Qual é o teu ''Normal''? A Avon quer saber!

#NormalForMe

Para assinalar os 30 anos de história da Causa “Cruzada Contra o Cancro da Mama”, a Avon lança no mês de Sensibilização para o Cancro da Mama, no dia 1 de outubro, a campanha #NormalForMe que tem como principal objetivo levar as mulheres e homens a conhecer o seu peito.
A gigante de beleza Avon pretende encorajar a conversa e a compreensão sobre a saúde da mama. Como empresa para mulheres está concentrada na sensibilização em torno da deteção precoce.

A campanha convida mulheres e homens de todo o mundo a responderem às questões: Qual é o teu normal? Quais as três palavras que melhor descrevem o teu peito? Sejam quais forem as palavras escolhidas – o importante é que se lembrem dele. “Se conheceres o teu corpo, torna-se mais fácil detetar qualquer alteração. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!”.

As revendedoras da Avon de todo o mundo também terão participação ativa e vão partilhar nas redes sociais as suas três palavras em vídeos animados enquanto realçam a sensação do seu peito em circunstâncias "normais". O objetivo é simples - ao saber qual é a sensação “normal” dos seus seios, saberão imediatamente se algo está diferente.

Angela Cretu, CEO da Avon, comenta: "Queremos normalizar as conversas sobre a saúde da mama e ajudar as pessoas a conhecerem os sinais do cancro da mama e a saber como agir".  Convidamos mulheres e também homens a partilharem nas redes sociais as suas três palavras para ajudar a sensibilizar e lembrar às pessoas o quão importante é a auto-palpação regular e o diagnóstico precoce. Esta partilha de três palavras pode mover uma amiga, uma mãe ou uma irmã a autoexaminar-se. As pessoas ao saberem qual é a sua sensação de "normal", as mudanças são mais fáceis de detetar. Há 30 anos (desde 1992) que a Avon tem vindo a apoiar a sensibilização para o cancro da mama, apoiando ONG’s que operam em comunidades em todos os nossos mercados e, nesse período, angariámos 947 milhões de dólares para causas do cancro da mama e financiámos 16,6 milhões de rastreios do cancro da mama a nível mundial. Só em 2021, 406.000 mulheres foram diretamente ajudadas através de subsídios e doações a ONG’s que lutam contra o cancro da mama. Estamos profundamente empenhados nesta causa e queremos capacitar todos para conhecer os sinais, conhecer os riscos e saber como agir".
Em Portugal, o apoio da AVON a esta causa sempre fez parte da estrutura da empresa e graças à venda de produtos solidários, tem vindo a angariar todos anos fundos para apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“Outubro é conhecido como o mês Rosa com inúmeras ações de consciencialização para o Cancro da Mama. Além da nossa campanha de sensibilização #NormalForMe, continuamos empenhados em garantir a saúde a inúmeras mulheres, através da promoção do diagnóstico precoce para prevenção do cancro da mama. Os portugueses podem juntar-se à Avon nesta causa através da compra de produtos solidários que estão devidamente assinalados no nosso site e na nossa brochura e 20% das receitas revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.  A Avon orgulha-se de financiar pesquisa vital para cuidados e para promover a informação sobre este tema, trabalhando para que no futuro nenhuma mulher morra vítima desta doença que em Portugal, anualmente, mata cerca de 1800 segundo dados estatísticos cedidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Além disso, na Avon estimulamos o empowerment feminino e mostramos às mulheres que não estão sozinhas diante os desafios e obstáculos diários. Mostramos-lhes o poder da autonomia e da independência financeira, e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho”, refere Susana Pereira, Portugal Commercial Head da AVON.

“Desde 2004, a Avon angariou mais de 2,3 milhões de euros tendo oferecido sete mamógrafos digitais a diferentes hospitais públicos de todo o país e em 2016, um mamógrafo digital móvel, ao Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em 2019, atribuímos 90 mil euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro e em 2020, doámos mais 40 mil euros à mesma instituição, para comparticipação na aquisição de um mamógrafo digital, perfazendo um donativo total de 130.000 euros, nestes dois anos. No ano de 2022 já foram doados 68.846€”, acrescenta a responsável da AVON.

“O cancro da mama é um significativo problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes de 2021, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo mundo. 7000 novos casos de cancro da mama são detetados anualmente em Portugal e 1800 mulheres morrem com esta doença. Em 2021, no nosso país foram diagnosticadas com a doença 15073 mulheres. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos entre os 50-54 anos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem. O Rastreio de Cancro da Mama é uma atividade preventiva, que pretende o diagnóstico precoce, e se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%.  Em 2021, participaram no programa de rastreio 338.320 portugueses com idades compreendidas entre os 50 e 69 anos e foram encaminhadas para diagnóstico e tratamento após este rastreio, 2381 mulheres”, comenta Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Queremos felicitar e agradecer a Avon por mais uma campanha de sensibilização e de angariação de fundos para esta causa. Esperamos que alerte tanto mulheres como homens e os incentive a estarem atentos aos sinais”, acrescenta o responsável da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

De salientar que a Liga Portuguesa Contra Cancro tem 34 unidades móveis e 6 fixas para o Rastreio de Cancro da Mama. A nível nacional (e até 2020) foram já realizadas mais de 4,3 milhões mamografias de Rastreio e encaminhadas para diagnóstico e tratamento mais de 20.000 mulheres, o que permitiu um tratamento menos agressivo, mais eficaz e, mesmo em muitos casos, a cura total.
O Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama decorre durante todo o mês de outubro e a Campanha #NormalForMe da Avon começa oficialmente a 01 de outubro de 2022.

A Avon tem levado a beleza de forma diferente há 135 anos. A Avon é uma empresa que inspira as pessoas, usando o poder da beleza para transformar as vidas para melhor. Milhões de revendedoras em todo o mundo vendem as marcas icónicas Avon através das suas redes sociais, construindo o seu próprio negócio de beleza a tempo inteiro ou a tempo parcial. A Avon representa igualdade de género, e acreditamos em escutar as necessidades das mulheres, falar sobre questões que são importantes e criar mudanças positivas. Através da Avon e da Avon Foundation já doámos mais de 1,1 mil milhões de dólares, com foco no combate à violência de género e ao cancro da mama. A Avon faz parte do Grupo Natura &Co.
Saiba mais sobre a AVON e os seus produtos em www.avon.pt, www.avoncompany.com e http://avonblog.pt/