26. Number 1. Disponível em: https://oshercenter.org/files/2015/08/September-2015-Heart-Letter.pdf. Acedido a 24-07-2024
  2. Ownby DR, Johnson CC, Peterson EL. Exposure to Dogs and Cats in the First Year of Life and Risk of Allergic Sensitization at 6 to 7 Years of Age. JAMA. 2002;288(8):963–972. doi:10.1001/jama.288.8.963

Tags: