Maioria compraria uma viatura que nunca conduziu

De acordo com o estudo internacional do Observador Cetelem referente ao setor automóvel, 76% dos portugueses inquiridos assumem estar prontos para adquirir um carro de uma marca que nunca tenham conduzido. Este dado reforça que a fidelidade dos condutores às marcas é baixa, principalmente devido à multiplicidade de ofertas que seduzem os condutores, de acordo com o indicado por 68% dos condutores nacionais. Por outro lado, indicia que comprar uma viatura sem a conduzir poderá ser cada vez mais comum, o que, a prazo, poderá significar maior disponibilidade para a aquisição de automóveis nos canais digitais, ainda que para muitos visitar um concessionário continue a ser imprescindível.

Pedro Ferreira, Diretor Automóvel do Cetelem, lembra “o aparecimento de muitas novas marcas marcas nas últimas décadas, e uma tendência para o surgimento de  fabricantes de qualidade oriundos dos quatro cantos do globo”. Ou seja, “no momento em que o consumidor pretende mudar de carro, surge-lhe uma vasta quantidade de marcas e gamas, com um esforço de sedução cada vez mais trabalhado, o que tem consequências na hora da escolha final. Os próprios automobilistas, num contexto em que a informação flui de forma cada vez mais rápida e intensa, mostram-se predispostos a conhecer outras ofertas e a testá-las, o que implica uma natural menor taxa de fidelização aos fabricantes”.

Recorde-se que os dados do Observador Cetelem Automóvel 2018 indicam que, na última troca de viatura, 28% dos portugueses fizeram-no porque encontraram uma oferta mais interessante. Já 23% assumiram-se conquistados por outro modelo, 19% disseram-se insatisfeitos com o modelo antigo, 17% mudaram por curiosidade e, por fim, 16% escolheram uma marca com um status superior fruto da melhoria da sua situação financeira.

A nível global, esta predisposição para mudar está um pouco acima da média dos 15 países inquiridos. Assim, entre todos os proprietários de veículos que responderam ao estudo, 73% estão disponíveis a mudar de marca (menos 3 pontos percentuais que no caso específico português), enquanto 65% referem a quantidade de marcas como aspeto que diminui a fidelidade automóvel (igualmente menos 3% que em Portugal).

Os consumidores mais predispostos a mudar de marca são os brasileiros (82% de respostas nesse sentido), espanhóis, 81%, e polacos, com 80%. Os japoneses mostram-se  os mais reticentes à mudança, 63 pontos percentuais. Quanto aos países cujos consumidores mais questionam a sua fidelização em resultado da vasta oferta ao seu dispor, na linha da frente encontram-se Espanha, com 78%, e Itália, 77%. Já a maioria dos condutores alemães não considera que a quantidade de ofertas os induza à mudança, apenas 49% acham que há demasiadas marcas de carros por descobrir para se manterem fiéis.

1Conclusão do estudo Observador Cetelem Automóvel, edição 2015

Para o Observador Cetelem Automóvel 2018, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com).

As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Kantar TNS, entre 28 de agosto e 21 de setembro de 2017, na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI mais de 10.600 proprietários de uma viatura pessoal comprada nova ou usada nos últimos cinco anos. Estes indivíduos, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, foram retirados de uma amostra nacional representativa de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade).

Pode descarregar o estudo completo em: https://we.tl/QfPb612Ole

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas.

Em Portugal contamos com cerca de 650 colaboradores e servimos mais de 1,2 milhões de clientes e mais de 2800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas em Vila Nova de Gaia e no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Para mais informações:

ATREVIA – 21 324 0227 | 96 346 1291