Medicamento pode ser utilizado na população pediátrica

A Astellas Farma, companhia farmacêutica com foco na disponibilização de terapêuticas, ao nível de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e da comercialização de tratamentos eficazes nas áreas da Oncologia, Urologia, Transplantação, Anti-infeciosos, acaba de receber a aprovação da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) para utilização e financiamento do medicamento tacrolímus granulado para suspensão oral, nos hospitais do sistema nacional de saúde (SNS). ~

Esta aprovação acontece próxima do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação (20 de julho), data que em se assinalam os 50 anos do primeiro transplante em Portugal. Este medicamento destina-se ao tratamento da profilaxia da rejeição do transplante alogénico de fígado, rim ou coração em adultos e crianças e no tratamento da rejeição do transplante alogénico resistente às terapêuticas com outros medicamentos imunossupressores1.

Este medicamento surge como uma alternativa terapêutica a outras formulações de tacrolímus, que sendo disponibilizadas em cápsulas, não constituem a forma mais adequada para a população pediátrica.

Susana Sampaio, nefrologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, afirma: “a chegada ao mercado português de uma formulação adaptada à população pediátrica ou adulta com via oral comprometida, nos casos de necessidade de entubação oral, vem ajudar-nos a tratar melhor este grupo de doentes. No caso dos doentes pediátricos que precisam de um transplante, é particularmente importante já que se trata de uma população com necessidades bastante específicas e que agora têm mais uma opção terapêutica ao seu dispor”

NOTAS AOS EDITORES

Sobre a Astellas Pharma

A Astellas Pharma é uma companhia farmacêutica comprometida com a melhoria do estado de saúde, a nível mundial, fornecendo as mais recentes e inovadoras terapêuticas. O foco da organização está na disponibilização de terapêuticas, ao nível de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e da comercialização de tratamentos eficazes, que melhorem a vida dos doentes, continuando a crescer de forma sustentada no seu setor. É uma das maiores empresas farmacêuticas, que emprega cerca de 17 mil colaboradores em todo o mundo.

A Astellas está em Portugal desde 1967 e focaliza-se nas seguintes áreas terapêuticas: Oncologia, Urologia, Transplantação, Anti-infecciosos.

Para mais informações sobre a Astellas visite http://www.astellas.com.pt/.

Nota de advertência

Neste comunicado de imprensa, todas as declarações relacionadas com os atuais planos, estimativas, estratégias e crenças, e outras declarações que não são factos históricos, são declarações prospetivas sobre o futuro desempenho da Astellas. Estas declarações baseiam-se em atuais pressupostos e crenças com base na informação atualmente disponível e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos e incertezas. Vários fatores poderão fazer com que os resultados reais sejam significativamente diferentes dos discutidos nas declarações prospetivas. Esses fatores incluem, mas não estão limitados a:

(i) alterações das condições económicas em geral e das leis e regulamentos relacionados com mercados farmacêuticos, (ii) oscilações das taxas de câmbio, (iii) atrasos no lançamento de novos produtos, (iv) incapacidade da Astellas vir a comercializar de forma eficaz produtos novos e existentes, (v) incapacidade da Astellas continuar a investigar e a desenvolver de forma eficaz produtos aceites pelos clientes em mercados altamente competitivos e (vi) violação dos direitos de propriedade intelectual da Astellas por parte de terceiros.

Referências

1. Resumo das Características do Medicamento ModigrafTM, na última versão aprovada (Disponível em www.infarmed.pt).
  2. EPAR Assessment Report for ModigrafTM, Doc.Ref.: EMEA/306253/2009. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/assessment-report/modigraf-epar-public-assessment-report_en.pdf