• AVON Portugal/

Avon com a sua Fundação Avon para as mulheres, combate o aumento da violência doméstica durante a pandemia Covid-19

Líder de beleza em venda direta lança movimento global #isoladassimsozinhasnao e doa 20 mil dólares (18.300€) à APAV

• Avon lança movimento global #isoladassimsozinhasnao para consciencializar para a epidemia silenciosa que se agrava durante o período de isolamento, devido à Covid-19;
  • A Fundação Avon para as mulheres anuncia a doação de 1 milhão de dólares aos serviços da linha da frente em todo o mundo, para apoiar mulheres e crianças em risco;
A rede de revendedoras da Avon está envolvida nas comunidades e pode ajudar a salvar pessoas afetadas.

A Avon através da Fundação Avon para as mulheres lança a iniciativa global #isoladassimsozinhasnao para apoiar mulheres e crianças em risco ou vítimas de violência doméstica, potenciada pelo isolamento social e pelas pressões derivadas da pandemia de Coronavírus.
As instituições de caridade e organizações de mulheres em todo o mundo alertam para um aumento da violência, com relatos de um aumento da procura dos serviços de linha de frente, que já estão sob pressão de financiamento. Relatórios da China sugerem um aumento de três vezes mais casos relatados em fevereiro, em comparação com o ano anterior. As linhas diretas de violência doméstica no Reino Unido e nos EUA apresentam um aumento semelhante – chegando ao dobro dos números habituais, de acordo com algumas fontes.

De acordo com as autoridades portuguesas, os dados mais recentes mostram que entre os dias 6 e 27 e abril foram acolhidas mais de 50 vítimas de violência doméstica nos abrigos destinados a este auxílio. Por outro lado, a linha de apoio criada para ajudar as vítimas, que não permite a identificação dos contactos pelo agressor, entrou em funcionamento a 27 de março e recebeu em apenas três dias, 123 pedidos de apoio.

Para dar resposta a este problema, a Fundação Avon para as Mulheres doou 1 milhão de dólares a ONGs que prestam serviços na linha de frente, tais como linhas de apoio e abrigos.

A doação em Portugal, corresponde a 20 mil dólares (18.300€) que serão doados pela Avon à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, para apoiar projetos que ajudem mulheres e crianças neste período de isolamento, que estão num risco ainda maior de serem agredidas física e psicologicamente, já que se encontram fechadas em casa com os abusadores. Por estarem mais sujeitas a controlo, existe também um desfasamento entre o número de denúncias e o número de crimes praticados, já que apesar do crescimento dos incidentes, as vítimas têm menos possibilidade de apresentarem denúncias. De facto, segundo a PSP e a GNR, o número de participações de violência doméstica desceu 39% em relação ao mesmo período de 2019. No entanto, as participações de pessoas próximas da vítima registaram um aumento.

O apoio da AVON a causas próximas do bem-estar das mulheres sempre fez parte da estrutura da marca, que desde 2009 apoia a APAV, através da venda de produtos cujas receitas revertem a 100% para esta causa. Entre 2009 e 2018, a AVON conseguiu angariar 81 mil euros para a instituição e em 2019, a verba alcançada pela empresa de beleza teve como destino as Estruturas de Acolhimento desta instituição, que abrigam mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Estes espaços têm como propósito garantir a proteção e segurança imediata das vítimas em situações de crise, prevenindo novas situações de vitimização, promover a reestruturação do projeto de vida e assegurar a autonomização, independência e reintegração social das vítimas.  Nestas estruturas de acolhimento da APAV, as mulheres e crianças dispõem de um acompanhamento personalizado e adequado às suas necessidades básicas como a alimentação, educação, formação, entre outras.

A Avon encontra-se também a convidar as suas 5 milhões de revendedoras em todo o mundo, bem como os seus clientes e comunidades a fazer parte do movimento global #isoladassimsozinhasnao focado em:
  • Aumentar a consciencialização para o tema;
  • Informar onde procurar ajuda e como identificar e apoiar pessoas em risco,
  • Sensibilizar os governos para apoiar serviços e instituições que salvam vidas, e que atualmente correm o risco de sofrer mais cortes no financiamento e de passarem para segundo plano.
Angela Cretu, CEO da Avon diz: “A violência doméstica já é uma epidemia escondida a portas fechadas. Como o Covid-19, é um assassino silencioso. Uma consequência não intencional das medidas de isolamento necessárias para combater o Coronavírus é que mulheres e crianças vulneráveis ficam presas em casa com agressores, incapazes de procurar ajuda. A Avon é um movimento e, através da nossa rede de 5 milhões de pessoas e amplo alcance digital, vamos falar do assunto e divulgá-lo. E convidamos outras pessoas a juntarem-se a nós. Vamos garantir que aqueles que estão isolados saibam que não estão sozinhos. Precisamos também de tomar medidas urgentes para manter os serviços de linha de frente abertos. Além de financiarmos ONGs por meio da Fundação Avon para Mulheres, as nossas equipas Avon vão doar produtos vitais - de cuidados pessoais a gel desinfetante e sabonete - a abrigos em todo o mundo.”, termina a responsável.

Susana Pereira, responsável pela Avon em Portugal, afirma “No âmbito da campanha #isoladassimsozinhasnão, lançada pela Avon em virtude da pandemia de Covid-19, queremos, agora mais do que nunca, continuar a nossa missão e contribuir para a ajudar a APAV a proteger mulheres e crianças que estão em casa com os seus agressores, e a reforçarem as soluções e recursos para fazerem face ao problema”. Não podemos permitir que as vítimas deste tipo de crime sejam silenciadas pelo atual contexto em que vivemos, mas, pelo contrário, dar-lhes força para denunciarem os agressores”, acrescenta.

“A iniciativa #isoladassimsozinhasnao da AVON, neste contexto atual de pandemia, é especialmente importante para a APAV e para a população vulnerável que apoiamos. Através deste donativo reforçamos o apoio a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica acolhidas nas Casas de Abrigo da APAV, que encontram nesta reposta um apoio para situações que requerem proteção imediata, assim como um espaço seguro para reiniciar um novo projeto de vida.”, refere a APAV.

A mais recente contribuição de 1 milhão de dólares da Fundação Avon, baseia-se no compromisso de 15 anos para ajudar a acabar com a violência contra mulheres e crianças. Esta doação está incluída no compromisso da Avon e da Fundação Avon de doar 10 milhões de dólares para instituições de caridade que apoiam a saúde e o bem-estar de mulheres e crianças em 2020. A Avon e a Fundação Avon doaram mais de 80 milhões de dólares a ONGs que enfrentam violência contra grupos de risco até o momento e continua a apoiar serviços vitais para salvar vidas através de novas doações.

#isoladassimsozinhasnao #isolatednotalone

Para mais informações visite www.avonworldwide.com.
A AVON é a companhia que há 130 anos defende a beleza, a inovação, o otimismo e, acima de tudo, as mulheres. Os produtos da AVON incluem marcas reconhecidas e adoradas como Anew, AVON Color, AVON Care, Skin So Soft. Com mais de 6 milhões de Revendedoras, os produtos AVON deliciam consumidores em aproximadamente 70 países em todo o mundo. Saiba mais sobre a AVON e os seus produtos em www.avon.pt, www.avoncompany.com e http://avonblog.pt/