• AVON Portugal/

Avon convida o mundo a aderir ao movimento #SpeakOut, pela participação feminina no Dia Internacional da Mulher

• Avon apela ao fim das palavras e frases pejorativas usadas para silenciar as mulheres
  • Campanha incentiva as mulheres a insurgirem-se contra a linguagem estereotipada e tenham orgulho em falar e partilhar as suas histórias
  • Avon promete doar 10 milhões de dólares para apoiar os problemas das mulheres em todo o mundo
A Avon, empresa de e para mulheres, lançou uma campanha convidando homens e mulheres de todo o mundo para aderirem ao movimento #SpeakOut e acabarem com as palavras e frases pejorativas usadas para silenciá-las.

Lançada a propósito do Dia Internacional da Mulher, comemorada a dia 8 de março, a campanha é uma resposta à crescente evidência da divisão de géneros, como demonstra o relatório World Economic Forum’s 2020 que destaca a paridade de género, cujos estudos apontam para que esteja a 99,5 anos de acontecer.[1]

Através de diálogos na rede de cinco milhões de revendedores da marca, a Avon descobriu palavras em diferentes idiomas e culturas, usadas para descrever, criticar e estereotipar as mulheres de forma negativa. Por exemplo, ser chamado de "Lippy" em inglês, "Vorlaut" em alemão ou "Mandona" em espanhol, citando apenas algumas dessas palavras.

A campanha da Avon, que será exibida durante 2020, pede às pessoas para partilharem as suas histórias, palavras e a linguagem que desejam contestar, publicando uma selfie orgulhosa e provocadora nas suas redes sociais, usando a hashtag #SpeakOut. Além disso, a Avon vai compilar as histórias e criar uma galeria global para celebrar as histórias de coragem de mulheres de todo o mundo.

A Avon também prometeu doar 10 milhões de dólares em 2020[2] a causas globais importantes como educação, violência de género e cancro da mama. A doação baseia-se no compromisso de longa data da Avon com as mulheres em todo o mundo, contribuindo para que tenham uma vida segura e saudável. A Avon e a Fundação Avon angariaram e doaram mais de mil milhões de dólares, até ao momento, para apoiar ONGs em todo o mundo.

“A missão da Avon passa, todos os dias, por proporcionar às mulheres uma vida melhor e contribuir para o seu bem-estar e sucesso profissional e pessoal. Começamos por lhes dar os produtos de beleza que as fazem sentir mais bonitas e mais confortáveis consigo próprias e se sintam confiantes para serem mulheres fortes, empreendendoras e poderosas”, refere Susana Pereira, reponsável da AVON Portugal.

A ter início nas redes sociais da Avon, em todo o mundo, a campanha será uma plataforma para mulheres de todas as origens poderem partilhar as suas histórias, celebrarem e serem inspiradas por outras pessoas.

Para iniciar a campanha, a Avon está a organizar um painel de discussão que dá protagonismo à linguagem e aos estereótipos usados ??para silenciar, envergonhar e desencorajar as mulheres de se manifestarem. Após a discussão e os eventos realizados nos diferentes mercados, a Avon pretende criar novo Código de Conduta que promove a partilha sobre o tipo de linguagem ou conteúdo que pode impedir as mulheres de falar.

A campanha Speak Out, que vai ocorrer ao longo de 2020, vai culminar com o primeiro Avon #SpeakOut Awards, em novembro. Os prémios vão reconhecer indivíduos e organizações que ajudaram as mulheres a encontrarem as suas vozes ou partilharam as histórias daquelas que não conseguem partilhar as suas.

Para obter mais informações sobre a campanha Avon Speak Out ou para enviar a sua história, visite avonworldwide.com.

[1] World Economic Forum,  Gender Gap Report 2020
2 A Avon e a Fundação Avon vão doar um mínimo de 10 milhões de dólares para ONGs que apoiam as causas das mulheres em 2020

A AVON é a companhia que há 130 anos defende a beleza, a inovação, o otimismo e, acima de tudo, as mulheres. Os produtos da AVON incluem marcas reconhecidas e adoradas como Anew, AVON Color, AVON Care, Skin So Soft. Com mais de 6 milhões de Revendedoras, os produtos AVON deliciam consumidores em aproximadamente 70 países em todo o mundo. Saiba mais sobre a AVON e os seus produtos em www.avon.pt, www.avoncompany.com e http://avonblog.pt/

[1] World Economic Forum,  Gender Gap Report 2020