AVON fatura 4 mil milhões de dólares anualmente e está presente em 50 países

A AVON é uma das maiores empresas do mundo de venda direta de produtos de beleza e cuidado pessoal, com milhões de revendedores espalhados nos 50 países onde opera. Faturando anualmente cerca de 4 mil milhões de dólares e conta com aproximadamente 45.000 colaboradores a nível global. A empresa é ainda líder de venda direta em Portugal e este ano celebra os seus 37 anos de presença no mercado nacional.
Este marco coincide com um ambicioso projeto de transformação a nível europeu, que vai desde a otimização da sua estrutura atual, até à aposta nas novas tecnologias e no e-commerce, fomentando o Social Selling para facilitar o trabalho dos seus revendedores. Uma transformação motivada pelo período de mudança que o setor da beleza está a atravessar.
“Estas medidas têm impacto tanto ao nível operacional como de negócio. Exemplo disso é a introdução de novas linhas de produto, como é o caso de Mission, a linha premium dedicada ao cuidado da pele, lançada recentemente. Destaca-se também a Distillery, a primeira linha vegan da empresa a ser lançada em breve e a linha K-Beauty, a mais recente inovação Coreana das máscaras, lançamentos que refletem a nova estratégia global de mudança e posicionamento da empresa.” comenta Susana Pereira, responsável da AVON para o mercado Português. “Temos pela frente um ambicioso projeto que nos irá permitir antecipar as novas necessidades do mercado. Com a nossa constante aposta pela democratização da beleza, inovação e qualidade do produto, acreditamos que temos o produto indicado para que os nossos Revendedores possam crescer e acompanhar a nossa aposta pelo social selling, pela melhoria constante das nossas ferramentas digitais, que nos permitem chegar ao consumidor final, um trabalho que temos procurado sempre melhorar ao longo destes 37 anos no território português” conclui a responsável.
Esta mudança de paradigma está espelhada também em outros projetos de posicionamento de marca como o Stand4her e a iniciativa #BeCrueltyFree, uma causa pelos Direitos dos Animais.
Stand4her, o projeto a pensar nas mulheres
Ao longo dos anos, a AVON tem apostado em diferentes causas para ajudar a conseguir uma sociedade mais justa e a favor da igualdade de direito, centrando-se principalmente em ajudar a melhorar a vida das mulheres e das suas famílias.
O Stand4her foi lançado como resposta a um novo estudo, elaborado pela AVON com dados recolhidos pela Oxford Economics, que mostra que, apesar do aumento de padrões de trabalho mais flexíveis a nível mundial, as mulheres ainda se sentem limitadas em relação à gestão dos seus próprios negócios e apenas 50% sentem que vivem numa cultura que potencia o empreendedorismo feminino. Isto sustenta as projeções de que o potencial económico das mulheres está a ser limitado em 50%, causando uma perda de potencial no PIB global anual entre os 12 a 28 mil milhões de dólares por ano.
Além disso, o estudo elaborado pela AVON revela ainda que os benefícios da integração das mulheres no mundo do trabalho vão muito além da esfera económica:
• 77% das mulheres referem que trabalhar aumenta a sua confiança;
• 65% das mulheres dizem que trabalhar melhorou a forma como são tratadas pelos outros;
• 74% das mulheres dizem que trabalhar melhorou a sua capacidade de ser um modelo a seguir para os seus filhos.
Com esta iniciativa, a AVON compromete-se em melhorar as vidas de 100 milhões de mulheres todos os anos com o seu programa Stand4her, sob o qual lançou uma série de iniciativas destinadas a capacitar o empreendedorismo das mulheres, melhorar as condições económicas e promover uma vida segura, livre e saudável para o sexo feminino.
Uma das primeiras e maiores iniciativas no plano a 10 anos é o lançamento da AVON Academy, que vai formar 500.000 empreendedoras todos os meses, permitindo que mais mulheres a nível mundial ganhem dinheiro, da forma como querem. A Academy vai ser um dos maiores programas de formação do mundo e vai dar às mulheres conhecimento para a vida e um desenvolvimento flexível de oportunidades, através de uma combinação de vídeos online, módulos interativos e o apoio dos colegas.
A AVON Academy estará disponível através de uma moderna plataforma para dispositivos móveis e através de programas de aprendizagem e apoio presencial. A AVON Academy vai ajudar a garantir que os revendedores
estão bem munidos de formação, ferramentas e técnicas para fornecer conselhos de beleza de uma forma mais ágil e cativante para os seus clientes.
O Respeito pelos direitos dos animais
Em junho de 1989, a AVON anunciou que não voltaria a testar produtos em animais, nem nos seus próprios laboratórios, nem em laboratórios externos, sendo assim a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a pôr fim ao uso de animais e a comercializar produtos que não foram testados em animais no mercado Europeu.
Paralelamente, lançou uma campanha em parceria com a associação Humane Society International (HSI), designada como #BeCrueltyFree, para incentivar a proibição de testes em animais, em todos os principais mercados, nomeadamente América Latina e Sudeste Asiático, até 2023.
Focada na premissa de democratização da beleza, a AVON conta com mais de 1.000 produtos em atualização constante nos seus catálogos, sustentada na área de Investigação e Desenvolvimento, em 6 centros de inovação.

A AVON é a companhia que há 130 anos defende a beleza, a inovação, o otimismo e, acima de tudo, as mulheres. Os produtos da AVON incluem marcas reconhecidas e adoradas como Anew, AVON Color, AVON Care, Skin So Soft. Com mais de 6 milhões de Revendedoras, os produtos AVON deliciam consumidores em aproximadamente 50 países em todo o mundo. Saiba mais sobre a AVON e os seus produtos em www.avon.pt e www.avoncompany.com