AVON celebra 40º aniversário em Portugal

A Avon, empresa líder de venda direta, que pertence ao Grupo Natura &Co tem levado a beleza de forma diferente há 135 anos. Em Portugal está de parabéns ao comemorar este ano o seu 40º aniversário.

“Califórnia Perfume Company” foi o nome com que nasceu. Fundada em 1886, por David H. McConnell, em Nova Iorque, enquanto empresa de venda direta de perfumes, tornou-se, desde então, numa das marcas de beleza mais famosas. Hoje em dia, é representada a nível global por milhões de revendedores, sendo este o segredo do sucesso, mantendo fiel os seus valores, visão e inovação.

Ao longo dos anos a empresa revelou uma série de melhorias no seu modelo de negócio, melhorando a experiência dos consumidores e revendedores. Tornou-se mais digital, os consumidores já podem comparar os seus produtos online, através do site oficial da marca, e através da aplicação Avon On, uma plataforma digital os revendedores podem fazer vendas online. Milhões de revendedoras em todo o mundo vendem as marcas icónicas AVON através das suas redes sociais, construindo o seu próprio negócio de beleza a tempo inteiro ou a tempo parcial. As brochuras Avon passaram também a ser disponibilizadas digitalmente.

Com a ambição de se posicionar como uma marca mais jovem, e reforçar a sua aposta no digital este ano, a AVON também anunciou recentemente a atriz Sara Prata como a nova embaixadora da marca em Portugal. A nova embaixadora terá um papel ativo no digital, dando a conhecer as oportunidades AVON e as principais novidades da marca, looks diversos de make-up, cuidados de beleza e tendências.

A AVON enquanto empresa internacional e pioneira na criação de produtos cosméticos acessíveis e de elevada qualidade na área da beleza, teve sempre como principal objetivo valorizar e empoderar as mulheres dando-lhes independência financeira.  Em Portugal e no mundo, mantém-se fiel aos seus princípios em continuar a construir relações, trabalhar e unir forças para criar um mundo de oportunidades e igualdade para as mulheres e para todos. No campo da igualdade é também uma empresa comprometida com a diversidade e inclusão.

Continua a trabalhar por um futuro melhor para as novas gerações, falando e levantando a voz sobre as questões que mais importam à sociedade, tais como a luta contra o cancro da mama e a violência de género.

Através das suas iniciativas solidárias e o seu compromisso para com determinados projetos sociais, a AVON já contribuiu com mais de 1,1 bilião de dólares angariados internacionalmente para apoiar instituições de caridade. A AVON e a Fundação Avon para as Mulheres já doaram 85 milhões de dólares a nível mundial para a causa contra a violência contra mulheres e raparigas e o seu compromisso para com este tipo de causas já fez a diferença na vida de 14 milhões de mulheres que sofriam de abusos e violência.

O seu trabalho está centrado em campanhas de educação e sensibilização. Através da conversação, sinalização de informação para ajudar as pessoas a reconhecer e responder à violência em segurança, e apoiando a prestação de serviços, tais como linhas de ajuda e refúgios.

Adicionalmente, a nível global a empresa também financiou mais de 16,4 milhões de estudos da mama e possibilitou a mais de 18 milhões de mulheres o acesso a mamografias e a programas de prevenção.
A AVON também já patrocinou mais de 9,3 milhões de dólares para bolsas de estudo na faculdade.

Em Portugal, o apoio da AVON a causas próximas do bem-estar das mulheres sempre fez parte da estrutura da empresa. Graças ao seu empenho, iniciativas e vendas de produtos de solidariedade, tem vindo a angariar fundos para apoiar instituições tais como a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a APAV.

Desde 2004, a AVON angariou mais de 2,3 milhões de euros tendo oferecido sete mamógrafos digitais a diferentes hospitais públicos de todo o país e em 2016, um mamógrafo digital móvel, ao Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A AVON atribuiu, em 2019, 90 mil euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro e em 2020, doou mais 40 mil euros à mesma instituição, para comparticipação na aquisição de um mamógrafo digital, perfazendo um donativo total de 130.000 euros, nestes dois anos. No ano de 2022 foram doados 68.846€ a esta instituição.

Desde 2009 que a AVON apoia também a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) através da venda de produtos cujas receitas revertem a 100% para esta causa.

Em 2019, a AVON realizou uma doação de 12.000€ a esta instituição, que teve como destino as Estruturas de Acolhimento da APAV, que abrigam mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Entre 2009 e 2019, a AVON conseguiu angariar 81 mil euros para a APAV. Em 2022 a AVON doou mais 19.421a esta instituição.

Criar um mundo melhor para as mulheres é fundamental para a missão da AVON. Somos uma empresa cheia de história que se orgulha em afirmar que temos contribuído para a melhoria da vida de várias mulheres a nível internacional e nacional, oferecendo-lhes igualdade de oportunidades e uma cultura de trabalho inclusiva onde possam prosperar. Somos uma empresa que acredita que nenhuma forma de discriminação é aceitável, por isso, somos comprometidos com a igualdade e com a beleza inclusiva. Somos uma empresa que inspira e encoraja muitas mulheres a se tornarem independentes financeiramente e a se envolverem no mundo da beleza e da cosmética. Para além disso, o facto de ajudarmos monetariamente determinadas causas sociais que vão de encontro com a missão e os valores da AVON é também um dos nossos maiores motivos de orgulho. A AVON sempre orientou os seus esforços, projetos e produtos consoante o bem-estar dos seus clientes e dos seus revendedores, honrando a lealdade que estas pessoas depositam na marca”, refere Susana Pereira, Portugal Commercial Head da AVON.

“A celebração dos 40 anos da AVON em Portugal é um marco importantíssimo para a consolidação da empresa e fazê-lo sendo sempre fiel aos valores, propósito e convicções é um grande motivo de satisfação. É através destas ações e propostas de melhoria e inovação que temos implementado, ao longo destes anos, que queremos continuar a trabalhar por um futuro melhor para as novas gerações. Não poderia deixar de mencionar também o nosso maior agradecimento aos nossos revendedores que apresentam todos os dias o nosso propósito com orgulho e confiança”, acrescentou a responsável.
A somar a tudo isto, a AVON é também uma empresa que tem estado envolvida no desenvolvimento de um negócio mais sustentável e amigo do ambiente, tornando as boas práticas para um mundo mais saudável e a preocupação pela natureza é um dos principais focos da empresa de cosméticos.

“Estamos empenhados em reduzir a nossa pegada ambiental através da nossa abordagem ao design dos produtos – embalagem e fórmulas. Até 2030, queremos que todas as nossas embalagens sejam recicláveis e reutilizáveis. Queremos trabalhar no sentido de aumentar o respeito pelo ambiente, incentivando uma cultura de reciclagem junto dos nossos trabalhadores, revendedores e clientes. Estamos empenhados em criar um impacto positivo, para deixar o mundo melhor do que o encontrámos. De salientar também que Avon foi a primeira empresa global de beleza a terminar com os testes em animais em todas as suas marcas. O respeito pelo bem-estar dos animais é um pilar na filosofia de segurança de produtos da Avon e esta declaração vem de 30 anos de trabalho para criar uma mudança positiva neste tema”, comenta Susana Pereira, Portugal Commercial Head da AVON.