“Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar” apresentado na 15ª edição do Fórum do Medicamento

17 de novembro I Fundação Oriente, Lisboa I 09h30

Taxa de resposta deste ano é a mais alta de sempre, com 75% das instituições hospitalares do SNS de Portugal Continental a responderem ao inquérito

Primeira parte da sessão é reservada à discussão da revisão da Legislação Farmacêutica Europeia

A 15ª edição do Fórum do Medicamento acontece no próximo dia 17 de novembro, na Fundação Oriente, e como tem sido habitual, serão apresentados e discutidos os resultados do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento”, que este ano contou com a maior taxa de participação de instituições do Serviço Nacional de Saúde de Portugal Continental, desde que é realizado (75%).

Os principais objetivos deste estudo, que conta com o suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e apoio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, passam por determinar o nível de acesso ao medicamento hospitalar e analisar os modelos de gestão, mecanismos de criação de evidência e de medição de resultados que lhe estão associados, e identificar as barreiras e/ou problemas existentes associados à equidade de acesso, gestão e dispensa do medicamento nas instituições hospitalares do SNS.

O painel de debate dos resultados irá reunir Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos; Carlos Lima Alves, do INFARMED; Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos; Luís Miguel Gouveia, do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca; e Rosário Trindade, da AstraZeneca Portugal.

A primeira parte do evento será dedicada à “Reforma na regulamentação farmacêutica da UE e o impacto nos sistemas de saúde”, com uma apresentação de Elaine Cruikshanks, da Acumen Public Affairs, seguindo-se uma discussão que contará com António Portela, da Bial; Julian Perelman, da Escola Nacional de Saúde Pública; Maria do Carmo Neves, da APOGEN; Rui Ivo, do INFARMED; e Alexandre Guedes da Silva, presidente da SPEM.

O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da AstraZeneca. À semelhança das edições anteriores, a sessão, presidida por Francisco Ramos, com moderação da jornalista da RTP, Paula Rebelo, será em formato híbrido, sendo a participação presencial sujeita a inscrição prévia e limitada, feita no site da APAH. A participação virtual ocorrerá via Livestream através do Canal APAH no YouTube.

Mais informações aqui.

Sobre a APAH
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981, dedica-se a apoiar os administradores hospitalares no desenvolvimento de elevados padrões de exercício profissional, nos múltiplos contextos organizacionais onde desempenham funções, tendo em vista contribuir para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal.

Sobre a AstraZeneca
A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global orientada para a inovação, focada na investigação, no desenvolvimento e na comercialização de medicamentos para o tratamento de várias patologias, em três áreas-terapêuticas principais – Oncologia, Cardiovascular & Doenças Metabólicas e Respiratória. A AstraZeneca atua também, de forma seletiva, na Autoimunidade, Neurociências e Infeção. Opera em mais de 100 países e os seus medicamentos inovadores são utilizados por milhões de pessoas a nível mundial. Para mais informações e conhecer as oportunidades na AZ Portugal visite www.astrazeneca.com e www.astrazeneca.pt